TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Infarto do Miocárdio Doenças Cardiovasculares

Por:   •  11/6/2017  •  Projeto de pesquisa  •  5.627 Palavras (23 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 23

Infarto do miocárdiDoenças Cardiovasculares

As doenças cardiovasculares são as mais comuns causando várias mortes nos mais diversos países. Antigamente eram doenças características de pessoas mais velhas, mas recentemente temos visto casos de pessoas mais jovens com problemas cardiovasculares. Entre as principais estão:

Arteriosclerose

Ocorre a deposição de placas de gordura na parede interna da artéria. Essas placas de gordura chamadas de ateromas diminuem a elasticidade da artéria. Quando o sangue é bombeado para o interior da artéria, ela tem de ceder espaço para o sangue, sendo assim as artérias que possuem os ateromas, no momento que recebem o sangue, elas estão rígidas, o que vai causar a pressão arterial, outro problema causado pelos ateromas, é o aumento da coagulação sanguínea, o aumento de formação de coágulos, eles podem se desprender do interior das artérias, e pararem em artérias menores, nas arteríolas, ou até mesmo chegarem nas veias, impedindo a circulação de sangue, as próprias placas de ateromas podem se desprender causando obstruções arteriais com prejuízos na circulação.

As principais causas da arteriosclerose é dieta rica em gorduras, sedentarismo, o fumo, o álcool e o estresse.

Hipertensão arterial

Mais conhecida como pressão alta, é uma elevação da pressão no interior das artérias. A doença traz maiores riscos de ataques cardíacos, e de derrame de sangue no tecido cerebral.

As principais causas da hipertensão são o estresse emocional, alimentação inadequada, vida sedentária.

Infarto do miocárdio

O coração possui artérias que irrigam o próprio músculo do miocárdio, essas artérias são chamadas de artérias coronárias, elas estão sujeitas ao acumulo de gorduras. Se o sangue não é distribuído pelo músculo do miocárdio, as células do músculo vão morrer. Sendo assim o infarto do miocárdio vai causar a morte celular, fazendo com que o coração perca sua função, o bombeamento do sangue. O que pode levar à doença é uma dieta rica em gordura e falta de exercício físico.

Doenças cerebrovasculares

O cérebro é um órgão que precisa de muita irrigação sanguínea para desempenhar suas funções metabólicas. Caso algum vaso sanguíneo do cérebro sofra alguma lesão, rompendo o vaso sanguíneo das artérias, vai perder a capacidade de nutrição. Quando isso ocorre é chamado de AVC. São dois tipos:

Acidente Vascular Isquêmico

Lesão por falta de oxigênio. O cérebro precisa de oxigênio para realizar seus processos diários, na falta desse do mesmo, temos uma lesão por hipóxia, que vai promover a morte celular dependendo da intensidade. Um tipo comum de AVC Isquêmico é a obstrução, se o individuo tem formação de coágulos intravasculares, esses coágulos podem percorrer o sistema circulatório, obstruir o fluxo sanguíneo, causando o AVC. Da mesma forma, se o tecido cerebral tiver uma baixa perfusão sanguínea, isso pode causar o AVC isquêmico.

Acidente Hemorrágico

Sangramento em uma parte do cérebro causada da ruptura de um vaso sanguíneo de uma artéria no cérebro, a principal causa é a pressão alta descontrolada.

PNEUMONIA

A Pneumonia é uma das maiores causas de mortes de crianças em todo mundo, 1,4 milhão de menores de 5 anos a cada ano.

Diarreia

A diarreia é a evacuação frequente de fezes liquidas. Essa evacuação pode ser considerada como uma defesa do corpo para a eliminação de vírus, parasitas, bactérias, que são os principais causadores da doença.

Os sintomas que mais preocupam são:

• Desidratação;

• Dor abdominal;

• Cólicas;

• Náuseas;

• Perda do controle do intestino.

“A diarreia, na verdade, não é uma doença, mas sim uma manifestação clínica comum de várias doenças diferentes que afetam o trato gastrointestinal.” (Dr. Pedro Pinheiro).

Uma curiosidade sobre essa manifestação é que ela libera bastantes líquidos do nosso corpo que contém sais minerais, levando a desidratação, que pode matar.

HIV

O HIV é uma doença que agride o sistema imunológico devido à destruição dos glóbulos brancos. O infectado pode levar cerca de 8 a 10 anos para perceber que há algo de errado no sistema imunológico.

Mas como se pega o HIV?

O vírus pode ser transmitido através do Sexo sem camisinha, instrumentos que furam ou cortam que não foram esterilizados, de mães infectadas para os filhos durante a gestação ou amamentação.

Seus principais sintomas são:

• Mal estar geral;

• Febre;

• Sintomas de um resfriado normal.

TUBERCULOSE

Tuberculose, também conhecida como “peste cinzenta”, é uma das doenças mais infecciosas documentadas e que afeta a humanidade mesmo em dias atuais.

Uma doença socialmente determinada, pois mesmo em dias atuais ainda existem politicas para que combatam tal doença.

A tuberculose pulmonar é a mais comum.

Estima que, durante sua epidemia, entre os anos de 1850 e 1950, mais de um bilhão de pessoas faleceram por decorrência de tuberculose.

Dom Pedro I morreu por tuberculose.

Sua transmissão ocorre por proximidade de outras pessoas, ou locais fechados e úmidos.

Seus sintomas são tosse, produção de catarro, febre, sudorese, cansaço, dor no peito, falta de apetite e emagrecimento são os principais sintomas.

Seu tratamento é feito com antibióticos, no Brasil, sua distribuição é gratuita.

SARAMPO

O sarampo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.5 Kb)   pdf (97.2 Kb)   docx (37.5 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com