TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Crítica da Arquitetura Moderna

Por:   •  6/12/2020  •  Resenha  •  358 Palavras (2 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 2

O Sistema Barroco funcionava como uma espécie de dupla interseção, contrastara com jardins racionalizados, fachadas decoradas com motivos vegetais e o Estilo Inglês era destinado a oferecer Intencionalidade à natureza.

As casas construídas por Morris ou Adam manifestavam a vontade do homem, isolando a presença da razão humana no meio dos domínios irracionais da vegetação que cresce livremente. Portanto, a interpretação barroca de homem e natureza passa a ser substituída como uma separação.

O excesso de elaboração da linguagem arquitetônica dos interiores Rococós do Antigo Regime e a secularização do pensamento iluminista compeliram os arquitetos a buscar um estilo autêntico.

Uma das primeiras consequências da reavaliação do mundo antigo: ampliar o itinerário do Grand Tour (viagem pela Europa) tradicional para além das fronteiras de Roma.

Rococó nunca foi completamente aceito na Inglaterra, no entanto o Palladianismo popularizou-se por lá.

Neoclassicismo na França. Cordemoy preocupava-se com a beleza geométrica.

A fábrica de sal semicircular em Arc-Et-Senans, construída para Luís XVI, pode ser vista como um dos primeiros experimentos de Arquitetura Industrial.

Meados do Séc XIX a herança neoclássica dividiu-se em duas linhas de desenvolvimento estreitamente ligadas: Classicismo Estrutural de Labrouste e Classicismo Romântico de Schinkel.

Forças técnicas e socioeconômicas, como a produção em massa de trilhos de ferro, transformou a cidade finita. As inovações produtivas tiveram inúmeras repercussões.

Incidência de doenças por causa de escoamento precário e manutenção inadequada, levando à acumulação de excrementos, lixos e inundações, e com isso houve uma precipitação de reformas sanitárias e algumas leis sobre construção e manutenção de conurbações densas foram colocadas em prática.

Em 1891, a exploração intensiva do centro da cidade era possível graças a dois desdobramentos essenciais para a construção de edifícios altos: a invenção do elevador de passageiros e o aperfeiçoamento da estrutura de ferro.

Processo de suburbanização começou em torno de Chicago. Bonde a vapor e logo após introdução do bonde elétrico. O transporte sobre trilhos numa escala menor seria o fator determinante principal dos dois modelos alternativos da cidade-jardim européia.

Ferro - um material de construção artificial apareceu pela primeira vez na história da arquitetura. Construção suspensa em ferro, aplicação da sustentação por cabos (ponte do Brooklyn em NY)...

Concreto - pontes, canais, portos, quartel.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (34.5 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com