TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Edifício de Habitação que Incorpora Tramo da Cerca Medieval de Faro

Por:   •  8/4/2021  •  Relatório de pesquisa  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 2

                                                                                                       Relatório Prévio para autorização de obras de alteração e ampliação de imóvel

Local: Faro

[pic 1]

RELATÓRIO PRÉVIO

Edifício de habitação que incorpora tramo da cerca medieval de Faro

Local: Faro

Medidas de minimização de impacto sob o património arqueológico

RELATÓRIO PRÉVIO

No sentido de dar prossecução ao pedido de autorização para obras de alteração e ampliação de imóvel localizado na Rua Rasquinho, 5 Faro, e de acordo com o preceituado geral e nos artigos nº 5 e nº 13 a 15, em particular, do Decreto-Lei nº 140/2009, de 15 de Junho, somos a emitir o Relatório Prévio e a proceder à identificação dos autores do Parecer Prévio:

Autoria do Relatório Prévio:

____________________________

  1. Identificação e localização do imóvel:

Alteração e ampliação de edifício de habitação

  1. Histórico de obras ou intervenções no imóvel:

Após consulta documental e através de imagens interiores a nível estrutural e a nível de constituição das alvenarias interiores chegou-se à conclusão que o imóvel que se pretende proceder a alterações e ampliação já sofreu intervenções arquitetónicas no passado.

Pensa-se que estas últimas alterações ocorressem num período compreendido entre 1880 e 1988 data da inscrição da matriz.

Numa primeira abordagem e de acordo com as imagens das alvenarias interiores o imóvel foi erguido em paredes de pedra predominantes na região. De espessuras variáveis entre 0,60m e 1,00m estas paredes são compostas de pedras de dimensões reduzidas e arestas arredondadas. A predominância de materiais argilosos juntamente com a utilização deste tipo de pedras na construção leva-nos a concluir que estas paredes estruturais não pertencem à muralha da fortaleza de Faro (ver imagem 01 e 02).    

As paredes interiores são de tabique, apresentam fraca resistência e uma espessura média de 0,15m.

Os pavimentos na maioria são de madeira, com estrutura constituída por barrotes assentes diretamente sobre as paredes, com alguns centímetros de entrega, e dispostos na direção do menor vão.

Numa segunda abordagem e de acordo com os elementos estéticos e de revestimento pensa-se que este sofreu alterações numa fase posterior à sua construção entre os anos 1950 e 1988.

Nesta “segunda intervenção” salienta-se a introdução de argamassas de cimento, algumas alvenarias em tijolo cerâmico e a predominância de mosaico hidráulico nas paredes e chão do imóvel.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (61.8 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com