TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO DE PROJETO DE TFG - IMPLANTAÇÃO DE MIDIATECA PÚBLICA

Por:   •  28/3/2017  •  Monografia  •  1.101 Palavras (5 Páginas)  •  637 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

Vivemos um período de mudanças em todas as áreas da sociedade, causados a partir dos constantes avanços tecnológicos e o dinamismo gerado pelos crescentes meios de comunicação e informação que são desde os primórdios da globalização a matéria prima do processo de desenvolvimento do homem e das nações. Sabe-se que ao decorrer do tempo os meios de se comunicar e os espaços, assim como as formas de difusão e expressão da informação passaram por transformações e continuam se aperfeiçoando. A partir dessa necessidade humana de registrar os conhecimentos obtidos, surgem as primeiras bibliotecas, permitindo o desenvolvimento de ambientes destinados de fato a guardar e armazenar essas informações.

As bibliotecas, não estiveram esclusas quanto aos impactos sociais e culturais decorridos a partir do surgimento das inovações tecnológicas e o crescimento da chamada “sociedade da informação”. O advento de novas mídias e sua adoção unânime parece ameaça à biblioteca tradicional. Devido a isso, os espaços das bibliotecas passaram por mudanças, que afetaram diretamente o modo como às informações são distribuídas e acessadas por seus usuários. Atualmente é possível observar que as informações contidas nas bibliotecas, não estão mais atreladas apenas aos meios físicos do livro impresso, nesse processo evolutivo as bibliotecas se diversificaram e hoje vão além, agregando em seu acervo diferentes tipos de mídias, sejam elas tradicionais ou contemporâneas.

O surgimento de modernos e avançados suportes da informação deram origem a um novo conceito que vem a acentuar a chamada biblioteca contemporânea ou Midiateca. Esse novo termo de origem francesa, começou a ser empregado em meados dos anos 70 e desde então vem sendo intensamente utilizado para denominar instituições historicamente conhecidas como biblioteca. A Midiateca é entendida como uma reestruturação da biblioteca, um ambiente que rompe a ideia do espaço formal de pesquisa e estudo tendo a função de ser um local para armazenamento de informações, sobretudo pelo acréscimo das mídias digitais, e de novos suportes tecnológicos onde o livro deixa de ser o centro das atenções.

Num país como o Brasil, onde grande parte da população ainda não possui o hábito de visitar e frequentar espaços culturais e de pesquisa, a Midiateca tem como papel principal se tornar ainda mais importante, pelo fato de conter informações valiosas, disponíveis em registros que guardam a memória da coletividade e um acervo que se estende a todo tipo de material. Com isso, o presente trabalho tem como tema principal o projeto de Implantação de um edifício arquitetônico que abrigará uma Midiateca Publica localizada em uma área central nas imediações da Avenida Princesa Isabel no município de Itabuna – Bahia, visto que a cidade não dispõe de um espaço multifuncional de lazer e desenvolvimento cultural.

Dessa forma, a ideia de implantação da Midiateca é promover um centro cultural que seja capaz de atrair pessoas de diferentes faixas etárias, níveis de conhecimento e interesses. Espaço este, onde a população possa ter acesso à documentação para realização de estudos, promoção de atividades culturais, mostras, debates referentes a assuntos tecnológicos e históricos em geral. Um local de incentivo à troca de experiências, que possa impulsionar a integração da população da cidade e municípios circunvizinhos, com a produção social e de pesquisa, onde a cultura seja um fator de estimulo ao desenvolvimento.

A partir deste cenário, levanta-se a seguinte questão acerca dessa problemática: Como projetar um espaço ideal para implantação de uma Midiateca na cidade de Itabuna-BA, que seja capaz de atrair pessoas de níveis distintos de conhecimento na promoção de atividades culturais?

Um ponto relevante para a escolha dessa área de estudo, são as condições que se depara o Espaço Cultural do município de Itabuna e o precário estado da atual biblioteca pública situada neste mesmo edifício, que possui um acervo defasado e incapaz de responder as necessidades informacionais de toda comunidade, além de instalações insatisfatórias quanto à precariedade da sua estrutura física e ausência de espaços dinâmicos para promoção de eventos, palestras, mostras e realização de uma leitura descontraída e confortável. Além dessa problemática, observa-se que a cidade não possui nenhum

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (45.5 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com