TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DAS NORMAS FUNDAMENTAIS DO PROCESSO CIVIL

Por:   •  24/2/2016  •  Projeto de pesquisa  •  3.377 Palavras (14 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 14

NOVO Código de Processo Civil

PROCESSO CIVIL I – PARTE GERAL         DAS NORMAS PROCESSUAIS CIVIS

CAPÍTULO I – DAS NORMAS FUNDAMENTAIS DO PROCESSO CIVIL

1. NORMAS FUNDAMENTAIS

        ---> Não é um rol taxativo.

        

        Logo, as normas fundamentais que estão na CF e fora dos 12 primeiros artigos do NCPC, e aquelas normas fundamentais que estão espalhadas ao longo do NCPC, são aplicáveis como normas fundamentais.

1.1. Regras e princípios

        As normas fundamentais podem ser princípios e regras.

Ex.: todas as decisões devem ser motivadas, tal imposição se trata de uma regra.

[pic 1]

Artigo 1º do NCPC - O processo civil será ordenado, disciplinado e interpretado conforme os valores e as normas fundamentais estabelecidos na Constituição da República Federativa do Brasil, observando-se as disposições deste Código.

Comentários:

- As disposições do NCPC devem ser interpretada de acordo com a Constituição.

- Neste caso, possível violação deste artigo o recurso cabível para impugnar tal disposição seria o RE e não o RESP.

[pic 2]

Artigo 3º do NCPC

§ 2º - O Estado promoverá, sempre que possível, a solução consensual dos conflitos.

§ 3º - A conciliação, a mediação e outros métodos de solução consensual de conflitos deverão ser estimulados por juízes, advogados, defensores públicos e membros do Ministério Público, inclusive no curso do processo judicial.

Comentários:

        - Estabelece uma nova ordem fundamental, na qual se exerce o princípio de promoção pelo Estado da solução por autocomposição. Lembrando que se aplica, inclusive aos advogados, MP e Defensoria Pública.

        - Tal previsão consagra a resolução 125/2010 do CNJ.

[pic 3]

Artigo 4º do NCPC - Art. 4o As partes têm o direito de obter em prazo razoável a solução integral do mérito, incluída a atividade satisfativa.

Comentários:         

        As partes têm direito a decisão de mérito, isto é, verdadeira consagração ao princípio da primazia da solução de mérito.

        - Consiste em dar preferência a solução de mérito ao invés daquela que não é de mérito.

        - Cumpre dizer, que o art. 139, IX, do NCPC, estabeleceu o dever do juiz em suprir os pressupostos processuais e o saneamento de outros vícios processuais, ocasionando, assim, a priorização do mérito.

        - Outra instrumentalização disto se com a ratificação dentro dos poderes do relator, quando o recurso apresenta algum vício, devendo antes o relator da oportunidade ao recorrente de sanar o vício de conhecimento.

        - Indo além, o STF e o STJ poderão desconsiderar um defeito de um recurso (RE ou RESP), desde que esteja tempestivo e não reputado grave (art. 1029, §3º, NCPC). Tal dispositivo, foi reproduzido na lei 13.015, que cuida dos recursos repetitivos no âmbito trabalhista.

        A segunda parte do dispositivo transcrito dispõe que as partes têm o direito a atividade satisfativa, consagra-se, então, o princípio da efetividade do processo.

        - Inovação legislativa. Não precisa necessariamente recorrer ao princípio do devido processo legal.

        

[pic 4]

Artigo 7º, parte final, do NCPC - É assegurada às partes paridade de tratamento em relação ao exercício de direitos e faculdades processuais, aos meios de defesa, aos ônus, aos deveres e à aplicação de sanções processuais, competindo ao juiz zelar pelo efetivo contraditório.

Comentários:

        - Uma nova norma fundamental aberta.

- De acordo com Fredie Didier, é possível que o juiz nomeie um curador especial para alguns casos atípicos que se revelem necessário. Ex.: a parte foi a audiência, mas o seu advogado não compareceu, podendo assim, o juiz nomear um defensor público para que a parte não fique em situação de fragilidade durante a instrução, sob pena de violação ao contraditório.

 

Outra possibilidade, seria que para garantir o contraditório o juiz pudesse dilatar os prazos processuais, consoante o art. 139, VI, do NCPC. Significa que o juiz pode dilatar prazos que ainda não tenham sido vencidos, porque, uma vez encerrada sua contagem, opera-se a preclusão temporal, sendo nesse exato sentido o Enunciado 129 do Fórum Permanente de Processualistas Civis (FPPC).

No entanto, segundo o mencionado autor, não pode o juiz destituir um advogado sob o argumento de que não prestará uma assistência jurídica adequada.

        - O descumprimento desta regra gera nulidade por violação ao contraditório.

[pic 5]

Artigo 5º, do NCPC - Aquele que de qualquer forma participa do processo deve comportar-se de acordo com a boa-fé.

        - Consagra-se o princípio da boa-fé processual. Antes este princípio era extraído do devido processo legal.

        - Se dirige a todos os sujeitos do processo (peritos, testemunhas, advogados, juízes etc).

        - Para isso, devemos diferenciar boa-fé objetiva da subjetiva.

A primeira, é uma norma, um princípio, segundo o qual os comportamentos humanos devem estar pautados em um padrão ético de conduta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (168.4 Kb)   docx (24.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com