TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da Arquitetura Moderna: As mudanças na técnica das construções durante a Revolução Industrial

Por:   •  25/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  560 Palavras (3 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 3

BENEVOLO,Leonardo                                                                                Texto 02

História da Arquitetura Moderna

As mudanças na técnica das construções durante a Revolução Industrial

 (Editora Perspectiva S.A -1976)

p.  35 - 68

 

 Reconhecendo as principais mudanças na forma das construções durante o período da Revolução Industrial, o texto busca tratar das novas técnicas e ir a fundo sobre sua denominação, que implicam em grandes edifícios públicos e privados, pontes, canais, etc. Inicialmente, as construções do século XVIII contavam de um sistema tradicional, a arte de edificar era pouco explorada, pelo fato de tanto os materiais da época ser usados de maneira racional quanto às técnicas empregadas, que com a chegada desse período sofreu algumas transformações. As três principais mudanças resumem-se em: nova forma do manuseio dos materiais existentes e aplicação de novos, ampliação nas construções, onde diante do aumento populacional, as construções cresceram e vias ampliaram-se, e influência na economia, modificação dos valores, onde ocorre distinção do edifício com o terreno, ambos investimentos visando o crescimento da economia. A partir dessas alterações, o ensino também precisa ser melhorado, tudo para que engenheiros e arquitetos possam ser profissionais treinados e especializados na área, a fim de saírem capacitados para o mercado e suas inovações. Isso ocorre através de estudos e pesquisas experimentais realizados pelos mesmos, visando os sistemas construtivos e a resistência desses, tornando assim um conhecimento mais amplo onde um maior número de projetistas consiga resolver problemas. A partir dessa difusão ocorre também um duelo entre arquitetos e engenheiros, em que amplia-se as tarefas de engenheiros e restringe-se dos arquitetos, ciência x arte.

   Com o conhecimento de novos materiais como o ferro, ocorre a intensificação principalmente de vias de comunicação: estradas, pontes e canais, além de construções mais complexas, de vãos maiores e suspensas, assim como a Gusa, que gera a produção de colunas e vigas. Outro material muito usado foi o vidro, que permitiu a idéia de grandes aberturas nas paredes e ampliação da mesma. Desse modo, as casas ficaram mais higiênicas e confortáveis, construídas com materiais industrializados de maior qualidade por operários que eram remunerados para realizar o serviço.

   Contudo, durante o período, vivia-se o Neoclássico. Para a arquitetura, tem-se a restrição das técnicas tradicionais junto de novas formas e elementos da academia, preocupa-se por leis da beleza e exigências da sociedade, conforto e funcionalismo, enquanto a engenharia preocupa-se com o raciocínio abstrato e analítico do momento.

   Conclui- se que, as ideias geradas sobre as mudanças ocasionadas durante o período Industrial acerca de novas técnicas de construções, possuem um forte impacto até os dias de hoje, onde que a cada dia que passa, presenciamos a evolução de diversas técnicas, métodos e tecnologias que se sobre saem as já inventadas, ocasionando um leque de possibilidades para a introdução de novas formas de pensar, seja o espaço, a forma ou objeto em estudo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (108.3 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com