TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS ESTRUTURAIS

Por:   •  17/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.091 Palavras (5 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

CENTRO DE ENGENHARIAS

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS ESTRUTURAIS

 

1º TRABALHO - Ftool

BERNARDO REIS STRAPASON

Pelotas, 10 de Junho de 2015.

Sumário

  1. Apresentação..................................................................................................................1
  2. Desenvolvimento............................................................................................................1
  1. Caracterização do Contexto.............................................................................1
  2. Descrição das Atividades Desenvolvidas.........................................................2
  1. Conclusão.......................................................................................................................3
  2. Referências.....................................................................................................................4

1.0 Apresentação

        O presente relatório refere-se à visita à obra de construção do JK Parque Clube, realizada através da disciplina Introdução a Engenharia Civil, com os alunos da 1ª semestre do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), acompanhada pela professora Aline Paliga, no dia 13 de Maio de 2015. A visita foi orientada pelo Engenheiro Civil Jonathan Aires Iacks.

        O objetivo da visita foi proporcionar aos alunos o contato com obras da construção civil e o conhecimento prático do processo de construção. Além disso, observar detalhes técnicos da construção, materiais e equipamentos, conhecer um pouco do processo planejamento e execução e a forma como se dá a organização dos trabalhadores em um canteiro de obra.

No tópico 2.0 será abordado a caracterização da obra, tanto em relação ao seu contexto, quanto as atividades desenvolvidas durante a visita técnica. Destacando-se a utilização de estacas de hélice contínua monitorada para a fundação da construção.

        As possibilidades que foram apresentadas durante a visita técnica, assim como, as considerações a respeito desta, são abordadas no capítulo 3.0, de conclusão.

 

2.0 Desenvolvimento

2.1 Caracterização do Contexto

        A obra visitada, JK Parque Clube, será um conjunto habitacional, localizado no bairro do Areal, avenida Juscelino Kubittschek de Oliveira, 4808 (Figura 01). O projeto contempla dois prédios com 17 andares, totalizando 408 apartamentos, entre um e três dormitórios. Também faz parte do complexo, um prédio garagem de quatro pavimentos.

        Um dos fatores de destaque do JK Parque Clube serão as opções de lazer, sendo mais de 20 atrativos, entre estes: espaço gourmet, redeiro, piscina infantil e adulto aquecidas, espaço fitnes, pet care, salão de festas, horta, quiosque com churrasqueira e forno de pizza, quadra poliesportivo, entre outros.

         Os apartamentos de dois dormitórios, no momento da visita, variavam de R$200.000,00 à R$300.000,00.

[pic 2]

Figura 01: Entrada da Construção. Fonte: Própria da pesquisa

2.2 Descrição das Atividades Desenvolvidas

        A visita teve início às 10hs, quando os estudantes acompanhados pela professora responsável foram apresentados aos conceitos gerais sobre o canteiro de obra, sendo orientados pelo Engenheira Civil Jonathan Aires Iacks, da construtora Nex Group.

        Logo após, começou-se a visita ao primeiro prédio que havia sido construído até o momento. Foram feitas observações distintas a cada apartamento visitado, sendo o primeiro de 2 dormitórios, localizado no 5 andar (Figura 02). Entre estas, a importância do uso de estacas de hélice contínua monitorada para o processo de fundação do empreendimento. Estas, são um tipo de fundação escavada de concreto, moldada “in loco”, no qual a estaca é escavada até o seu fim em um processo contínuo, usando um trado em formato de hélice espiral. Enquanto o trado é penetrado no terreno, as aspirais do trado são preenchidas com este solo, o que providencia suporte lateral e estabilidade do furo.

Sensores eletrônicos de profundidade, torque, velocidade, pressão e volume de concreto, monitoram todo o processo, com checagem final em escritório, com emissão de relatório para cada estaca. O uso desse tipo de estaca de justifica, pois tem baixo nível de ruido, alta produtividade, monitoramento contínuo e ausências de vibrações.

Na construção do JK Parque Clube, foi utilizado o sistema Kaban, que consiste em uma simbologia visual para registrar ações, sendo muito utilizado no Brasil. Sua aplicação pode ser visualizada na gestão de estoque e controlo de fluxo de peças, por isso, recebe também o nome de gestão visual.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (418.5 Kb)   docx (255.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com