TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ficha de Leitura: Princípios bioclimáticos para o desenho urbano

Por:   •  7/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  706 Palavras (3 Páginas)  •  584 Visualizações

Página 1 de 3

Referência Bibliográfica (autor, título, ano):

Romero, Marta Adriana Bustos. Princípios bioclimáticos para o desenho urbano. 2ª Edição. Pro Editores, 2001

Resumo das principais ideias tratadas no texto:

O clima é resultado de alguns fatores, sendo eles globais, locais e alguns elementos climáticos.

Os fatores globais são aqueles que condicionam, determinam e dão origem ao clima. Dentre os fatores globais temos a radiação solar, energia transmitida pelo sol em formas de onda magnéticas, a intensidade e distribuição dessa radiação pode ser alterada em função da absorção, reflexão e difusão dos raios solares. É possível saber a direção dessa radiação de acordo com a posição do sol, auxiliando na elaboração de um projeto de modo que não afete a construção.

Outros fatores são a Latitude, Longitude e a Altitude. Os dois primeiros se referem a coordenadas que determinam a localização de algum lugar no globo terrestre, a latitude se refere a linha do equador e a longitude aos hemisférios norte e sul. De acordo com Fitch, a altitude é o principal fator geográfico no que diz respeito a análise do clima, pelo fato de sua distância em relação à linha do equador determina a quantidade de energia solar que cada ponto vai receber.

Os ventos são correntes de convecção que realizam um movimento com a função de resfriar o globo terrestre.

Os fatores climáticos, diferentes dos globais, dão origem ao microclima, aquele que é verificado em um ponto restrito. Dentre os fatores climáticos podemos citar a topografia, a forma da superfície terrestre afeta particularmente o microclima. Regiões que possuem uma forma mais acidentada apresentam diferentes fluxos de ar além das características pluviométricas.

A vegetação também contribui para o estabelecimento de um microclima, o processo da fotossíntese auxilia na umidificação do ar daquela região, além da diminuição da incidência solar.

No que se refere a relação do ser humano com o meio ambiente, pode-se dizer que o homem não é passivo, pois nessa relação o corpo humano faz trocas com o meio ambiente.

Para se ter equilíbrio térmico com o meio ambiente o homem realiza algumas trocas térmicas que são: radiação, condução, convecção e evaporação. Segundo Toledo existem três meios de controle: o sistema termorregulador do organismo, o uso adequado de vestimentas e a criação do edifício.

Podemos analisar a questão do abrigo e qual importância ele tem, dependendo do tipo de clima de uma região ou lugar ele pode caracterizar o tipo de construção que seria realizada, o tipo de material que seria utilizado que são fatores determinantes para algumas regiões onde em outras localidades seria inviável.

Transcrições de citações mais importantes (página da citação):

Ferreira (página 19) - Define os elementos climáticos como componentes físicos do clima, principalmente temperatura, umidade do ar, canta precipitações, vento e duração de exposição do Sol, que variam, segunda autora, sob a ação recíproca de diversos fatores, ou “causas determinantes”, tais como latitude, radiação solar, direção do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (35.8 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com