TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Histórias E Legados: Heranças Da Arquitetura Moderna Em Vitória Da Conquista

Por:   •  17/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  50 Visualizações

Página 1 de 2

FAINOR — FACULDADE INDEPENDENTE DO NORDESTE

ARQUITETURA E URBANISMO

HISTÓRIA DA ARQUITETURA E URBANISMO III

DOCENTE: MIRTES MARINHO

RESENHA CRÍTICA  

 

HISTÓRIAS E LEGADOS: HERANÇAS DA ARQUITETURA MODERNA EM VITÓRIA DA CONQUISTA - BA

Laíse Sousa Brito

Luanna Barreto

 Maria Eduarda Duarte

 Paulo Augusto Mendes

A série “Mil dias: A Saga da Construção de Brasília” criada e dirigida por Fernando Honesko, com roteiro de Camila Kamimura e Marta Nehring,  produzida pelo History Channel, conta em quatro episódios (O sonho, O Plano Piloto, O nascimento da cidade utópica e Brasília), a história da construção da nova capital federal brasileira.

A trama é mostrada a partir do ponto de vista de pessoas que participaram das obras, em especial por um topógrafo, Heitor (Bruno Bellarmino), o engenheiro Mauro (Rodrigo Garcia), a arquiteta Gilda (Renata Calmon) e o operário Domingos (Paulo Roque), que encabeçam cada um dos episódios. Há ainda a história do antagonista Tércio (Iuri Saraiva), um funcionário público e jornalista que deturpa a história da construção de Brasília. A história destes é intercalada com depoimentos de historiadores, jornalistas, arquitetos e urbanistas, além de imagens e arquivos da época.

A série é uma verdadeira aula de história, que oferece uma perspectiva única sobre o período em que a construção de Brasília ocorreu, a história que os brasileiros não conhecem. Os episódios apresentam um panorama detalhado da época, que permite compreender as condições políticas, econômicas e sociais do Brasil nos anos 50 e como a construção da cidade representou um momento de esperança para muitos brasileiros.

Porém, não se limita a apresentar apenas o lado positivo da construção, mostra também os problemas enfrentados pelos trabalhadores, que tiveram que lidar com condições precárias de trabalho e moradia, destacando a falta de infraestrutura da cidade recém-criada, que afetou a qualidade de vida de seus habitantes, como se pode observar nitidamente a partir do segundo episódio. Fala ainda sobre a grande pressão imposta pela mídia da época e várias pessoas da oposição do governo, que esperava sempre por alguma falha na construção para poder arruinar com o então presidente, Juscelino Kubitschek, o grande idealizador de Brasília.

No geral, "Mil Dias: A Saga da Construção de Brasília" é uma série que vale a pena ser assistida, especialmente para aqueles que têm interesse em história, política e arquitetura. A produção é bem realizada e consegue transmitir com precisão um período importante da história do Brasil. No entanto, é importante lembrar que a série não é isenta de críticas e limitações, e que é importante buscar outras fontes para uma compreensão mais ampla do assunto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (58.1 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com