TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História dos Congressos Internacionais da Arquitetura Moderna

Por:   •  11/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.173 Palavras (5 Páginas)  •  1.520 Visualizações

Página 1 de 5

CONGRESSOS INTERNACIONAIS DA ARQUITETURA MODERNA (CIAM’s)

A fundação do CIAM Congresso Internacional de Arquitetura Moderna, pode ser considerada como o marco inicial do período “acadêmico” do Movimento Moderno. E sucedeu o período da Vanguarda, ou também podemos chamar de período heroico.

Le Corbusier e Gropius, após os insucessos do movimento que criaram nos concursos internacionais, sobretudo o da Sociedade das Nações, em Genebra, 1927, sentiram a necessidade de um fórum internacional de debates que os fortalecesse pela união. De 1928 a 1956, o congresso se reuniu por dez vezes, tratando de temas como o habitat mínimo, o edifício racional, a cidade funcional, a habitação coletiva, o núcleo da cidade. Seu mais conhecido produto foi a “Carta de Atenas”, produzida no CIAM IV, de 1933. Então o objetivo seria organizar todas os conceitos internacionais isoladas em uma nova arquitetura.

O CIAM I aconteceu de 26 a 28 de junho 1928 foi. A iniciativa partiu de Helene de Mandrot, mulher que tinha um papel muito importante na arquitetura moderna e a primeira reunião se deu em seu castelo em La Sarraz na Suíça, e concentrou os grandes nomes da arquitetura. O objetivo exposto por Le Corbusier na Primeira reunião foi: tornar a arquitetura mais harmoniosa e dar à arquitetura um sentido, real, social e econômico. A arquitetura deveria se libertar das formulas ultrapassadas e sempre se renovar, deveria ser regida por novas fórmulas, diferentes das anteriores.

O CIAM II foi realizado em Frankfurt na Alemanha no ano de 1929, foi dirigido por Ernst May que era chefe do departamento de habitação, planejamento e construção, ele foi um dos líderes que mais se destacou nos primeiros congressos. Foi dedicado ao estudo da Habitação mínima, que era voltada para moradores de baixa renda. Os objetivos desse CIAM foi: perceber e estabelecer o verdadeiro problema da arquitetura tanto externa quanto interna, problemas que vieram com a sociedade moderna com a construção em massa nas cidades e formular ideias da nova arquitetura e estender essas ideias a todos os aspectos econômicos, técnicos e sociais

O CIAM III foi realizado devido aos esforços de Victor Bourgeois em 1930, em Bruxelas, e abordou o problema da aquisição de terras para a construção, trata também sobre a aglomeração Habitacional, pensando em ajudar a solucionar esse problema ele publicou “Razões de construção racional.” Ainda nesse CIAM ficou evidenciado a falta de ideias e organização para enfrentar e resolver os problemas que surgiam nas acerca da construção urbana. Então Victor Bourgeois propôs os CIAM a padronização da técnica gráfica, tabelas e métodos de representação. Este trabalho do III CIAM durou muito tempo, e foi bem minucioso, exemplo disso foi que o CIRPAC reuniu-se três vezes para finaliza-lo (Berlim, 1931, Barcelona, 1932, Paris, 1933).

O IV congresso foi Iniciado em 29 de julho de 1933 a bordo do navio ‘Patris II', cujo tema foi a ‘Cidade Funcional' e foi concluído dias após em Atenas. Durante a viagem, cem delegados analisaram trinta e três cidades, de quatro continentes. Utilizaram para isso dois mapas na escala 1:10.000, um documentando as atividades residenciais, atividades produtivas e áreas públicas equipadas; outro documentando o tráfego e a rede viária. Empregaram ainda um mapa, em escala 1:50.000, assinalando a cidade com seu entorno imediato, suas ligações suburbanas e as características do relevo e da paisagem.

O resultado dos trabalhos foi reunido no documento que se chamou "Carta de Atenas". Le Corbusier tratou se de organizar normas e princípios gerais de como uma cidade de baixa renda superlotada e com precariedade de higienização poderia se tornar uma cidade moderna. A partir daí ficou determinado 4 áreas predominantes da cidade, que referem-se à habitação, recreação, trabalho, circulação e tradição.

O CIAM V realizado em Paris, 1937, teve como tema Habitação e Lazer. Esse congresso foi também liderado por Le Corbusier que queria que seu conceito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (74.5 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com