TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRIA DO MOBILIARIO - CADEIRAS

Por:   •  7/4/2020  •  Relatório de pesquisa  •  1.446 Palavras (6 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 6

1.CADEIRAS MODERNAS

 

     1.1 Cadeira de Balanço
[pic 1]

Ficha técnica:

        Autor: Oscar Niemeyer e Anna Maria Niemeyer

        Ano: 1977/1978

        Local: Brasil 

   Niemeyer e sua filha, Anna Maria Niemeyer, buscaram aproximar a linguagem arquitetônica de Oscar ao mobiliário em madeira prensada, procurando reduzir os apoios e integra-los as formas curvas por ele adotadas em suas obras.
    Nesta cadeira Niemeyer faz com que ela tenha apenas um ponto de equilíbrio, permanecendo sempre em balanço. Feita de madeira, palha e couro, a peça é comercializada em pequena escala, ao preço de R$ 38.500,00.
  Sua inclinação a torna uma cadeira própria para descanso, no entanto o uso da palha a torna menos adaptável ao corpo, deixando a desconfortável para longa permanência.
 
 

Biografia dos autores:

- Oscar Niemeyer
    Foi um arquiteto brasileiro, nasceu em no Rio de Janeiro em 15 de dezembro de 1907, estudou na Escola Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro, onde formou-se engenheiro arquiteto, em 1934. Começou a profissão como estagiário no escritório de Lucio Costa e foi convidado para colaborar no projeto do Ministério da Educação do Rio de Janeiro com o arquiteto Le Corbusier. Em 1940 realiza seu primeiro grande projeto o Conjunto da Pampulha. Em 1947 participou do Comitê Internacional de Arquitetos que projetou a Sede das Nações Unidas em Nova Iorque. Em 1956 Oscar realizava projetos para Brasília, entre eles o Palácio da Alvorada, o Palácio do Planalto, o Itamaraty, o Congresso Nacional, a Catedral, a Praça dos Três Poderes, o Superior Tribunal Federal e o Teatro Nacional. Oscar Niemeyer Ribeiro Soares Filho faleceu no Hospital Samaritano, no Botafogo, Rio de Janeiro, no dia 5 de dezembro de 2012.

- Anna Maria Niemeyer
   Única filha de Oscar Niemeyer, nasceu em 1930 e faleceu em 06.06.2012. Foi arquiteta e designer, trabalhou em Brasília junto com o pai, e foi responsável pela decoração de diversos edifícios.
   Nos anos 70 criou uma linha de moveis que foram expostas em diversas instituições do brasil e do exterior. Fundou também a galeria Anna Maria
 Niemeyer, um espaço voltado a arte contemporânea no Rio de Janeiro.

  1.  Cadeira Oscar
    [pic 2]



Ficha técnica:

           Autor: Sérgio Rodrigues

        Ano: 1956

           Acervo: Câmara dos Deputados

        Local: Jockey Clube, Rio de Janeiro, RJ – Brasil

   Uma cadeira mais formal com estrutura feita em madeira maciça, enquanto possui o assento e o encosto, o qual possui uma leve inclinação que se adequa a curvatura da lombar, são feitos em palha natural. Seus braços esculpidos também em madeira, são elegantes e leves.
  A cadeira foi feita por encomenda do Jockey Clube do Rio de Janeiro em 1956 para seu salão de jogos. O clube não gostou e recusou alegando de serem "muito modernas" e com a "cara" de Brasília.
  Foram então expostas na loja de Sérgio Rodrigues, onde Oscar Niemeyer as viu e fez a compra de duas peças, a partir disso a cadeira foi renomeada de Cadeira Oscar.
   

Biografia do autor:

    Apaixonado pelo desenho e pela arte em madeira desde garoto, o mundialmente consagrado Sérgio Rodrigues (1927-2014), precursor do design brasileiro, fez história. Revolucionou a estética no País nos anos 1960, com seu estilo original de formas torneadas e generosas, representativo da cultura brasileira. Com esse conceito, a poltrona Mole, criada em 1957 e ainda hoje inovadora, é uma das mais importantes obras do século 20, responsável por projetar o Brasil no cenário mundial de design.
    O designer carioca projetou várias outras peças que se tornaram ícones, como o banco Mocho (1954), sua primeira criação, que ganhou uma nova reedição comemorativa em série limitada em 2014, e as poltronas Oscar (1956), Kilin (1973) e Diz (2003), entre tantas outras. Ao falar sobre o seu trabalho, ele costumava dizer que “o móvel não é só a figura, a peça, não é só o material de que esta peça é composta, e sim alguma coisa que tem dentro dela. É o espírito da peça. É o espírito brasileiro. É o móvel brasileiro.” 

2. Cadeiras contemporâneas

2.1 OMAR



[pic 3][pic 4]


Ficha técnica:

        Autor: Rejane Carvalho Leite

Ano: 2013

           Local: Brasil

   A cadeira tem como proposta uni funcionalidade e estética, desenhada pensando no corpo humano para o máximo conforto possível.
  Inspirada no tema do desenho nórdico, a cadeira Omar, possui um volume dinâmico e leve que combina elegância da estrutura de madeira maciça, com o assento e espaldar em mult laminado curvado, ambos revestidos em tecidos, couro natural ou sintético, trazendo o conforto ao assento e encosto.

Biografia do autor:

   Rejane de Carvalho Leite nascida em Porto Alegre e se formou em Arquitetura e Urbanismo em 1995. Em 2002 inicio sua trajetória como designer de produto onde teve grandes inspirações como Joaquim Tenreiro, Sergio Rodrigues, Zanine Caldas, e passou a projetar para indústrias.
  Em uma de suas viagens de pesquisa à Itália, trabalhou com o escritório Armato & Bua, de Florença. Com essa união, passou a desenvolver pesquisas e produtos que utilizam material alternativo e matérias-primas regionais. Devido a essa experiência Rejane começou a produzir produtos com Madeira, Alumínio, fibra, metal, acrílico, couro, tecido e até papelão. Ao processo de unir a percepção do manual com a tecnologia nos mínimos detalhes.
  As suas características nos produtos produzidos são a atenção num estilo feito de qualidade com um design diferente, que sempre busca caminhos alternativos aqueles já traçados.
  Foi escolhida pelo Politécnico de Milão, a mais tradicional escola de design da Itália, participou do Food Experience Design 2008, o único curso europeu de alta formação para varejistas. Atualmente, desenvolve projetos residenciais e comerciais para empresas brasileiras e italianas, e participa de diversas exposições e eventos do setor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (223.8 Kb)   docx (413.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com