TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagnóstico da Avenida Senador Rui Carneiro

Por:   •  9/6/2015  •  Resenha  •  251 Palavras (2 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 2

Diagnóstico da Avenida Senador Rui Carneiro

Em várias cidades pode-se observar um processo de expansão, no qual a estrutura física é irradiada para todos os lados. A este processo denomina-se urban sprawl ou espraiamento urbano, definido por Jakob (2002) como o fenômeno de expansão urbana que segue um princípio de “organização” desequilibrada e espraiada.

A Avenida Senador Rui Carneiro foi construída para possibilitar o deslocamento do centro às praias. O processo de expansão de João Pessoa continua na direção leste. A área litorânea continuou a receber os investimentos com a construção de edificações verticais e conjuntos habitacionais populares. O corredor com passar dos anos foi se tornando cada vez mais acessível, atualmente é totalmente asfaltada,  bem sinalizada e iluminada, com redutores de velocidade, a via possui também área destinada aos ciclistas, facilitando a mobilização dos mesmos. Recentemente, a avenida sofreu uma modificação no trajeto de veículos para ter acesso ao Bairro Miramar, no intuito de diminuir o congestionamento.

Portanto, com todo crescimento exagerado da cidade a partir de principais de acesso, também gera consequências negativas. Esse avanço afeta a estrutura física, o meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas. Neste corredor, foram construídos prédios verticais, isolando as pessoas uma das outras, diminuindo o fluxo de pedestres na mesma. As margens da avenida serviram de construção desordenada de comunidades carentes. Neste processo ocorre uma segregação socioespacial.

A acessibilidade, a morfologia, a localização e a lógica de evolução urbana são elementos físicos-territoriais fundamentais na questão do valor do solo, com implantação no desenvolvimento socioeconômico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (61.7 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com