TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAÇÕES RASAS - RELATÓRIO SOBRE A FUNDAÇÃO BLOCO

Por:   •  4/9/2018  •  Monografia  •  322 Palavras (2 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 2

UNIP -  UNIVERSIDADE PAULISTA

MECÂNICA DOS SOLOS

FUNDAÇÕES RASAS

SÃO PAULO, 2018

FUNDAÇÕES RASAS -  RELATÓRIO SOBRE A FUNDAÇÃO BLOCO

Na concepção geral através de nossas pesquisas, concluo que as fundações são elementos necessários para a construção de um projeto, pois ela têm por finalidade transmitir as cargas de uma edificação para as camadas resistentes do solo sem provocar ruptura do terreno de fundação. Além de que é muito importante ter em mente qual tipo de fundação será adequada para o seu projeto porque cada uma possuirá sua finalidade através das cargas que irão suportar.

        Nas nossas pesquisas foi estudadas as fundações de tipo rasas, que são as sapatas, os blocos e o radier, onde são projetadas com pequenas escavações no solo não havendo necessidade de grandes equipamentos para a sua execução. A fundação em bloco por exemplo, possui uma base de concreto quadrada ou retangular ,que não possui a necessidade de armaduras, pois as tensões de tração atuantes, podem ser resistidos pelo concreto devido a dimensão dos blocos, eles são elementos de transmissão de carga praticamente pontual, e suas vantagens em uma construção é por sua rapidez na execução , seu baixo custo, e a grande capacidade de suportar obras de pequenos portes.

        Portanto é evidente a importância de uma fundação, indispensável à propria existencia de qualquer tipo de obra , como também é responsável pela garantia de suas condições de estabilidade , da estética , como até da manutenção  de sua funcionalidade, onde ela precisa apresentar segurança à ruptura, não oferecer riscos  as fundações e estruturas vizinhas , atender aos aspectos econômicos e entre outros. O estudo sobre as fundações rasas dão grande acesso a importancia de qual tipo de fundação será necessária para cada tipo de projeto, trazendo por completo as necessidades não só das fundações quanto qual poderá ser utilizada em cada tipo de solo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (55.4 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com