TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tabela Diretrizes Projeto

Por:   •  17/5/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  643 Palavras (3 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 3

ASPECTOS

ANALISADOS

POTENCIALIDADES

LIMITAÇÕES

DIRETRIZES DE INTERVEÇÃO

OCUPAÇÃO URBANA E HABITAÇÃO

Elevados números de imóveis ocupados por instituições públicas, atividades de comercio e serviço, que gera um grande potencial para atração do uso habitacional.

Edificações em condições de habitabilidade precária, construídas em ocupações informais nas encostas, vilas, cortiços, além das ocupações de edificações em ruinas.

Recuperação predial, mantendo fachada e volumetria quando possível, propondo mudanças nas formas de usos, como uso misto, com comercio e serviço no térreo, e habitação nos pavimentos superiores.

ACESSIBILIDADE E MOBILIDADE URBANA

Linhas de transporte coletivo para vários bairros da cidade.

       

Calçadas em péssimo estado de conservação. Pouca incidência de rampas de acesso, e quando existem são precárias. Piso tátil de alerta ou direcional quase inexistente. Não há indicação de vagas para pessoas com mobilidade reduzida. E o sistema de transporte coletivo, que é o principal meio de mobilidade, não atende a quantidade de usuários.

Limitar o uso do automóvel, e promover a circulação do pedestre, com a requalificação das calçadas, instalação de piso tátil, rampas de acesso, e faixa de segurança, do ciclista, com criação de ciclofaixas, e aprimorar o transporte público, com o aumento da frota e requalificação dos pontos de ônibus. Requalificação do Plano inclinado Gonçalves, e do Elevador do Taboão.

EQUIPAMENTOS URBANOS

Monumentos importantes para a historia da cidade, que pode atrair turismo para o bairro.

Mobiliário existente mal sinalizado com piso de alerta para deficientes. Iluminação precária, postes com defeitos. Poucos pontos de ônibus, e quando existem não possuem assento ou cobertura. Equipamentos urbanos instalados a dificultar a circulação de pedestres. Precariedade de equipamentos importantes como o plano inclinado e o elevador do Taboão.

Conservação e manutenção do plano inclinado, requalificação do elevador do Taboão, instalação de novos pontos de ônibus com assento, abrigo, e local para deficientes com cadeira de rodas, instalação de novos postes de iluminação, bancos, e lixeiras e banheiros públicos.

SEGURANÇA PÚBLICA

Não foram observadas potencialidades neste aspecto.

Há uma grande percepção de insegurança que acomete os frequentadores do local, devido a fatores como, iluminação pública precária, crianças e adolescentes em situação de risco, assédio de pedintes e flanelinhas, imóveis abandonados, e o consumo e tráfico de drogas.

Aprimoramento das ações policiais, requalificação e implantação dos equipamentos de iluminação, implementação de políticas públicas para as pessoas em situação de vulnerabilidade social. Propor usos relacionados a cultura e educação em alguns dos imóveis abandonados.

CULTURA E LAZER

O bairro possui grande potencial para o turismo, por seu valor histórico, presente nas edificações antigas, e de valor cultural como o Palácio Rio Branco, Igreja e Convento de São Francisco, Fundação Casa de Jorge Amado, monumentos como a Estatua de Zumbi dos Palmares e equipamentos urbanos, como o plano inclinado e o elevador do Taboão.

Os equipamentos culturais não são bem valorizados, e não possuem a devida manutenção, assim como não há tanto incentivo ao turismo na região. A insegurança é um dos fatores que afasta a população e os turistas.

Conservação e manutenção dos equipamentos culturais, incentivo ao turismo no bairro, com a desmistificação da imagem do bairro como um lugar inseguro. Criação de novas praças públicas de convívio onde existem estacionamentos irregulares.

ECONOMIA

Destaque na economia da cidade pelas atividades portuárias, e por conta dos estabelecimentos que lidam com serviços educacionais, empresárias e financeiros.

Falta de investimento em outros campos que poderiam gerar um bom retorno econômico ao bairro, como a atração de turistas, serviços de alimentação, e habitação.

Com a proposta de novos usos para edificações em estado de abandono, requalificação dos equipamentos de mobilidade, pode se gerar lucro, e aumento considerável da economia.

SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

Boa arborização em algumas ruas e praças do bairro.

Acúmulo de resíduos, como plásticos, papeis, restos de alimentos, odores de urina e poluição, e acumulo de água que pode criar foco de proliferação de insetos, são os principais fatores de desordem ambiental.

Melhor qualidade no processo de limpeza pública, instalação de lixeiras em vários pontos do bairro, instalação de banheiros públicos, e faixas de vegetação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (53 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com