TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio tce de uan

Por:   •  8/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  866 Palavras (4 Páginas)  •  5.484 Visualizações

Página 1 de 4

4

1 INTRODUÇÃO

As Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) têm como finalidade produzir refeições segundo padrões higiênico-sanitários adequados, ofertar refeições nutricionalmente balanceadas, contribuir para manutenção ou recuperação da saúde e auxiliar ainda, no desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis (ABREU et al. 2001) . Na UAN o planejamento dos cardápios é realizado pela estagiaria de nutrição com a finalidade de programar refeições que atendam a pré-requisitos como hábitos alimentares e características nutricionais dos funcionários qualidade higiênico-sanitária, adequação ao mercado de abastecimento e à capacidade de produção.

Objetivo desta pesquisa foi avaliar a qualidade do cardápio e a satisfação dos funcionários do adm de uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN). Aplicou-se o método avaliação qualitativa através de um questionário sobre aceitação do cardápio e higienização de utensílios, refeitório e funcionários com 170 funcionários da adm da UAN. Os dados do questionário foram tabulados com uma meta estabelecida pela nutricionista chefe. Foi realizada a pesquisa das preparações oferecidas no serviço almoço no dia 13 de maio de 2015.

5

2 METODOLOGIA

Aplicou-se o método avaliação qualitativa através de um questionário sobre aceitação do cardápio e higienização de utensílios, refeitório e funcionários, aceitação do cardápio como tempero/sabor e aspecto visual. Feito com 170 funcionários da adm da UAN, os dados do questionário foram tabulados com uma meta estabelecida pela nutricionista chefe. Foi realizada a pesquisa das preparações oferecidas no serviço almoço no dia 13 de maio de 2015.

2.1 Grau de Satisfação do Atendimento

[pic 1]

6

2.2 Grau Satisfação Cardápio[pic 2]

2.3 Grau de Satisfação Sabor/Tempero

[pic 3]

7

2.4 Grau Satisfação Aspecto Visual

[pic 4]

2.5 Grau Satisfação Hig. Ambiente[pic 5]

8

2.6 Grau de Satisfação Hig. Utensílios

[pic 6]

2.7 Grau de Satisfação Hig. Funcionários

[pic 7]

9

2.8 Grau de Satisfação Geral

[pic 8]

2.9 Sugestões de Alimentos

ADICIONAR

RETIRAR

  • Lagosta 3%
  • Carneiro 7%
  • Omelete 1%
  • Arroz Integral 8%
  • Camarão 12%
  • Mais variações de saladas 22%
  • Polvo ao molho 1%
  • Self Service de Sushi 2%
  • Suco na Sexta 3%

  • Frango 1%
  • Figado2%
  • Coentro, Pimenta, Orégano 1%
  • Peito de Frango queimado porque fica amargo. 2%
  • Carne, Peixe e Frango cozido 2%
  • Porco 3%

10

3 DISCURSSÃO

Elaboração do cardápio é uma atividade importante, sendo o ponto de partida no planejamento de compras produção, satisfação dos funcionários e composição dos custos, além de ser imprescindível no acompanhamento nutricional dos mesmos. (ABREU et al., 2009; SILVA; MARTINEZ, 2008). No questionário que foi proposto pela nutricionista, avaliava aspectos como sabor/tempero, aspecto visual do almoço, e higiene do refeitório, funcionários e utensílios, não havendo distinção de idade, sexo ou cargo. De acordo com alguns dos funcionários, estavam insatisfeitos com a temperatura das refeições que almoçava ao final do período de distribuição, o que sugere ineficiência do processo de aquecimento e resfriamento dos balcões de distribuição. Desta forma, a nutricionista deve ficar atenta com a reposição das cubas, já que na UAN não possuem controle de temperatura nos balcões.

11

4 CONCLUSÃO

Através da realização desta pesquisa feita com 74% dos funcionários que, verificou- se a satisfação dos clientes no que diz respeito aos serviços oferecidos, desde o ambiente físico, condições de higiene das instalações, de funcionários e equipamentos disponíveis até o contato pessoal entre operadores da UAN e funcionários, em toda cadeia produtiva que mesmo com a estrutura da uan não tendo todos os parâmetros e estrutura de acordo com a resolução RDC N°216, teve resultados satisfatórios obtidos. Sugestões, críticas e elogios foram fornecidos por 29,4% dos funcionários participantes.

A maioria sugeriu a introdução ou a retirada de determinados alimentos ou preparações do cardápio. Observou-se ainda, que os elogios predominaram sobre as críticas.

12

5 REFERÊNCIAS

ABREU, E.S.; VIANA, I.C.; MORENO, R.B.; TORRES, E.A.F.. Alimentação mundial – uma reflexão sobre a história. Saúde e sociedade. V. 10, n. 2, p. 3 - 14, 2001.

 

ABREU, E. S.; SPINELLI, M. G. N.; ZANARDI, A. M. P. Planejamento de cardápio e receituário padrão. In:

 

ABREU, E. S.; SPINELLI, M. G. N.; ZANARDI, A. M. P. Gestão de unidades de alimentação e nutrição: um modo de fazer. 3.ed. São Paulo: Metha, 2009. p. 107-118.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (445.9 Kb)   docx (771.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com