TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LIMITAÇÕES DA FÍSICA NEWTONIANA E ALTERNATIVAS DE SOLUÇÃO NOS AVANÇOS TECNOLÓGICOS DO SÉCULO XXI

Por:   •  17/8/2020  •  Projeto de pesquisa  •  1.272 Palavras (6 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 6

Faculdade Multivix

Charlton Lucas Stork Valadares Sabino

Física 1

Atividade final

DEP/ ADAP 2020_1

“Limitações da Física newtoniana e alternativas de
solução nos avanços tecnológicos do século XXI”.

Serra - Espírito Santo

2020

Resumo:

Esse trabalho apresenta uma exposição conceitual, sem qualquer recurso ao formalismo matemático, das ideias de espaço e de tempo, desde a física newtoniana, que se fundamenta no conceito de espaço absoluto. Foi estabelecida pelo físico e matemático inglês Isaac Newton, que nasceu em Lincolnshire, 4 de janeiro de 1643, e faleceu em Londres, a 20 de março de 1727. Segundo a física newtoniana, o universo é regido por leis matemáticas imutáveis, que permitem a descrição completa da evolução de qualquer corpo no espaço e no tempo, conceitos estes absolutos, independentes do observador. Integrando os avanços tecnológicos do século XXI através do desenvolvimento científico e habilidade de profissional, havendo-se reflexos dessas inovações no mercado de trabalho, sendo aplicado também a perspectiva da física em ralação engenharias.

Palavras-chave: espaço absoluto, espaço-tempo, mecânica, relatividade, avanços tecnológicos, século XXI.

Física Newtoniana:

Com desenvolvidos no início do século XX. Tal tendência se baseia na ideia de universalização dos avanços do conhecimento, para que a sociedade não seja destruída da posse de patrimônios culturais já estabelecidos, que lhe permitirão compreender os progressos tecnológicos alcançados e, mais do que isso, ter acesso ao conhecimento científico que transformou a nossa visão do mundo. O nascimento da física newtoniana teve em sua obra intitulada “os princípios matemáticos da filosofia natural,  publicada em 1687, Isaac Newton enunciou um conjunto de três leis fundamentais que regeriam todos os fenômenos da física”. Através dessas leis chegamos à solução do problema básico desta ciência, a saber, a obtenção da trajetória de qualquer corpo em movimento, uma vez conhecidas as forças sobre ele atuantes.

O impacto da teoria newtoniana sobre a ciência, veio com seu caráter de universalidade e previsibilidade, tendo um pensamento crítico da história humana, relacionando-se à capacidade aparentemente ilimitada do Homem de compreender o mundo a sua volta.

 Com isso, Newton concluiu de um processo, iniciado na Revolução Científica, de descrição do Universo por meio de leis matemáticas, e ao mesmo tempo, do início de uma nova fase da ciência. As leis de Newton são fundamentais para a base da mecânica clássica. São um conjunto de três leis capazes de explicar a dinâmica que envolve o movimento dos corpos. Essas leis foram publicadas pela primeira vez pelo físico inglês Isaac Newton, no ano de 1687, e sua obra de três volumes, como princípios matemáticos da filosofia natural. A mecânica Newtoniana mostrou-se capaz de predizer a trajetórias  de asteroides e o surgimento das mares, tornando-se um dos marcos da Física por trazer equações matemáticas para a explicação de fenômenos naturais. E com isso foi estipulada as três leis de Newton que são usadas para descrever a dinâmica dos corpos, isto é, as causas que podem alterar seu estado de movimento. E com isso temos as três leis de Newton como: princípio da inercia, princípio fundamental da dinâmica e lei da ação e reação.

1° Lei da Newton: chamada de Lei da Inercia.

Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças aplicadas sobre ele.”

Essa lei diz que, ao menos que haja alguma força resultante não nula sobre um corpo, esse deverá manter-se em repouso ou se mover ao longo de uma linha reta com velocidade constante. isto é, as forças que surgem quando os corpos estão sujeitos a alguma força capaz de produzir neles uma aceleração. Por exemplo: “ao pisar no acelerador do carro, um motorista pode sentir-se comprimido em seu banco, como se houvesse uma força puxando-o para trás. Na verdade, o que ele sente é a expressão de sua inércia, ou seja, a tendência que seu corpo tem de permanecer parado ou em velocidade constante”.

Obs: além disso, quanto maior for a massa de um corpo, maior sera sua inercia.

[pic 1]

2° lei de Newton: princípio fundamental da dinâmica

A mudança de movimento é proporcional à força motora imprimida e é produzida na direção de linha reta na qual aquela força é aplicada.”

Essa lei informa que o módulo da aceleração produzida sobre um corpo é diretamente proporcional ao modulo de força  aplicada sobre ele e inversamente proporcional a sua massa.

[pic 2] 

3° lei de Newton: lei da ação e reação

A toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade: as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas em sentidos opostos.”

Essa lei permite-nos entender que, para que surja uma força, é necessário que dois corpos  interajam, produzindo forças de ação e reação. Além disso, e impossível que um par de ação e reação se forma no mesmo corpo.

[pic 3]

Conclusão:

A física de Newton constituiu um dos maiores triunfos da história da ciência, atribuindo-lhe um caráter de previsibilidade determinística que representou durante alguns séculos o mais alto ideal do conhecimento humano. No entanto, a natureza absoluta do espaço newtoniano. As conclusões já descritas anteriormente destacam-se como resultado principal da pesquisa pela aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (202.6 Kb)   docx (71.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com