TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empolamentos e Marcação de Obra

Por:   •  20/5/2020  •  Monografia  •  464 Palavras (2 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 2

A realização de obras e construções exige uma série de etapas, extremamente necessárias, para uma realização correta. Sendo assim, é necessário, antes de iniciarmos qualquer obra, ter o primeiro contato com o cliente para que haja um estudo do que é desejado. Nesse momento, são realizadas uma série de perguntas para descobrir os gostos, as preferências e as referências que eles buscaram para o projeto.

Em seguida realizamos a visita técnica ao terreno para analisarmos as variáveis presentes e observarmos todo o contexto. Nessa etapa precisamos ficar atentos com:

• O terreno, se possui desníveis ou inclinações;

• Os ventos, para observarmos o melhor local para a ventilação da casa;

• O Norte;

• Os acessos;

• As casas ao redor;

• As vias de esgoto e água;

• Entre outros.

Depois desse processo, é necessária a limpeza do terreno, e, para isso, precisamos diferenciá-las para definirmos qual a melhor para cada caso. Começaremos com a capinagem, que deverá ser utilizada quando houver uma vegetação mais rasteira e com arbustos pequenos. Em seguida, a roçagem, na qual utilizaremos quando tivermos uma vegetação rasteira com árvores de pequeno porte. Por fim, a destocagem, que é utilizada para árvores de grande porte, retirando grandes galhos e raízes.

Com esses passos prontos, partimos para a terraplenagem, na qual iremos corrigir as curvas de nível do terreno e deixa-lo plano. Após, fazemos o acerto da topografia do lote através do levantamento planialtimétrico, cortes, aterros ou todos. Com relação ao levantamento planialtimétrico, utilizamos para descobrirmos as medidas das curvas de nível. Os cortes são utilizados quando adotamos um volume de solo correspondente à área de seção multiplicada pela altura média. Por último os aterros, no qual adotamos um volume de solo correspondente a área da seção multiplicada pela altura.

O canteiro de obras já pode ser instalado de acordo com as necessidades de cada obra, não atrapalhando a circulação de operários e veículos, utilizando um barracão para depósito de materiais e ferramentas.

Para que os erros que ocorrem na obra sejam evitados, é utilizado os cavaletes ou a tábua corrida. O primeiro é utilizado em todo o terreno, fixando cavaletes com pregos. Com eles nos determinados locais, são colocadas linhas para definir o local de abertura das valas. Esse processo deve ser evitado por não dar uma segurança maior. O segundo processo é realizado de maneira que as tábuas corridas sejam colocadas em todo o perímetro do lote e sejam fixadas linhas nelas para fazer uma malha. Esse é mais seguro e mais utilizado.

Com esses métodos já definidas, transferimos as medidas definidas na planta para o terreno. Os alinhamentos retos são executados através de linhas paralelas e esquadros. As curvas são realizadas com um cálculo prévio do raio de curvatura e definidas com um arame ou linha. Para a marcação estrutural são utilizadas estacas em todo o cruzamento de linhas feitos anteriormente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (28.4 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com