TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Econômico dos Países do BRICS ‒ Rússia

Por:   •  19/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE ANHANGUERA DE ANAPOLIS

ATPS

ALUNA: ALEXIA CASTILHO

RA: 569854556

Para cada resposta elabore um texto de, no máximo, 15 linhas. Caso utilize alguma citação, lembre-se de especificar as fontes e de formatá-las segundo a ABNT.

a) O que é escuta ativa?

A escuta ativa é uma técnica de comunicação que consiste em ajudar que um ouvinte consiga interpretar e compreender uma mensagem em um diálogo. O correto seria que todos os ouvintes prestassem, mas atenção ao receber a informação que lhe transmitem, mas a verdade é que maior parte das informações, ou é mal interpretada ou não chega corretamente ao ouvinte. Boa parte das vezes isso acontece por varias razões, tendo falta de concentração e stress como uma delas.

Em uma gestão, a escuta ativa é importante para aquecer o bom relacionamento, pois é uma forma de estimular mudanças nas pessoas. Quando as pessoas se sentem ouvidas, sentem-se também valorizadas, mais abertas e flexíveis, mudando também suas atitudes em relação aos outros, e também a si próprio, pois facilita o bom entendimento entre diferentes partes e reduz os conflitos.

b) Liste e explique quatro atitudes que devem ser empregadas para realizar uma escuta ativa.

A escuta ativa implica:

1. Aprender e compreender conteúdo e sentimentos, observar todas as reações emocionais presentes, escutar e compreender a mensagem inteira que seja verbal ou não verbal e por fim ,resumir e pontuar o que foi dito pela outra pessoa .

2. Responder aos sentimentos expressos, observar todas as reações emocionais presentes e toda atenção em relação a comunicação não -verbal, procurar verificar motivações, interesses, emoções, necessidades valores e crença.

3. Aceitar as expressões e sentimentos, tanto positivos quanto negativos,

resumir e pontuar o que foi dito pela outra pessoa , dar Feedback para o interlocutor e sempre dar sua opinião sobre o que foi dito, criticas e elogios.

4. Escutar ativamente envolve: Sempre evitar julgar os outros fazendo perguntas, buscando sempre informações sobre o outro e procurar sempre dar sua opinião.

Elabore uma reflexão sobre essa situação-problema retirando dela três aspectos que mostram se houve a aplicação da escuta ativa. Justifique, usando os três aspectos escolhidos, porque houve ou porque não houve a escuta ativa, por meio de um texto de, no máximo, 30 linhas.

Como acontece no problema a cima, ao observamos nas características citadas quando uma pessoa é escuta ativa, não precisa somente de palavras corretas, mas sim comportamentos, gestos e atitudes, tudo isso faz parte de uma boa relação de comunicação no problema descrito.

Paula procurou ouvir Joana de uma maneira paciente, atenciosa, cordial, e não se afoba, passa segurança verificando tudo que Joana quer passar mesmo que a mesma se expresse de maneira incorreta no começo.

Por fim podemos esclarecer que a escuta ativa não é somente um dialogo, mas sim vários fatores para que a relação de conversa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (59.3 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com