TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da Arquitetura Moderna

Por:   •  23/3/2017  •  Projeto de pesquisa  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  485 Visualizações

Página 1 de 2

BENÉVOLO, Leonardo. História da Arquitetura Moderna. Cap. 2.

A era da reorganização e as origens da urbanística moderna São Paulo: Perspectiva, 2014. p. 69-89

Questões sobre o texto:

1. Quando nasce a urbanística moderna e o quais problemas ela coloca? O que as epidemias provocaram?

Nasce entre os anos de 1853-1870, tendo como uma das principais funções evitar uma segunda epidemia, que em 1832 matará 20 mil moradores de Paris. Foi quando Georges Haussmann assim que assumiu a presidencial de Paris, planejou uma nova cidade, ele criou vários parques, construiu novos edifícios, alargou muitas ruas, e padronizou várias construções.

2. Os bairros sanitários foram transformados rapidamente?

“Por vezes Paris parecia ter sido acometida por um terremoto, mas aos poucos a cidade foi se tornando uma obra de arte, uma autêntica cidade- luz, coroado pela inauguração da nova Ópera por Charles Garnier em 1875.”

Durante os 17 anos de mandato do Georges Haussmann, de 1853-1870, ele se dedicou em reurbanizar a cidade de Paris, mudando um terço do tecido da cidade.

3. Quais eram as competências da administração local e aos órgãos?

Em 1835, são instituídas as administrações municipais eletivas em lugar das antigas instituições de origem feudal, cada cidade é assim provida de uma autoridade democrática a qual incumbe, de agora em diante, todas as intervenções publica nos assuntos de construção, públicas nos assuntos de construção de viabilidade de melhoramentos urbanos e como consequência, a planificação em termos reais, essas administrações estão sujeitas a duas solicitações complementares de baixo, o eleitorado que impõe a satisfação das exigências locais e, do alto, a autoridade central, que cuida dos interesses gerais. A vida administrativa, assim, vê-se constrangida a sair de seu longo imobilismo.

4. Quem e quando é aprovada a primeira lei urbanística Francesa?

Em 1833 foi aprovada a primeira lei verdadeiramente eficaz sobre as fabricas. Obra realizada por Lord Ashley.

5. Acontece a expropriação, facilitada pela lei de 1841, no saneamento dos bairros residenciais. Esta expropriação transforma-se em um instrumento urbanístico com o qual a autoridade intervém no processo urbanístico das cidades. O que é quem essa lei facilitou?

A lei napoleônica de 1810 e a de 1833, emanada no princípio do regime orfeonista, consideram a expropriação como uma operação excepcional, a lei de 1841 facilita seu procedimento, mas estabelece que a autoridade somente se pode valer a mesma para a execução de grands travaux.

Agora contempla-se a expropriação até mesmo para o saneamento dos bairros residenciais e diz respeito a todo o perímetro dos trabalhos, portanto, também as obras que deverão retornar as mãos dos particulares, como as novas casas, transformando-se, qual as autoridades estiveram no processo de transformação das cidades discriminado as exigências públicas e particulares.

6. O ano de 1830 assinala o início das reformas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (43.2 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com