TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GORDON CHILD: "A Revolução Urbana"

Por:   •  20/3/2020  •  Artigo  •  5.130 Palavras (21 Páginas)  •  467 Visualizações

Página 1 de 21

V. GORDON CHILDE

"A Revolução Urbana"

Revisão do planejamento da cidade (1950)

Dos editores V. Gordon Childe (1892-1957) é sem dúvida o mais influente arqueólogo do século XX. Nascida na Austrália, Childe ganhou uma bolsa no Queens College, Oxford, retornou à Austrália, onde seguiu brevemente uma carreira na política de esquerda, depois voltou para Grã-Bretanha como Professor de Arqueologia na Universidade de Edimburgo e, posteriormente, Diretor da Instituto de Arqueologia da Universidade de Londres.

O livro mais importante de Childe, aquele que revolucionou o mundo da pesquisa arqueológica por estabelecendo um arcabouço teórico inteiramente novo para entender as fases do desenvolvimento humano ao longo da história e pré-história, foi o homem que faz a si mesmo (1936). Nesse trabalho pioneiro, Childe jogou fora o "sistema de três idades" (Idade da Pedra, Idade do Bronze, Idade do Ferro) que sobrara de concepções do século XIX sobre o desenvolvimento histórico humano. Em seu lugar, ele propôs uma série de quatro estágios (paleolítico, neolítico, urbano, industrial) pontuados por três "revoluções" (ou, como poderíamos hoje, "mudanças de paradigma").

Segundo Childe, a primeira revolução da Idade da Pedra culturas de caçadores-coletores para a agricultura estabelecida - foi a Revolução Neolítica. O segundo – o movimento da agricultura neolítica para sistemas hierárquicos e complexos de manufatura e comércio que começou durante o quarto e terceiro milênios aC - foi a Revolução Urbana. E a terceira grande mudança na o registro do desenvolvimento cultural e histórico humano - o único desenvolvimento verdadeiramente novo desde a ascensão das cidades - foi a Revolução Industrial dos séculos XVIII e XIX.

Childe é mais conhecido por seus escritos sobre as primeiras cidades que surgiram na Mesopotâmia (atualmente Iraque) a partir de 4000 aC. Essas cidades surgiram na área delimitada pelos ligris e Rios do Eufrates - muitas vezes referido como "o Crescente Fértil". Placa 1 "O Palácio de Sargão II de Khorsabad "ilustra a forma que essas primeiras cidades assumiram. Portões monumentais, enormes paredes de tijolos de barro, pátios, residências para reis-sacerdotes e um zigurate.

O trabalho de Childe continua a figurar com destaque nos debates em andamento sobre quando, onde e por que as primeiro cidades surgiram e no debate anterior sobre o que é uma cidade. Nem todo mundo aceitou a noção de Childe que a mudança do neolítico para o urbano foi uma ruptura total com o passado. Evidências de terraplenagens antigas, poços, sistemas de irrigação e até redes de comércio continentais foram rastreadas até 10.000 anos em um número de áreas no Velho Mundo e no Novo. O arqueólogo James Mellaart argumentou que evidência das grandes comunidades neolíticas de Catal HOyOk e Hacilar na antiga Turquia, que anteceder as primeiras cidades da Mesopotâmia em milhares de anos, chama toda a teoria de Childe para questão. Ainda assim, é claro que, na maioria dos locais, a agricultura geralmente antecedeu a ascensão das primeiras cidades em não apenas milhares, mas dezenas de milhares de anos, e que a elaboração completa desses aspectos culturais as instituições que associamos à vida urbana só surgiram com o surgimento das cidades mesopotâmicas.

Nem todo mundo concorda com a definição de cidade de Childe. Arqueólogos escavando mais velhos, menores, menos assentamentos culturalmente avançados do que as cidades mesopotâmicas que Childe estudou argumentam frequentemente que os assentamentos eram urbanos o suficiente para se qualificarem como verdadeiras cidades. Os pesquisadores que trabalham nas Américas do Sul e Central apontam que muitas das características culturais que Childe acreditava serem essenciais para a definição de uma cidade (incluindo a escrita do whell e o arado) não existiam em grandes assentamentos ameríndios culturalmente avançados, que parecem verdadeiramente urbanos em outros aspectos.

Na seleção da Revisão do Planejamento Urbano reimpressa aqui, Childe detalha os elementos constituintes da Revolução urbana que acompanharam o surgimento inicial de civilizações complexas na Mesopotâmia e em outros lugares do antigo Oriente Próximo. Childe sentiu que os principais fatores que motivaram a transformação estavam enraizados na base material da sociedade: seus meios de produção e seus recursos físicos e tecnológicos disponíveis. Assim, a divisão econômica do trabalho, a elaboração de hierarquias sócio-políticas e até o surgimento de padrões religiosos e intelectuais básicos de pensamento, característicos das civilizações urbanas, baseavam-se na necessidade subjacente de aumentar a produção de alimentos através de sistemas de irrigação maciça e proteger as comunidades através da construção de muralhas e fortificações maciças.

Muitos estudiosos modernos questionam as categorias marxistas deterministas empregadas por Childe. Embora ele enfatize a importância da escrita como elemento de qualquer sociedade verdadeiramente urbana, Childe foi criticado por sua aparente desrespeito à primazia dos aspectos não materiais da cultura. Seu sistema tem muito pouco espaço para o que Lewis Mumford (pág. 92) chamou de "drama urbano" ou o que Jane Jacobs (p. 106) chamou de "balé de rua". Ainda assim, ninguém nunca chamou a visão de Childe de limitada ou ideologicamente limitada. Pelo contrário, ele forneceu uma base macro-histórica expansiva sobre a qual gerações de outras pessoas construíram.

Pesquisadora e escritora incansável, Childe produziu uma série de livros, muitos dos quais ainda são clássicos. Entre os mais notáveis estão O Amanhecer da Civilização Europeia (Londres: Routledge e Kegan Paul, 1925), O Leste Mais Antigo (Nova York: Grove Press, 1928), O que Aconteceu na História (Harmondshorth: Penguin, 1942), Evolução Social ( London: Watts, 1951) e muito mais.

Outros livros sobre cidades mesopotâmicas incluem Nicholas Postgate e J. N. Postgate, Mesopotâmia Antiga, Sociedade e Economia no Dawn of History (Londres e Nova York: Routledge, 1994). George Roux, Iraque Antigo (Nova York: Penguin, 1993) e clássicos de C. Leonard Wooley, The Sumerians (Oxford: Oxford University Press, 1928) e Ur of the Chaldees (Oxford: Oxford University Press, 1929).

Livros sobre a ascensão das cidades mais antigas do mundo incluem Mortimer Wheeler, Civilizações do Vale do Indo e além (Londres: Thames e Hudson, 1966), Kari Wittfogel, Despotismo Oriental (New Haven, CT: Yale University Press, 1957) Basil Davidson, As Cidades Perdidas da África (Boston: Little, Brown, 1959), Richard EW Adams, Mesoamérica Pré-Histórica (Norman: University of Press, 1991), Sylvanus G. Morely e George W. Brainerd, The Ancient Maya (Stanford) : Stanford University Press, 1956), Jacques Soustelle, O cotidiano dos astecas (Nova York: Macmillan, 1962), James Mellaart, Primeiras civilizações do Oriente Próximo (Nova York: McGraw-Hill, 1965) e Catal (Nova York) : McGraw-Hill, 1967) e Paul Wheatley, O Pivô dos Quatro Quartos: Uma Preliminar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.6 Kb)   pdf (425 Kb)   docx (333.4 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com