TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de biblioteconomia estudo de uma biblioteca

Por:   •  28/10/2015  •  Monografia  •  615 Palavras (3 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade 02:

Diagnóstico do livro e da leitura.

A pesquisa foi realizada na Biblioteca do Pólo de Apoio de Ensino à Distância (PAED) de São Lourenço do Sul que tem o seu espaço compartilhado com a EMEF Profª Marina Vargas. [pic 1]

Consideramos uma biblioteca universitária por atender o público voltado à graduação e técnico. [pic 2]

A Biblioteca possui três computadores com acesso a internet, sendo dois usados por alunos e um exclusivo pela auxiliar de biblioteca.

Em seu acervo contam com 4.110 livros divididos em diversas áreas: Administração, Educação, Filosofia, Ciências Sociais, Ciências Naturais, Informática, Espanhol, Português, Psicologia, Economia entre outras, 55 periódicos, 182 dvds e revistas nas áreas filosofia, ciência e vida, cálculos, revista língua e história, 26 Dicionários e 9 Enciclopédias de Libras que estão organizados em 15 estantes convencionais.

Seu espaço físico apesar de não ser o ideal tem ventilação, acústica, condições de higiene adequadas.

Não existe uma programação de eventos organizados pela biblioteca, mas se tem divulgação das atividades através do site do Pólo, de emails para os alunos, Blog do Paed e divulgado através dos professores e tutores.

O cadastro dos usuários é realizado através de fichas de acordo com seu curso não ocorrendo empréstimos para alunos de outras cidades, por muitas vezes não devolvem o mesmo ficando difícil a recuperação e também pessoas que não cursem os cursos a distância. O acesso ao acervo é livre podendo fazer a consulta direto nos estantes ou com o auxilio da auxiliar de biblioteca.

Melhorias que poderiam ser feitas: acesso wireless, mais computadores, livros de educação infantil, espanhol, ter uma maquina de Xerox, telefone entre outras. Sendo realizadas as melhorias teria maior frequência dos cursos de EAD pois não há uma grande procura pelo acervo porque a maioria dos alunos do Polo tem apostila fornecida pela Instuição de ensino e acesso no Moodle, fazendo  muitas vezes suas pesquisas diretamente da internet. Aumenta a procura dos livros quando se faz o TCCs, em virtude das referencias que precisam constar.[pic 3]

Seu horário de funcionamento é de segunda á sexta feira das 18 h até 22h, funciona também aos sábado das 08:30h até 11:30 h. Nela trabalha a auxiliar de biblioteca, que é nossa colega de curso profª Vera, que faz o cadastro dos usuários, livros, empréstimos, carimba e etiqueta o acervo, auxilia nas pesquisas e faz um excelente atendimento ao publico, de uma forma dinâmica, carismática, mantendo a biblioteca organizada tornando o ambiente favorável as pesquisas.

A manutenção da biblioteca e do acervo na maior parte é feita pela SMECD, recebendo doações das universidades que deve ser de preferência por material, livros de acordo com os cursos, oferecidos pelo Polo.

CONSIDERAÇÔES FINAIS:

A implantação do Polo em nosso município foi muito importante para a acessibilidade a universidade e para qualificação profissional, porque muitos os que freqüentam o PAED não teriam condições de freqüentar uma universidade, aproximando e incentivando bastante a continuação dos estudos e a conclusão do ensino superior.

Quanto a biblioteca do PAED, infelizmente compartilha o seu espaço com a EMEF Profª Marina Vargas, mas não desmerecendo o seu valor, a sua utilidade. O ideal seria que ela tivesse o seu próprio espaço, atendendo as necessidades acadêmicas, tivesse mais recurso (internet, computador, telefone...) e mesmo com alguns apesares não se pode criticar, apenas agradecer, pelo fato que tendo um PAED, com diversas universidades, podendo se concluir o ensino superior, já se tem um grande avanço, porque quem quer mesmo aprender e crescer profissionalmente vai à luta e se adequar as condições existentes. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (567.6 Kb)   docx (752.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com