TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DE NUTRIÇÃO EM UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO (UAN)

Por:   •  20/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.066 Palavras (5 Páginas)  •  18.155 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ SÃO LUÍS

NAYARA CRISTINA DUTRA NEVES

RELATÓRIO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DE NUTRIÇÃO EM UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO (UAN)

SÃO LUÍS

2016

INTRODUÇÃO

Uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) é um conjunto de áreas para operacionalizar o fornecimento nutricional de coletividades. Caracteriza-se por um serviço organizado, que compreende uma sequência e sucessão de atos destinados a prover refeições balanceadas dentro dos padrões nutricionais e higiênicos, atendendo, deste modo, às necessidades nutricionais de seus clientes, para que se ajuste aos limites financeiros da Instituição (ABREU, SPINELLI, PINTO, 2007).

Serviço de alimentação se refere a um estabelecimento onde o alimento é manipulado, preparado, armazenado e ou exposto à venda, podendo ou não ser consumido no local, de acordo com a CVS n° 6/99. Essa unidade de UAN oferece uma alimentação adequada, nutricionalmente completa segura e de qualidade, através de um cardápio variado a cada tipo de pacientes;

A atuação do nutricionista em UAN não se resume em alimentar o cliente, mas sim garantir a segurança qualidade e do alimento do ponto de vista higiênico-sanitário, não apresentando contaminação, para tal é de responsabilidade do mesmo o treinamento de toda a equipe de produção. (SILVA, 2002).

O estágio é um processo de aprendizagem indispensável a um profissional que deseja estar preparado para enfrentar os desafios de uma carreira e entrar no mercado de trabalho. Através do estágio é possível ter a oportunidade de assimilar a teoria e a prática, aprender as peculiaridades e a realidade da profissão, conhecer a realidade do dia-a-dia, que o acadêmico escolheu para exercer. À medida que o acadêmico tem contato com as tarefas que o estágio lhe proporciona, começa então a assimilar tudo àquilo que aprendeu teoricamente. (LINDEN, 2005).

O estágio supervisionado em UAN está permitindo a vivenciar na prática as teorias aprendidas em sala de aula e vivenciar a rotina de um nutricionista, exercendo as ações que lhe são atribuídas dentro de uma Unidade de Alimentação. No decorrer do presente relatório serão apresentadas as descrições as atividades realizadas no decorrer da semana de estágio, iniciando com a apresentação do campo de estágio, seguido pela descrição das atividades desenvolvidas durante o estágio, outras atividades desenvolvidas.

OBEJETIVO GERAL

Desenvolver competências e habilidades necessárias para o desempenho do profissional de nível superior apontados pelo perfil do Curso de Nutrição, no que se refere às dimensões do conhecimento e domínio a serem apreendidos, oportunizando, ao acadêmico, meios para que possa estabelecer relação entre ensino, pesquisa e extensão em forma de estágio curricular. (MANUAL DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE NUTRIÇÃO EM UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO, 2011, P.6).

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

O Estágio Supervisionado em Unidade de Alimentação e Nutrição está sendo realizado no Serviço de Nutrição e Dietética (SND), do Hospital Carlos Macieira (HCM), que fica localizado na AV. Jeronimo de Albuquerque Maranhão, 1 no município de São Luís – MA. O tipo de serviço realizado nesta instituição é Terceirizado, pela empresa NutryMax  que fornece alimentação aos funcionários, pacientes e acompanhantes.

Durante o primeiro dia de estagio que ocorreu no dia 09.03.16, foi apresentado todo o ambiente de produção de alimentação e nutrição, onde observou se que a mesma apresenta os fluxos de cada área de funcionamento da unidade, do setor dietético, fluxo de entrada e saída de clientes, fluxo de entrada e saída de alimentos, fluxo de entrada e saída de pessoal, fluxo de entrada e saída do lixo e os espaço onde são desenvolvidas as refeições.

Foi verificado como ocorre a conduta de recebimento de mercadorias e como elas são organizada e armazenadas no estoque, foi observado o modo de Pré preparo e preparo dos alimentos.  Analisou se a questão de edificação e instalações, que apresentam está nos conformes de acordo com aas RDCs. A área externa do estabelecimento estava livre de objetos em desuso ou estranhos ao ambiente. O acesso era controlado, independente e não comum a outros usos, segundo a determinação da RDC nº 216, tanto a área externa quanto a área interna do estabelecimento deve estar livre de objetos em desuso ou estranhos ao ambiente, e sem a presença de animais. O piso da cozinha possuía revestimento liso, impermeável e lavável era de cor clara e antiderrapante e em bom estado de conservação livre de trincas, rachaduras e infiltrações como prevê a legislação. O teto possuía revestimento liso, impermeável e lavável em adequado estado de conservação livre de goteiras, bolores, infiltração, assim como as paredes.  A questão de higienização dos alimentos foi verificada, e estão em conduta certa. Quanto à higienização das mãos observou-se que os funcionários higienizam as mesmas ao chegar ao trabalho e toda vez que se faz necessário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (101.2 Kb)   docx (22.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com