TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ergonomia na Arquitetura

Por:   •  15/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  307 Palavras (2 Páginas)  •  688 Visualizações

Página 1 de 2

Necessidades ergonômicas de um projeto de arquitetura:

1) Saúde:

A iluminação correta vai influenciar na qualidade da saúde dos usuários que iram morar na residência. Em um projeto de arquitetura e de grande importância, pensar na iluminação através da incidência do sol, isso evita quadros alérgicos, resfriados e gripes. Isso porque o Sol assusta os ácaros que favorecem o aparecimento de fungos e bactérias. Um local com muita luz natural trará conforto e bem-estar.

2) Segurança:

Atualmente estamos vivendo o auge da tecnologia e muitos arquitetos alinham os seus projetos arquitetônicos com essa palavra, e na segurança podemos falar dos sistemas de automação que são necessários para os novos projetos arquitetônicos. Esses sistemas proporcionam conforto, segurança e comodidade. Os sistemas mais usados, são os de segurança, iluminação, áudio e vídeo. Um exemplo e o aparelho biométrico que reconhece a impressão digital de pessoas autorizadas, e permite a entrada delas no local.

3) Conforto:

O conforto está ligado a vários fatores da ergonomia, principalmente na funcionalidade de cada espaço do projeto arquitetônico, ocasionando maior conforto e bem-estar ao usuário. O homem sempre interagiu com o seu ambiente que atualmente está mais otimizado para ter maior desempenho para suas atividades, proporcionando conforto e qualidade de vida. Podemos falar de vários temas da ergonomia na arquitetura que ela sempre vai ser resumir no conforto e outros benefícios para o usuário.

4) Eficiência:

Edificações modernas consomem bastante energia, pois são aquecidas, resfriadas e iluminadas. O mau planejamento de um projeto arquitetônico em relação aos ventos e a iluminação do sol, vai demandar o maior consumo de sistemas de aquecimento ou do ar-condicionado. Para uma boa eficiência, e necessário aplicar técnicas de iluminação natural, resfriamento e aquecimento que utilizem a sombra e a luz do sol.

5) Usabilidade:

Resultar em um projeto arquitetônico final onde o usuário pode usar com eficiência e satisfação, considerando que o arquiteto atendeu a todas características e necessidades do usuário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (49.4 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com