TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mito sobre a diversidade - Jane Jacobs

Por:   •  5/10/2019  •  Resenha  •  317 Palavras (2 Páginas)  •  557 Visualizações

Página 1 de 2

REFERÊNCIA DO TEXTO: Alguns mitos sobre a diversidade

ANO: 1961

AUTOR: Jane Jacobs

IDEIAS CENTRAIS DO TEXTO

1.  A autora traz em primeiro plano, o mito de que a diversidade das cidades e a combinação de usos são responsáveis pelo caos urbano, através da má aparência e dos congestionamentos.

2. Posteriormente, trata da crença de que a diversidade é feia, afirmando que é a semelhança, a uniformidade que apresenta problemas estéticos, causando no observador monotonia.

3. Jane Jacobs, trata também da Arquitetura Kistch de Douglas Haskell, que tenta disfarçar a mesmice através de formas inusitadas e singularidade.

4. Para obter uma cidade visual, Jane induz três opções ao leitor, primeiro, áreas homogêneas que trazem monotonia, segundo, áreas homogêneas disfarçadas que resultarão em locais enganosos e por último, áreas de diversidade que poderão ter resultados interessantes.

5. A autora destaca ainda cinco usos que causam desorganização visual, apesar de serem lucrativos. São eles os estacionamentos, garagens de caminhões, postos de gasolina, painéis publicitários e empreendimentos inadequados à área.  

QUESTÕES PARA FIXAÇÃO DO CONTEÚDO

1. A autora traz uma série de questionamentos a cerca da homogeneidade, buscando compreender se as áreas devem realmente ser homogêneas e consequentemente monótonas ou se devem ser disfarçadas através da criatividade correndo o risco de parecerem absurdas.

2. Jacobs ainda faz uma crítica à teoria do zoneamento ao dizer que construções do mesmo tipo, podem se tornar enriquecedores ou podem empobrecer o local de acordo com suas proporções, afirmando que esse fato apesar de corriqueiro não é tratado de forma correta na teoria do zoneamento, assim ela traz uma solução ao afirmar que esse problema poderia ser resolvido se fosse regulamentada a extensão do terreno para determinados usos.

3. Por fim, a autora cita Kate Simon e sua obra “New York places and plasures” ao afirmar que todos usufruem da cidade e que esta sempre tem algo a oferecer quando pensadas para todos seus usuários e não apenas para um grupo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (78.8 Kb)   docx (727.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com