TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Econômico dos Países do BRICS

Por:   •  24/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  324 Palavras (2 Páginas)  •  743 Visualizações

Página 1 de 2

Desenvolvimento Econômico dos Países do BRICS ‒ Rússia TEMA 

Maior país do mundo em extensão territorial, a Rússia representa por sua história e seu presente uma das nações mais importantes do globo. O país ingressou no século XX com uma imensa massa de camponeses miseráveis, foi palco em 1917 de uma das revoluções populares mais importantes da história ‒ a bolchevique ‒, sucumbiu em sequência ao peso de sete décadas de burocracia e desmandos sob o regime socialista, para finalmente quase se desmantelar, no início dos anos 1990, diante da lógica do capitalismo de mercado, para o qual não estava preparado. Mesmo frente a inúmeras adversidades, o país se tornou neste início de século XXI um dos maiores exportadores do mundo de petróleo e gás natural e recupera aos pouco seu espaço político e econômico no cenário internacional. 

[pic 1]Passo 1: Pesquise os principais aspectos econômicos da era soviética na Rússia. Levante os aspectos positivos e os negativos daquele período também no campo econômico. Você pode valer-se da internet e das fontes bibliográficas indicadas no Caderno de Atividades desta aula-tema.

[pic 2]Passo 2: Aponte o que foi a Perestroika na Era Gorbatchev e demonstre por que ela fracassou.

[pic 3]Passo 3: Pesquise como ocorreu a aproximação da Rússia com a economia capitalista do Ocidente nos anos do presidente Boris Iéltsin e procure explicar por que essa aproximação levou o país eurasiano ao completo colapso econômico. Indique também como ocorreu a recuperação da economia russa sob o comando de Vladimir Putin.

[pic 4]Passo 4: Monte um dossiê, com no mínimo duas e no máximo quatro páginas, com as informações coletadas nos passos anteriores. Ao final, demonstre como e por que o petróleo e o gás natural têm um papel fundamental para a economia daquele país. Indique também, ao menos, mais uma importante fonte de divisas para os russos. Você pode valer-se da internet e das fontes bibliográficas indicadas no Caderno de Atividades desta aula-tema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (241 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com