TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PREVALÊNCIA DE ALUNOS COM SOBREPESO OU OBESIDADE EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE NOVA ESPERANÇA- PR

Por:   •  23/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.249 Palavras (13 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 13

MARCELO DE OLIVEIRA[pic 1]

PREVALÊNCIA DE ALUNOS COM SOBREPESO OU OBESIDADE EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE NOVA ESPERANÇA- PR

PARANAVAÍ

2011

MARCELO DE OLIVEIRA

PREVALÊNCIA DE ALUNOS COM SOBREPESO OU OBESIDADE EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE NOVA ESPERANÇA- PR

                                                                                     

Trabalho de conclusão de curso apresentado à Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí, como requisito a aprovação e conclusão do curso de Educação Física. Orientador: Prof° Ms. Maria Teresa Martins Fávero.

PARANAVAÍ

2011

RESUMO

A obesidade é uma doença crônica, definida como excesso de gordura corporal, em que ocorre concomitância de fatores de riscos genéticos e ambientais. É um distúrbio nutricional e metabólico caracterizado pelo aumento da massa adiposa do organismo, que se reflete no aumento do peso corpóreo. Pessoas obesas, particularmente crianças e adolescentes, freqüentemente apresentam baixa auto-estima, afetando a performance escolar e os relacionamentos. O governo brasileiro vem elaborando estratégias de combate à obesidade, e estas estratégias tem sido centralizada em medidas que visam à prevenção, e não o tratamento desta doença, sendo o maior público alvo, as crianças e os adolescentes. O objetivo deste estudo descritivo é verificar a prevalência de crianças com sobrepeso ou obesidade matriculadas em uma escola municipal de Nova Esperança- PR.        Este estudo tem como população Alunos matriculados em uma escola municipal de Nova Esperança, Paraná, sendo a amostra, composta pelos alunos, que mediante autorização dos pais, estiveram presentes na escola no dia da coleta dos dados. São alunos de ambos os sexos, com idade de 08 a 14 anos. Neste estudo, a variável verifiucada foi o IMC (índice de massa corporal), para isso utilizou-se uma balança e uma fita métrica para mensurar o peso e altura dos alunos. Para análise dos dados foi utilizada a estatística descritiva com valores expressos em média. Quantos aos resultados dos 137 escolares participantes desse estudo, (15,33%) dos alunos foram classificados com excesso de peso e (7,3%) como obesos, totalizando 22,63 de casos inadequado de acordo com Conde, Monteiro (2006).

Diante do exposto pode-se afirmar que uma alimentação saudável, comendo mais verduras e legumes, e diminuir a ingestão de açúcares e gorduras, bem como aumentar prática regular de atividades físicas sejam medidas necessárias para que os casos inadequados sejam diminuídos e os casos satisfatórios sejam mantidos e/ou melhorados.

Palavras- Chave: Obesidade, prevenção e atividade física.

ABSTRACT

INTRODUÇÃO

A obesidade é uma doença crônica, definida como excesso de gordura corporal, em que ocorre concomitância de fatores de riscos genéticos e ambientais. Os fatores genéticos aparecem como os maiores determinantes da massa corporal, no entanto, as situações ambientais podem diminuir ou aumentar a influência desses fatores (SOTELO; COLUGNATI; TADDEI, 2004). A Obesidade é um distúrbio nutricional e metabólico caracterizado pelo aumento da massa adiposa do organismo, que se reflete no aumento do peso corpóreo. É uma condição clínica séria e prevalente, um dos grandes problemas de saúde do século XXI e a primeira causa de doenças crônicas do mundo, pois induzem as múltiplas anormalidades metabólicas que contribuem para a manifestação de dislipidemias, doenças cardiovasculares, diabetes mellitus, entre outras doenças crônicas (RAMOS; FILHOS, 2003). Vários são os  métodos para se diagnosticar índices de sobrepeso e obesidade, porém os métodos antropométricos são os mais utilizados, devido a sua fácil aplicação e baixo custo.

        Um dos indicadores de sobrepeso e obesidade é o IMC (Índice de Massa Corporal), que é calculado pela divisão do peso do indivíduo (em quilogramas) pelo quadrado da sua estatura (em metros), este serve para avaliar riscos à saúde, já que a propensão a problemas relacionados à obesidade aumenta para a maioria das pessoas com um IMC superior a 25 (ACSM, 2003, apud FREITAS et. al., 2010).

Nas últimas décadas, a prevalência de sobrepeso e obesidade vem aumentando entre crianças e adolescentes no Brasil. Estudos populacionais (IBGE, 1975; INAN, 1989; IBGE, 1996; IBGE, 2003) utilizando o IMC como parâmetro revelou que entre 1974 e 2003, o excesso de peso corporal em adolescentes subiu de 5,7% para 16,7%, enquanto a obesidade subiu de 0,4% para 2,4% (SOUZA et. al., 2010).

As causas da obesidade estão fundamentalmente ligadas às mudanças no estilo de vida e aos hábitos alimentares. Verifica-se que a obesidade é mais freqüente em regiões mais desenvolvidas do País (Sul e Sudeste), pelas mudanças de hábitos associadas a esse processo. Mudanças de hábitos alimentares se dá quanto ao volume da ingestão alimentar, como também à composição e qualidade da dieta. Os padrões alimentares também mudaram, diminuindo o consumo de frutas e hortaliças e aumentando o consumo de guloseimas (TRICHES; GUIGLIANI, 2005). 

Outro fator que contribui para o aumento de sobrepeso e obesidade é a quantidade de horas que uma criança passa diante de uma TV. No Brasil, adolescentes passam cerca de cinco horas por dia diante da TV. De acordo com Almeida, Nascimento e Quaioti (2002), uma exposição de apenas 30 segundos a comercial de alimentos é capaz de influenciar a escolha de crianças a determinado produto. Diante da TV, uma criança pode aprender concepções incorretas sobre o que é um alimento saudável, uma vez que a maioria dos alimentos veiculados possui elevados teores de gorduras, óleos, açucares e sal.

A obesidade na infância é o mais importante fator de risco conhecido para as doenças cardiovasculares na vida adulta, entre elas o colesterol, apresentando crescente prevalência, associada às mudanças no modo de viver, particularmente o sedentarismo e maior consumo de gorduras e açúcares (GAMA; CARVALHO; CHAVES, 2007).

Nesse sentido, o objetivo deste estudo é verificar a prevalência de crianças portadoras de sobrepeso ou obesidade em uma escola municipal de Nova Esperança- PR.

MATERIAIS E MÉTODOS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)   pdf (298.9 Kb)   docx (150.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com