TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LEVANTAMENTO DE ARBORIZAÇÃO MUNICIPAL – TOLEDO/PR

Por:   •  16/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.095 Palavras (5 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 5

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho teve por objetivo apresentar levantamentos sobre a situação em que o bairro analisado se encontra, possíveis problemas e se está de acordo com o plano de arborização presente no município. Tendo em vista o contexto municipal no qual resulta em características físicas e infraestrutura urbana na cidade.

O principal objetivo deste estudo, foi identificar e diagnosticar as principais características da área levantada de modo a que estivéssemos atentos a todas as intempéries presentes no local e observando seu funcionamento.

2. LEVANTAMENTO DE ARBORIZAÇÃO MUNICIPAL

Analise feita para o plano de arborização de Toledo em 2012

A área de estudo consiste na região urbana do município de Toledo. Sendo realizadas amostras em diversos bairros do município, abrangendo vinte e três amostras de um total de 303 possíveis pontos amostrais.

Somente avaliações e análises combinadas, quali-quantitativas, possibilitam considerações efetivamente úteis. Dessa forma, torna-se necessário conhecer tanto a quantidade quanto a distribuição da vegetação no meio urbano, bem como suas características de qualidade.

As amostras contemplaram 15 dos 22 bairros do Município de Toledo. Os bairros que obtiveram amostras são: Centro, Vila Operária, Vila Industrial, Jardim Porto Alegre, Vila Pioneiro, Jardim Europa/América, Jardim La Salle, Jardim Panorama, Jardim Santa Maria, Vila Becker, Jardim Gisela, Jardim. A figura abaixo demonstra a disposição das amostras (quadros) destacados pela cor verde.

Após analisar uma serie de pontos, foi chegado a seguinte conclusão geral de Toledo: Estimou 90 mil árvores distribuídas nas vias urbanas de Toledo.

Na coleta de dados em campo foram identificadas 108 espécies

Do total identificado, destaca-se:

Sibipiruna -23,188% Ligustro-10,76%

Extremosa- 9,947% Canela -7,356%

Ipê Roxo- 7,268% Murta -6,851%

De modo geral:

74% das árvores do município apresentam boa condição fitossanitária.

92,01% dos passeios apresentam largura acima de 3 metros.

80,43% dos individuos não apresentaram problemas com raizes.

26,39% das árvores aprensetam conflitos com a rede elétrica e 11,16%, devido ao porte das espécies ainda em crescimento, irão apresentar problemas com a rede elétrica.

59,68% apresentaram altura menor que 5 metros.

Agora os indices levantados na area do jardim a Santa Maria

O diagnóstico do bairro houve a predominância de algumas espécies que são:

Sibipiruna- 43% Extremosa -12 %

Ligustro -11 % Murta- 9 %.

Com relação à condição fitossanitária das árvores do bairro, 62% apresentam boa condição, 36% das árvores apresentam uma condição regular e 2% apresentam uma ruim condição fitossanitária.

100% apresentam passeios com mais de 3 metros.

Em relação às raízes das árvores do bairro, 78% não apresentam raízes com afloramento, 12% tem afloramento de raízes, 9 % têm afloramento de raízes com quebra de calçadas e 1% com afloramento das raízes e com destruição das calçadas e meios fios.

Com relação à interferência na rede elétrica aérea 53% das árvores do bairro não apresentam interferência, ou a rede se encontra do lado oposto da via, 42% das árvores interferem na rede aérea e 5% vão interferir na rede, decorrente do seu porte ou a falta de manejo.

3. ANÁLISE QUADRA – JARDIM SANTA MARIA

2. 3.1 INFORMAÇÕES DA PESQUISA

• Identificação Da Quadra: Corpo De Bombeiros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (40.9 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com