TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estádio Ninho do Pássaro

Por:   •  9/3/2016  •  Seminário  •  488 Palavras (2 Páginas)  •  620 Visualizações

Página 1 de 2

ARQUITETURA E URBANISMO

ESTÁDIO NACIONAL DE PEQUIM

NINHO DE PÁSSAROS

O estádio localiza-se no bairro Verde Olímpico, Pequim, na China, os arquitetos Jaques Herzog e Pierre de Meuron foram os ganhadores do concurso para a construção. Construído para a Olimpíadas de 2008, foi o palco de abertura e encerramento. Criaram uma praça no seu entorno, no pensamento de ser um prédio público às pessoas, onde elas podem entrar, sentar, conversar, dançar, praticar tai chi chuan...

Tem altura de 69,2 metros, uma área local de 204.278m² e área bruta de 258.000m², e capacidade de abrigar até 91.000 pessoas, sendo 11.000 assentos temporários. Sua construção durou de 2003 a 2008. Em 2004, a obra foi suspensa devido ao desabamento do teto do aeroporto de Paris, cujo o projeto era semelhante, sem estruturas internas. As autoridades contrataram então, profissionais especialistas para comprovar a segurança do teto. Após cinco meses de suspensão, foi acordado que para aumentar a segurança, diminuir o peso e o custo, era preciso diminuir a quantidade de assentos e cancelar o teto retrátil.

Os materiais usados foram concreto e aço, sendo o principal um novo aço, chamado Q460, criado na própria China para a construção do estádio. É uma mistura de ferro, que dá sustentabilidade, e carbono, para tornar as vigas flexíveis.

As estruturas de ferro da fachada são divididas em seis partes independentes (cada uma com movimentos independentes em terremotos). Independente também do concreto, ou seja, se o concreto sofrer terremoto o aço não é atingido. Seu formato em ninho, oferece iluminação e ventilação naturais, sem recursos de fontes de energia artificiais ou renováveis. A construção foi dividida em três fases: 1- 24 colunas são colocadas em volta de toda arquibancada; 2- outras 24 colunas são colocadas a uma certa distância e são ligadas nas primeiras 2 colunas; 3- são esticadas barras de ferros, ligando duas extremidades da estrutura.

A cobertura é feita com um polímero de plástico, chamado ETFE, que protege contra o tempo e a chuva, é resistente a mudanças de temperatura, e por ser na cor creme, permite a entrada de luz, reduzindo assim, o uso de energia, além disso, são autolimpantes, diminuindo o peso sobre a estrutura.

Foi construído um sistema de captação de água da chuva. Um lago em volta do estádio, essa água é tratada e usada para irrigar o campo e limpeza do estádio.

Conta também com 12 entradas, todas nomeadas (A, B..), e ao entrar não é preciso se sentir perdido, pois cada corredor é enumerado correspondente à sua entrada (A-110), como também os assentos, que são fáceis de achar, pois chegando ao seu corredor ambos os lados serão o mesmo.

Para que tudo isso fosse criado, foi preciso demolir parte da cidade, casas e monumentos históricos, fazendo pessoas mudarem totalmente suas vidas. Hoje, o estádio é raramente usado para fins esportivos, diminuindo assim o movimento de pessoas e para não se tornar um prédio abandonado serão construídos shoppings e hotéis para integrar novamente o prédio com a sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (48.9 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com