TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ergonomia - Objetivo, Escola Francesa e evolução

Por:   •  20/8/2015  •  Relatório de pesquisa  •  292 Palavras (2 Páginas)  •  5.201 Visualizações

Página 1 de 2

1. OBJETIVO DA ERGONOMIA

A ergonomia vê o trabalho como o único meio possível de intervenção, portanto, seu objetivo é o de produzir conhecimentos delimitados dentro de cada atividade humana de trabalho. A carga do trabalhador é um estudo individual para cada um.

A transformação da realidade leva à necessidade da mudança para facilitar o trabalho executado pelo homem. A ciência (ergonomia) pesquisa, estuda, desenvolve e aplica normas e regras (rotinas) para efetivar a organização do trabalho.

2. IMPORTÂNCIA DA ESCOLA FRANCESA DE ERGONOMIA

A Escola Francesa de Ergonomia teve interesse na PSICOPATOLOGIA DO TRABALHO e na ANÁLISE COLETIVA DO TRABALHO, que em síntese significam:

PSICOPATOLOGIA DO TRABALHO - Estuda as reações PSICOSSOMÁTICAS dos trabalhadores e sua reação frente a:

PROBLEMA X ROTINA DE TRABALHO

ANÁLISE COLETIVA DO TRABALHO - Estabelece a comunicação entre o ergonomista (o profissional perito em ergonomia) e os trabalhadores, considerando suas críticas, ideias e sugestões relacionadas ao problema, levando imparcialidade neste relacionamento (trabalhador - empresa).

O OBJETIVO DO ERGONOMISTA É ADEQUAR O TRABALHO AO HOMEM.

3. A EVOLUÇÃO DA ERGONOMIA EM TRÊS FASES

1ª fase - Importância ás dimensões de objetos, ferramentas, painéis de controle dos postos de trabalho usados por operários. As soluções baseavam-se basicamente no redimensionamento dos postos de trabalho para um melhor alcance motor e visual aos trabalhadores.

2ª fase - Amplia-se a área de atuação. Ergonomista passa a projetar postos de trabalho que isolam os trabalhadores do ambiente agressivo (risco), adequando o ambiente e as dimensões do trabalho ao homem.

3ª fase - (Década de 80) Ergonomia atua estudando e elaborando sistemas de transmissão de informações mais adequadas às capacidades mentais do homem. Essa fase intensificou sua atuação na região da Europa, seguindo pelo resto do mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (42.7 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com