TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jane Jacobs - Morte e vida das grandes cidades

Por:   •  17/11/2015  •  Resenha  •  291 Palavras (2 Páginas)  •  1.253 Visualizações

Página 1 de 2

JANE JACOBS - MORTE E VIDA DE GRANDES CIDADES

Na introdução de seu livro, Jane Jacobs tenta introduzir novos princípios no planejamento urbano, na reurbanização e no funcionamento das cidades na prática.

Analisando e criticando de forma técnica alguns exemplos de cidades planejadas ou não, a autora deixa claro em seu ponto de vista que o planejamento deveria aprender, elaborar e testar suas teorias, mas ocorre o contrário, as cidades são um imenso laboratório de tentativa e erro, os especialistas tem ignorado o estudo do sucesso e do fracasso na vida real, apenas planejando cidades imaginarias perfeitas.

“As qualidades, as necessidades, as vantagens e o comportamento das grandes cidades têm sido inteiramente confundidos com as qualidades, as necessidades, as vantagens e o comportamento de outros tipos de assentamentos menos ativos.”

A autora questiona ainda que talvez não nos importamos mais com o funcionamento real das coisas, mas apenas com a impressão exterior imediata e fácil que elas transmitem, e que planejadores, arquitetos do desenho urbano e aqueles que os seguem em suas crenças não podem desprezar conscientemente a importância de conhecer o funcionamento das coisas.

Completa dizendo que a maneira de decifrar o que ocorre no comportamento das cidades seria observar mais de perto as cenas e os acontecimentos mais comuns, tentar entender o que significam e ver se surgem explicações entre eles.

Após as análises de planejamentos de cidades, perceve que elas tem a necessidade de uma diversidade de usos mais complexa e densa que propicie entre elas uma sustentação mútua. Os componentes dessa diversidade podem diferir muito, mas devem complementar-se concretamente.

Sendo assim, conclui dizendo que toda a trama é absurda para o funcionamento das cidades. E quando não estudadas da forma correra e devidamente planejadas e projetadas, as cidades tem apenas servido de cobaia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (59.1 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com