TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Econômico dos Países do BRICS ‒ Rússia

Por:   •  2/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.053 Palavras (5 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 5

Centro Universitário Anhanguera

Curso de Medicina Veterinaria

        

 Amanda Cezário                      RA: 6660427001

         


Tema 5: Desenvolvimento Econômico dos Países do BRICS ‒ Rússia

Leme/SP

 2015                        

Passo 1

A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) foi criada em 1922 pelos bolcheviques, liderados por Lênin, como uma das consequências da Revolução Russa de 1917. Que foi até 1991, quando ocorreu crise do socialismo com as reformas políticas e econômicas implantadas por Mikhail Gorbachev.  Sendo a Rússia a republica considerada a mais poderosa comandando a URSS.

 Após a 2ª Guerra Mundial, a União Soviética se tornou a segunda maior potência econômica e militar do mundo. Se destacando pela sua produção de armas. Ela era composta por 15 repúblicas: Rússia, Lituânia, Letônia, Estônia, Geórgia, Armênia, Azerbaijão, Bielorrússia, Cazaquistão, Moldávia, Quirguistão, Tadjiquistão, Turcomenistão, Ucrânia, Uzbequistão, das quais ocupavam um território de, aproximadamente, 22 milhões de km2.

A União Soviética seguia o sistema político-econômico socialista onde havia um sistema político baseado num partido único (PCUS), que governava a URSS de forma centralizada, onde o regime perseguiu e prendeu milhares de opositores políticos, até a década de 1970.

A economia era estatizada, indústrias, fazendas, bancos, e os salários eram controlados pelo governo, de forma que houvesse uma equiparação salarial, evitando assim a formação de desigualdades sociais.

Passo 2

A Perestroika foi uma reestruturação política da URSS no governo Gorbachev, cujo objetivo reestruturar os setores da sociedade soviética.

Pode-se considerar que a Perestroika tem o sentido de reconstrução, pois no momento que foi introduzida da URSS, atingiu totalmente os acontecimentos futuros do país, e com isso fundou uma nova forma de política.    Com essas mudanças, Gorbachev analisou o processo e concluiu que o setor econômico estava indo rumo a um declínio, e com isso tomou providencias que se concluiriam quando as medidas da Perestroika se encerrassem.

As principais medidas da Perestroika baseavam-se em reduzir a quantidade de dinheiro investido no âmbito de defesa. Para que esse fato se consolidasse, Gorbachev apontou que a URSS necessitava iniciar a desocupação do território afegão, analisando a redução de armamentos imposta com o EUA.

Para realizar a aplicação da Perestroika, Gorbachev sugeriu a instalação de um novo sistema econômico, e com isso propôs a ideia de propriedade privada. Entretanto, as novas propostas da reestruturação não deram certo devido à criação de instituições de economia privada, os princípios conservadores do Partido Comunista, o protesto em relação à independência de certas republicas e a não realização de reformas na produção agrícola.

Devido a esses fatos, os opostos a reforma derrubaram Gorbachev do poder, transferindo suas respectivas tarefas a um Comitê de Estado. Contudo, este processo foi desfeito pela KGB, em comunhão com a população russa, que demonstra nitidamente sua insatisfação com o comunismo. Após esses acontecimentos, Gorbachev renuncia em 1991 seu cargo.

Passo 3

 Na década de 70 a URSS se viu ultrapassada em qualidade e oferta pelos produtos do mundo capitalista ocidental. Por ineficiência técnica e problemas climáticos as colheitas soviéticas regrediam e em meados dos anos 70, a URSS foi obrigada a importar trigo do ocidente, com produtos vindos da Europa, EUA e Argentina. O governo soviético de Leonid Brezhnev tentava esvaziar a corrida armamentista, fazendo vários acordos com EUA acordos para redução da fabricação de mísseis.

Na década de 80 chega ao poder dos EUA Ronald Reagan, que, como presidente do conservador Partido Republicano, vê na URSS um inimigo a ser combatido. O governo norte-americano afunda a URSS numa guerra de desgaste violento. Conforme o presidente, a indústria de guerra americana desenvolve um modo de defesa espacial antimísseis, chamado “Guerra nas Estrelas”. Após a morte de Leonid Brezhnev, Yuri Andropov substitui o mesmo. Dois anos depois Andropov também morre e é substituído por Constantin Tchernenko, que em menos de um ano também falece. Em 1985, assumi como secretário-geral do Partido Comunista da URSS, Mikhail Gorbachev. Com isso a URSS tem um líder que não participou da Revolução Russa ou da II Guerra Mundial, e conhecia bem os problemas que a URSS enfrentava.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (174.9 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com