TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTATÍCA E PRINCÍPIOS DE RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS

Por:   •  16/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  976 Palavras (4 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO

[pic 1]

ENGENHARIA MECÂNICA

Gabriel Camilo de Paula - 002201701754 James Kevin Alves Teixeira - 002201701004

ATIVIDADE PONTE DE PALITOS

ESTATÍCA E PRINCÍPIOS DE RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS

Itatiba 2019


INTRODUÇÃO

Neste trabalho será desenvolvido o planejamento de uma ponte treliçada de palitos de picolé. Nele será contido a metodologia referentes a resistência e dimensões de cada palito para que suporte a carga mínima de 60kg e também será esclarecido o conceito de treliça e o quanto a sua aplicação é importante na engenharia de modo geral. Sua aplicação pode ser observada no dia a dia como em uma armação de um telhado, uma ponte que atravessamos todos os dias e até na estrutura de nossos canos. Seu conceito básico consiste no preenchimento de vãos de modo a obter a maior resistência usando a menor quantidade de material possível.


TRELIÇAS

Uma treliça é uma armação composta de membros interligados em seus extremos formando uma estrutura com formato triangular e rígida, pontos conhecidos como nós. as forças externas e reações são aplicadas nos nós, esse formato é utilizado porque não perdem a forma quando submetidos às forças do estresse

A treliça é uma armação que pode ser feita de materiais como alumínio, aço, ferro e madeira. Para vencer vãos entre uma extremidade e outra, as treliças oferecem uma combinação complexa de esforços que permite sustentar estruturas tem suas extremidades ligadas por nós. Além de serem estruturas mais leves, é recomendado usar treliças para preencher os vãos.

Esse tipo de armação é resultado do cruzamento de elementos retos e rígidos e pode ser plano (figura 1) ou tridimensional (figura 2).

[pic 2]

figura 1- Representação de Treliças

[pic 3]

figura 2- Ponte Construída com Treliças 3D

Vantagens: As treliças são leves, aguentam impactos e forças de formas distribuídas. A perfeita aderência ao concreto torna essa estrutura muito prática e de fácil uso. Além disso, essa aderência garante mais segurança no suporte de construções.

As treliças são construídas de forma que suportam força de tração ou de compressão, para isso as treliças utilizam os seguintes componentes:

Nós: É o ponto de encontro das barras que formam cada unidade triangular. Unidade triangular: quando três barras são unidas, o “triângulo” formado é um elemento que resulta na treliça. Esta é a base da treliça.

Aplicação da força: A força sobre a treliça é colocada em cima desses nós, que é a junção das pontas de cada barra que forma a unidade triangular. Essa ação elimina os esforços de torção.

Treliças planas e tipos de cargas: como foi mencionado, as treliças podem ser planas ou tridimensionais e os tipos de cargas devem ser equivalentes. Portanto, se a treliça for plana, a carga colocada sobre ela também deve ser.

Cabos de aço: é comum, principalmente em telhados, substituir algumas das barras que forma a unidade triangular por barras de aço. Para essa substituição, é preciso fazer cálculo de tração e compressão.

As treliças podem ser utilizadas para:Dar suporte às pontes de pedestres e de veículos,Dar suporte às estruturas de telhados, Dar suporte às estruturas de mezaninos, Pré-lajes, Vigotas, Vias de acesso de veículos, Torres de energia e telecomunicações, Arco de telhados, Passarelas, Como parte estrutural de uma casa.

Segue abaixo os tipos de pontes que usam como base o sistema de treliças:[pic 4]

COEFICIENTE DE TRABALHO

Ao se realizar o projeto de uma estrutura, deve-se sempre calcular e dimensionar com uma margem de segurança. Esta margem recebe o nome de coeficiente de segurança. A principal finalidade do coeficiente de segurança é prevenir o aparecimento de deformações extremamente grandes e até mesmo prevenir o rompimento da estrutura.

Tal coeficiente é definido em função do material utilizado, as forças e tensões existentes, a durabilidade do material, comportamento dele quando submetido a determinados esforços (tração e compressão), o tipo de estrutura a ser projetada, a qualidade definida, entre outros, tudo decorrente da NBR 8681.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (240.7 Kb)   docx (944.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com