TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MATERIAIS E TÉCNICAS ECOLÓGICAS

Por:   •  30/5/2018  •  Artigo  •  6.614 Palavras (27 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 27

MATERIAIS E TÉCNICAS ECOLÓGICAS

Diego Oliveira Carneiro

Resumo: Atualmente as construções de um modo geral, especialmente nos países mais desenvolvidos e globalizados, tendem a utilizar materiais ecologicamente corretos, que se caracterizam por apresentarem baixo valor de custo e sustentabilidade, ou seja, não agridem o meio ambiente, mantendo os mesmos padrões de qualidade em segurança, conforto e durabilidade. Além disso, apresentam um rendimento maior por serem maleáveis ou recicláveis, bem como oferecem maiores possibilidades de flexibilização na elaboração e na execução dos projetos arquitetônicos. O objetivo desse artigo é fazer uma análise desses materiais ecológicos, bem como dos benefícios advindos desses estudos, utilizando-se de técnicas sustentáveis e inovadoras que possam garantir uma economia dos custos em diversas obras e/ou projetos na construção civil, além de propiciar uma convivência harmônica entre seres humanos e natureza.

Palavras-chaves: Sustentabilidade, Técnicas Ecológicas, Materiais Passivos e Ativos, Edificações Sustentáveis, Meio Ambiente.

Abstract: Today, buildings in general, especially in the more developed and globalized countries, tend to use ecologically correct materials, which are characterized by low cost and sustainability, that is, they do not harm the environment, maintaining the same standards safety, comfort and durability. In addition, they have a higher yield because they are malleable or recyclable, as well as offering greater flexibility in the design and execution of architectural projects. The objective of this article is to analyze the ecological materials and the benefits derived from these studies, using sustainable and innovative techniques that can guarantee cost savings in various construction projects and / or projects, as well as harmonious coexistence between humans and nature.

Keywords: Sustainability, Ecological Techniques, Passive and Active Materials, Sustainable Buildings, Environment.

1. INTRODUÇÃO

É cada vez mais frequente a incorporação de materiais ecológicos, associados às técnicas de inovações arquitetônicas nos mais variados projetos da construção civil, impactando melhorias no modo geral de se executar essas obras. Essas inovações são decorrentes de novas demandas mercadológicas e das exigências constantes da atual sociedade, buscando diminuir os impactos ambientais, além de obter mais flexibilidade na manipulação desses materiais, de modo a garantir economia, segurança e qualidade nas diversas obras, satisfazendo tanto os responsáveis pela execução dos projetos, quanto os clientes ou beneficiários dessas benfeitorias.

É importante ressaltar que a sociedade atual também exige uma resposta imediata, sobretudo no que diz respeito às ações que corroboram para os efeitos agressivos ao meio ambiente – estas que acabam interferindo negativamente na geografia local, inviabilizando muitas vezes, uma convivência pacífica e harmônica entre seres humanos e natureza. Desse modo, há uma demanda crescente por projetos criativos, inovadores e sustentáveis, integrando diversos setores da sociedade e várias especialidades das ciências humanas, exatas e biológicas - o que garante uma verdadeira integração científica que engrandecem a arquitetura atual, beneficiando a todos.

Tradicionalmente os processos de urbanização impostos por gestores autoritários, realizados muitas vezes sem estudos específicos do ambiente, trouxeram muitos transtornos e prejuízos para as cidades. Inicialmente, muitos desses projetos privilegiavam e envaideciam os moradores mais abastados. No entanto, com o decorrer do tempo e das transformações humanas e geográficas, motivadas por mudanças naturais ou artificiais, mostraram que todo e qualquer projeto urbano, necessita de um estudo mais crítico e detalhado do ambiente local, dos materiais utilizados nas construções, bem como dos impactos causados a curto, médio e longo prazo, a fim de que se mantenham harmônicos ao longo do tempo, ou, pelo menos, sejam passivos de adaptações facilitadas.

A partir desses conceitos e estudos, fica evidente que muitas técnicas milenares, peculiares aos habitantes nativos de cada região, muitas vezes consideradas rústicas, mas ao mesmo tempo bastante eficientes no que se referem aos métodos de construção, utilização, reutilização e durabilidade, merecem mais atenção, já que muitos desses materiais nos permitem até os dias atuais, analisar e calcular os impactos ambientais provocados por essas populações, revelando não somente seus modos de vidas, mas também suas técnicas conscientes de proteção e conservação desses ambientes em que viviam. Essas técnicas deveriam ser reutilizadas ou adaptadas, no sentido de somarem-se às novas tecnologias da modernidade, permitindo assim, uma integração harmônica entre esses recursos e seus usos responsáveis.

Assim, a partir da exposição e da análise crítica acerca desse tema, este artigo pretende aprimorar mais os conteúdos, contextualizando com nossa realidade local, contribuindo significativamente para a realização de projetos mais inovadores e ecologicamente corretos. Sobretudo, convencer aos estudantes ou leitores interessados na área de estudo, de que nossa permanência pacífica neste planeta depende exclusivamente das nossas atitudes em relação às nossas próprias transformações que se sucedem diariamente, as quais somos os autores e responsáveis. Portanto, cabe a nós mesmos, seja através de pesquisas científicas, estudos detalhados desses materiais e dos ambientes onde serão utilizados, ou de exposições e práticas positivas já comprovadas em diversos lugares, promovermos e desenvolvermos projetos mais sustentáveis, voltados para o bem-estar geral e uma convivência harmônica entre esses ambientes rurais ou urbanos.

2. CONCEITOS DE SUSTENTABILIDADE

Do ponto de vista conceitual, sustentabilidade é o termo utilizado para definir as atividades e ações que, possuem como objetivo suprir as necessidades atuais dos seres humanos relacionas à qualidade de vida geral, sem comprometer as futuras gerações. A sustentabilidade está ligada ao desenvolvimento econômico e social de uma determinada região, sem agredir de modo significativo o meio ambiente, minimizando o consumo dos recursos naturais primários, substituindo-os por recursos renováveis.

Em outras palavras: "Sustentabilidade é a característica de um sistema que responde às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de responder às suas necessidades"

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47 Kb)   pdf (103 Kb)   docx (34.6 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com