TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dimensionamento plateia Conforto Ambiental

Por:   •  4/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.210 Palavras (5 Páginas)  •  1.952 Visualizações

Página 1 de 5

Planilha Platéias 1 2 (substitui a Platéias 1 1) – aba Sala Existente

Esta planilha serve para estudar a viabilidade de instalar um auditório num compartimento que já exista previamente.

1. Informar o comprimento da platéia, em metros. Descontar, do comprimento total da sala, a largura de uma circulação atrás da última fila da plateia (se houver), assim como descontar a profundidade do palco. Haverá uma circulação atrás da ultima fila se as circulações laterais não conduzirem, cada uma, a uma porta que sirva como saída de emergência. O comprimento da plateia, então, vai da borda do palco até os encostos das poltronas da última fila.

2. Informar a largura da sala, de parede a parede.

3. Informar a largura da poltrona a ser utilizada. Antes de saber a largura exata da poltrona que vai mesmo ser instalada, usar 0,6m. Esta medida é de eixo a eixo dos braços da poltrona.

4. Informar o espaçamento entre as filas da plateia. Antes de saber o espaçamento mínimo permitido pela poltrona que vai mesmo ser instalada, e que definirá o espaçamento definitivo a ser empregado na sala, utilizar 1m.

5. A planilha calcula o número de filas, deixando 1,2m para a última fila (por causa do avanço do encosto da poltrona sobre o degrau da fila seguinte) e deixando pelo menos 1,6m entre o degrau atrás da primeira fila e a borda do palco. No desenho da plateia, começar pela útlima fila e a eventual sobra de espaço deve ficar entre a primeira fila e o palco. O número de filas é limitado a 19, porque depois da 19ª fila deve haver uma circulação transversal. Se o comprimento da plateia informado no item 1 permitir mais de 19 filas, a planilha informa >19 no numero de filas e vários erros. Neste caso, passar ao item 15.

6. A planilha calcula o número de poltronas por fila, descontando sempre duas circulações laterais e descontando outras circulações longitudinais se forem necessárias. São necessárias circulações longitudinais a cada 19 poltronas. Atenção porque a planilha informa o total de poltronas na fila: quando são retiradas uma ou mais circulações longitudinais, o resultado é a soma dos grupos de poltronas separados por elas. No desenho da plateia, reservar os lugares no eixo da sala para poltronas, evitando a solução óbvia da circulação central, que deve ser sempre deslocada para um dos lados.

7. Informar a distância x1, entre o degrau atrás da 1ª fila e o ponto de vista. A linha vertical que passa entre os olhos do espectador fica no degrau atrás da fila em que ele está sentado.

8. A planilha calcula xu, distância do ponto de vista até a vertical entre os olhos da útlima fila (já que não precisa haver um degrau atrás dela).

9. Informar a altura do ponto de vista yv. O ponto de vista fica no piso perto da frente do palco do teatro, ou na base da tela do cinema, ou sobre a mesa da sala de aulas ou conferências, ou no ponto mais baixo que deva ser visto pela plateia. A maior altura desse ponto de vista deve ser igual à altura dos olhos dos espectadores da primeira fila, 1,2m.

10. Informar a altura do olhar da 1ª fila. A altura dos olhos de um espectador é sempre 1,20m acima do piso onde ele se encontra.

11. Informar a altura do olhar da última fila, 1,2m acima do piso da última fila. Este piso deve ser fixado onde a altura do teto da sala existente permita um pé-direito mínimo (2,3m) acima dele.

12. A planilha calcula a margem de visibilidade h, que deve ficar em torno de 0,1m e nunca deve ser menor do que 0,05m. Se for menor, a instalação do auditório seria contra-indicada nesta sala. Observe que aumentar xu, yv e/ou yu aumenta a margem de visibilidade h.

13. Se a margem de visibilidade estiver ok, podemos utilizar as distâncias e alturas calculadas pela planilha para as filas da plateia. São calculadas até 19 filas, mas só devem ser utilizados os valores até a fila correspondente á ultima calculada no item 5. Sabemos que tudo está acertado se o valor da coluna y para a última fila coincidir com o valor de yu que informamos no item 11.

14. Na coluna Fila estão os números das filas, na coluna x estão as distâncias horizontais do ponto de vista até cada degrau da plateia (lembrando que não haverá um atrás da última fila, apesar de estar calculado um valor para ele). A coluna 1/x serve apenas para o funcionamento interno da planilha,  a coluna y são as alturas dos olhos dos espectadores, a coluna Degrau dá a altura dos espelhos dos degraus da plateia (são mesmo todos diferentes) e a coluna Nivel dá a altura dos pisos das filas da plateia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (83.7 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com