TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Higiene Urbana

Por:   •  28/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.212 Palavras (5 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 5

Higiene Urbana

                                             Índia

Universidade Paulista UNIP


Problemas Sociais

Higiene

Universidade paulista – Unip

Professor Ferreira

Nome: Alex Henrique Paiva e Silva                                 Ra: A748IH-4

Nome: Diogo Campos Tavano                                        Ra: A79120-5


  • Sumário

Introdução                                                                4

Desenvolvimento                                                4

Conclusão                                                                6

Bibliografia                                                         6


Introdução

Hoje em dia um dos maiores problemas sociais no mundo é a falta de higiene urbana, principalmente em grandes cidades, iremos relatar aqui o caso de um dos maiores países do mundo a Índia, país com cultura bem diferente da Brasileira.

Hábitos e costumes desta região fazem com que a vida na cidade se torne algo extremamente degradante ao meio ambiente.

  • Desenvolvimento

Caso do Rio Ganges

        O rio Ganges também conhecido como rio Benares é um dos principais rios do subcontinente Indiano. Suas águas se deslocam rumo ao leste através da planície do Ganges do norte da Índia até ao Bangladesh. Com 2510 km de extensão, nasce no Himalaia ocidental, no estado indiano de Uttarakhand, e desagua no delta do rio Sunderbans, na baía de Bengala. Desde muito tempo é considerado um rio sagrado para os hindus, que o veneram na forma da deusa Ganga, e também possui um grande valor histórico: diversas capitais de províncias ou impérios, como Délhi, Patliputra, Kannauj, Kara, Allahabad, Murshidabad e Calcutá, localizam-se em suas margens. O Ganges e seus afluentess abrangem uma bacia hidrográfica fértil de cerca de um milhão de quilômetros quadrados, nos quais vive uma das mais altas densidades populacionais de seres humanos em todo o planeta. A profundidade média do rio é de 16 m, e a máxima é de 30 m. 

        Hoje o rio Ganges apesar de ser sagrado para milhões de pessoas, tem suas contradições, mais de 400 milhões de pessoas que vivem nas proximidades do rio estão sendo afetadas por sua poluição, as condições da água não atende as exigências recomendadas por causa dos esgotos irregulares que são despejados no rio, o nível de bactérias encontradas na água ultrapassam três mil vezes mais o permitido.

        Outro fator e talvez o mais importante para a poluição no rio é a religião. O rio Ganges por ser religioso carrega em si um costume de sua cultura bem questionável. Há muitos anos um ritual sagrado vem causando sérios problemas para a Higiene da região, os Hindus bebem, banham-se, praticam rituais sagrados e quando mortos são cremados no leito do rio, porém a Índia é um dos países mais pobres do mundo, classe média e alta pagam por uma fortuna para serem cremados e terem suas cinzas jogadas ao rio, porém a população economicamente

desfavorecida não podem pagar por uma cremação e deixam os corpos para se decompor na margem do Rio.

Problema Sanitário

        

A índia por sua vez tem o maior problema sanitário do mundo, 750 milhões de pessoas não têm acesso ao banheiro e rede de esgoto, portanto as necessidades físicas são feitas em vias públicas e em locais improvisados, onde tudo é depositado em valas a céu aberto.

A população menos favorecida é quem faz a coleta, esta prática é desenvolvida por homens e mulheres. Os homens entram em bueiros onde está depositado grande quantidade de excremento e fazem isso sem nenhuma proteção, em lugares muito indesejáveis repletos de preservativos, absorventes, entre outros. As mulheres carregam sobre as cabeças cestos cheias de fezes, a situação fica ainda mais precária em dias chuvosos onde o excremento escorre sobre a cabeça daquela que os carrega.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (145.5 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com