TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Determinação da umidade do solo pelo método

Por:   •  30/10/2018  •  Artigo  •  3.119 Palavras (13 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

Determinação da umidade do solo pelo método

das pesagens1

A . E .        KLAR2

N .        A .        V I L L A        N O V A 3

Z.        Z.        M A R C O S 4

A.  C E R V É L L I N I 3

1 — Entregou para publicação em 19-7-66; 2 — Cadeira de Enge-nharia Rural da ESALQ; 3 — Cadeira de Física e Meteorologia da ESALQ; 4 — Cadeira de solos da ESALQ.


[pic 2]

RESUMO

A determinação da umidade em amostras de terras é im-portante para trabalhos de irrigação. A possibilidade de se fazer esta determinação no campo é de grande interêsse quando alia um aceitável gráu de precisão à facilidade e ra-pidêz na determinação.

O método das pesagens, apresentado nêste trabalho e desenvolvido independentemente do método anteriormente proposto por Papadakis, quer nos parecer que apresenta vantagens, sobre o deste autor, que são discutidas em deta-lhes nêste trabalho.

Uma comparação, entre o método que sugerimos e o processo clássico de determinação da umidade por secagem em estufa, é feita para 3 solos de natureza e textura dife-rentes. Os dados obtidos foram tratados estatisticamente. A análise estatística dos dados, mostra que os resultados obti-dos pelos dois métodos são semelhantes, com um índice de correlação de 0,99 entre os métodos, para cada um dos solos utilizados na comparação.

  1. INTRODUÇÃO

Os resultados obtidos de grande número de trabalhos, experimentais têm indicado que se pode conseguir aumento de produção através da irrigação, que forneça racionalmente água às culturas. Dessa forma são previstas, colheitas maio-res, porque a umidade do solo pode ser mantida dentro do intervalo de "água disponível" às plantas.

Além do alto custo da aplicação da água, os prejuízos, que podem ocorrer devido a aplicações inadequadas, é que nos obrigam a fazer com que a água proveniente dos cursos dágua, reservatórios, lagos ou poços, seja usada com técnicas recomendadas para situações e condições locais diversas que, via de regra, se nos apresentam.

'Essas técnicas referem-se à quantidade de água a apli-car e ao momento e método de aplicação. A capacidade que tem o solo em armazenar água, a capacidade de infiltração e a quantidade de água existente no splo por ocasião da


[pic 3]

irrigação, são os principais fatores na determinação da quan-tidade de água a ser aplicada. Os dois primeiros fatores são determinados uma só vez, pois permanecem praticamente inalterados. O teor de água no solo, porém, é variável e por isso deverá ser determinado periodicamente, através de amos-tragens, em número proporcional à área a irrigar.

  • de grande importância na prática, que o técnico possa dispor de um método, não somente rápido e simples para essa determinação, mas que apresente também resultados corretos. As determinações de campo são repetidas com certa freqüência e nem sempre o interessado pode dispor de equipamento caro.

O objetivo deste trabalho é apresentar um método para determinação da umidade atual do solo, manipulando amos-tras de terra segundo uma técnica especial para as pesagens, aliás muito simples, de rápida execução e que exige equipa-mento de baixo custo; os resultados obtidos is,ão plenamente satisfatórios nas condições estudadas.

2.        REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

A literatura contém inúmeros trabalhos preconizando novos, métodos ou modificando outros já divulgados. Os processos mais conhecidos, para a determinação da umidade do solo, incluem métodos gravimétricos,, eletrométricos e tensiométricos, SHAW, (1959).

Com exceção do método gravimétrico padrão, o método de campo mais preciso e prático, segundo estudos compara-tivos, feitos por KELLEY e HUNTER (1946) é o que utiliza o tensiômetro. Estes autores estudaram quatro métodos: o de blocos de absorção (gravimétrico), o de blocos de Bouyoucos, (eletrométricos), o de unidades térmicas e o do tensiômetro. Tem-se verificado que dentro dos limites de

  1. a 850 cm de tensão de água obtém-se os melhores resul-tados com o tensiômetro, MORETTI (1962), e que para tensões acima de uma atmosfera, quando não há grande quantidade de sais presentes, os blocos de Bouyoucos apre-sentam a vantagem de, uma vez instalados e calibrados, dispensarem amostragem, permitindo leituras a qualquer instante, que expressam a umidade atual do solo, diretamen-te, à profundidade desejada.


[pic 4]

Além disso, estes métodos, sobretudo ò tensiômetro, per-mitem conhecer o teor de umidade do solo e a tensão a que esta umidade está submetida. Implicam na instalação de instrumental algo oneroso e com limitação quanto ao inter-valo à apreciação da tensão de umidade em que funcionam com eficiência.

Até certo ponto a precisão e a confiança dos dados obti-dos por esses métodos, podem se equiparar com as de outros também rápidos, porém menos onerosos.

Devido a esse fato, vários autores têm proposto outros métodos, visando a eliminar o inconveniente do alto custo e suavizar a técnica toda especial exigida pelos métodos ele-trométricos e tensiométricos, bem como, reduzir o tempo e trabalho absorvidos pelo método gravimétrico padrão, que utiliza secagem em estufa a 105-110°C, durante 18-24 horas (até peso constante).

Dentre os diversos, métodos rápidos, BOÜYOUCOS (1926, 1927, 1928) estudou largamente a utilização da higros-copicidade dos álcoois metílico e etílico para a determinação da umidade de amostras de terra. O método é, entretanto, inadequado para detenriinações de campo, embora apresente rapidez e confiança.

A eliminação da umidade de uma amostra de terra, uti-lizando o calor produzido pela queima do álcool, foi também apresentada por BOÜYOUCOS (1937). O princípio do seu método é extrair a umidade da amostra de terra com álcool e depois, evaporar a água pela queima do álcool. O calor produzido ajuda a secar completamente o solo. Não é re-comendado para solos com alto teor de matéria orgânica (mais de 11%). Este método foi revisto e modificado por OGANESYAN (1958), que utilizando-se de um vasilhame comum de alumínio, conseguiu um aquecimento mais uni-forme e uma determinação mais rápida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)   pdf (5.5 Mb)   docx (4.6 Mb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com