TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Habitação social no brasil

Por:   •  8/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  472 Palavras (2 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 2

IAPI - Conjunto Residencial do Passo D’Areia, a Vila do IAPI (em virtude de ser financiada pelo IAPI) ou Vila dos Industriários

Inicio em 1943, ditadura de Vargas, entregue em 1954, era democrática de Vargas.

Engenheiro Edmundo Gardolinski

Construída em virtude da industrialização ocorrida pelo governo de Getúlio Vargas, a partir de 1930. Pela a necessidade de mais moradias nas cidades, que cresciam devido a urbanização.

A população rural deslocava-se para as grandes cidades, pela industrialização e a má moradia no campo, ocasionando um aumento populacional, criando um crescimento desordenado das submoradias, nas quais as pessoas montavam barracos de latas e tabuas velhas. Tornando necessário um planejamento estrutural urbano para atender a demanda e coibir a formação das vilas marginais.

Em Porto Alegre a urbanização fez com que o centro se desenvolvesse e perdesse o caráter residencial, com a derrubada dos casarões, fazendo com que os operários fossem para regiões afastadas e pouco desenvolvidas.

O projeto do IAPI, se desenvolveu no bairro Passo D’Areia, marcando o início da urbanização da região, que logo se estendeu. A princípio os moradores pagavam um aluguel ao IAPI e vivam no local, mas depois de um tempo o imóveis começaram a serem vendidos, passando a ser de uma população com maior renda, que começaram a fazer alterações nos imóveis e construções no terreno, descaracterizando do projeto inicial.

O projeto era inovador para época, baseado nas cidades-jardins europeias, em que tinham espaços para casas, jardins e áreas verdes, com poucos traços geométricos, diferente do estilo modernistas dos outros projetos. A Vila pode ser considerada o condomínio mais antigo do continente.

Projeto:

67 Hectares

2533 Residências para 15 mil moradores

As casas típicas tinham de um a três quartos, cozinha, sala, despensa, banheiro e um galinheiro.

No projeto continha 31 lojas comerciais, um largo para mercado público, onze praças e jardins, escola, postos de distribuição de leite, dentre outros serviços. rvores nativas, casas individuais, geminadas, sobrados e apartamentos em edifícios de até quatro andares. Espaço de lazer ajardinados, com integração ao meio ambiente.

A Vila do IAPI era afastada e sem um bom meio de transporte, no projeto havia a instalação de comercio para atender os moradores, que eram proibidos de criam comercio na região e haviam feiras para atendê-los, que foram substituídas por mercados.

As casas eram entregues quando iam ficando prontas, mas a falta de infraestrutura eram um problema. Haviam um bonde que passava no local, mas que ficava serva de 1km de algumas moradias, a iluminação pública e o abastecimento de agua demoraram para se regularizar e não havia uma coleta de lixo eficiente.

No projeto havia um hospital, que não foi construído e em 1950, foi construída uma igreja, para dar apoio espiritual e trabalhar na área de assistente social do local. No centro do projeto ficava uma escola e em 1960 a pedido dos pais foi construída uma escola para atender deficientes mentais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (31.4 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com