TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inventario da cachoeira marimbondo

Por:   •  18/6/2015  •  Abstract  •  776 Palavras (4 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 4

Perguntas sobre o Capítulo 2 – A Morfologia Urbana de José Lamas

  1. O que significa o termo morfologia? É uma ciência que estuda o que, como se dá a leitura dos elementos?

O termo morfologia é usado para designar o estudo da estrutura e da configuração exterior de um objeto. Ou seja, a morfologia enquanto “ciência que estuda as formas e as interliga com os fenómenos que lhes deram origem”. A morfologia urbana irá estudar essencialmente os aspectos exteriores do meio urbano e as suas relações recíprocas, definindo e explicando a paisagem urbana e a sua estrutura. A leitura das formas se dá do conhecimento do meio urbano que está relacionado com a organização e a estruturação dos elementos aprendidos, com uma relação objeto e observador.

  1. Explique as 3 dimensões espaciais da morfologia urbana

Podemos classificar em três dimensões:

  1. Dimensão setorial – Escala da rua (mobiliário urbano, fachadas, pavimentos, arvores)
  2. Dimensão urbana- escala dos bairros (ruas, praças, quarteirões)
  3. Dimensão territorial- escala da cidade (bairros)

  1. Explique os elementos morfológicos do espaço urbano   SOLO e OS EDIFFÍCIOS

 O Solo- O Pavimento: é a partir do território existente e da sua topografia que se desenha ou se constroem a cidade, e começaria no chão que se pisa a identificar os elementos morfológicos do espaço urbano.

Os Edifícios: os edifícios agrupam-se em diferentes tipos, decorrentes da sua função e forma, estabelecendo relações biunívocas e dialéticas com as formas urbanas

  1. Explique os elementos morfológicos do espaço urbano   O LOTE e O QUARTEIRÃO

O lote: espaço gênese e fundamento da edificação, é o princípio essencial da relação edifício/terreno. Eles têm suas formas como consequência da forma e é um local de separação do público e do privado.

Quarteirão: conjunto de edifícios grupados entre si em um sistema separado dos demais, é o espaço marcado pelo cruzamento de 3 ou mais ruas, espaço separado por lotes e modelo de distribuição de terras entre fundiários. Ele comanda o lote, o edifício, a rua e faz a relação entre espaço público, semipublico e privado.

  1. Explique os elementos morfológicos do espaço urbano   A FACHADA e O LOGRADOURO

A fachada: servem para indicar a hierarquização decorrente no espaço urbano, são as fachadas que irão classificar o tipo de edificação, comércios, residências etc.

O Logradouro: é o espaço privado do lote, não ocupado por construção antigamente os logradouros eram praticamente existentes na sua parte frontal /lateral, e com o passar dos anos, passou a ter várias utilizações como por exemplo hortas, quintal, oficinas, garagens etc. É através da utilização e desenho do logradouro que se faz parcialmente a evolução das formas urbanas do quarteirão até os blocos.

  1. Explique os elementos morfológicos do espaço urbano   O TRAÇADO DE RUA e A PRAÇA

O traçado da rua: existem como elementos morfológicos nos vários níveis ou escalas da forma urbana, estabelece a relação mais direta de assentamento entre a cidade e o território, liga vários espaços da cidade, regula a disposição dos edifícios e quarteirões e assenta num suporte geográfico preexistente

A praça: É um elemento morfológico típico das cidades ocidentais, e um lugar internacional de encontro, da permanência, dos acontecimentos, de práticas sociais, da manifestação de vida urbana e comunitária. Reúne a ênfase do desenho urbano como espaço coletivo de grande importância, distinguindo de outros vazios da estrutura das cidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (240.2 Kb)   docx (149.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com