TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEMORIAL JUSTIFICATIVO E DESCRITIVO – AMBIENTE E TERRENO

Por:   •  27/8/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.358 Palavras (6 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 6
  1. INTRODUÇÃO

A proposta deste trabalho, consiste em um projeto de uma Biblioteca Parque e a intervenção urbanística no entorno imediato do terreno, localizado no bairro Mangueira, na Península de Itapagipe, Salvador – BA.

Uma Biblioteca Parque caracteriza-se como espaço que oferece o acesso a multiplicidade de cultura e artes, usando a leitura como objeto transformador de realidades, visando uma sociedade mais igualitária, principalmente em locais com população de baixa renda.

O contexto social da poligonal de estudo é marcado por uma realidade carente ao que se refere a equipamentos culturais, na Península de Itapagipe possui apenas uma biblioteca – Biblioteca Edgar Santos -, localizada na Ribeira. A inserção da biblioteca parque juntamente com a intervenção no Largo do Papagaio influenciará de maneira positiva na vida dos usuários, uma vez que, proporcionará atividades de cultura e lazer.

2. OBJETIVOS

Desenvolver uma biblioteca parque que respeite e preserve a identidade do entorno, a fim de implantar um equipamento onde os usuários, locais ou não, tenham o sentimento de pertencimento e se apropriem do local, sem ignorar os aspectos urbanísticos do entorno.

  1. MEMORIAL JUSTIFICATIVO E DESCRITIVO – AMBIENTE E TERRENO

O terreno de estudo caracteriza-se por ser plano e não possuir desníveis, esta potencialidade permitiu que a acessibilidade para todos os usuários fosse um dos pontos iniciais do projeto, visto que, era de interesse assegurar o fluxo livre para todos.

A preocupação com as edificações do entorno, deve-se a falta de vegetação e o possível desconforto térmico nas construções, visto que, não obedecem a recuos, sendo assim, não era pertinente que a biblioteca provocasse um impacto negativo em relação ao conforto ambiental.

A entrada principal do terreno está localizada na Rua Jardim Alvalice, no projeto, está entrada foi fechada, porque foi considerada insuficientemente visível, assim, a entrada foi realocada para a Av. Porto dos Mastros, onde foi proposto a criação de um corredor interativo que faz o papel de integrar a Biblioteca Parque com o Largo do Papagaio. Neste corredor haverá lojas, barracas para comercialização de lanches, e venda de livros.

O Largo do Papagaio sofreu intervenção, onde foi implantado uma quadra de grama sintética, e a revitalização da quadra poliesportiva já existente, foram colocados totens informativos que contam a história do Bairro Mangueira, para incentivar o resgate da consciência histórica dos moradores e para conhecimento dos demais, que funcionam também como espaços de convívio. No intuito de integrar ainda mais o Largo do Papagaio com a Biblioteca Parque, foi acrescentada a praça estantes de livros que funcionam juntamente com um espaço para leitura, além de um parque infantil. Todas as árvores existentes foram mantidas e o paisagismo do Largo do Papagaio foi totalmente reformulado para trazer mais conforto térmico e estética.

O edifício terá uma área de controle de saída e entrada de usuários, para segurança do acervo, entretanto até a chegada dessa área, os usuários poderão vir de qualquer lado do grande pátio coberto que acompanhará toda a extensão do edifício, que também servirá como um ambiente de exposição para trabalhos que serão produzidos nas demais áreas da biblioteca.

As áreas verdes na implantação dialogam completamente com o edifício, assim como proposto no conceito do projeto. Áreas vazias no entorno do terreno foram revitalizadas, criando espaços de convívio e se preocupando com o conforto, visto que foi acrescentado vegetação. As vias do entorno foram niveladas, tornando-se ambiente compartilhado, a fim de melhorar a mobilidade do pedestre.

  1. MEMORIAL JUSTIFICATIVO E DESCRITIVO – CONCEITO

O conceito pensado para o projeto é a Simbiose, na biologia o significado é “uma associação de dois seres vivos, duas plantas ou uma planta e um animal, na qual ambos os organismos recebem benefícios, mesmo que em proporções desiguais”. Desta forma a ideia se desenvolveu em torno desta definição que em outras palavras, é uma vida em conjunto, onde os dois seres se beneficiam, se ajudam e acrescentam de forma positiva na vida um do outro.

Assim, o intuito era criar com a biblioteca parque um lugar que a comunidade se beneficiasse e houvesse uma constante troca, para somar positivamente na qualidade de vida dos usuários e que respeitasse completamente o entorno, integrando-o, tornando o edifício algo que fizesse parte do meio.


  1. MEMORIAL JUSTIFICATIVO E DESCRITIVO – PROGRAMA DE USOS

No setor administrativo os ambientes foram divididos em: administração – setor de comunicação e recursos humanos -, secretaria – assuntos administrativos voltados ao público -, sala de reuniões, catalogação de livros – destinado à catalogação de livros antes da liberação para o acervo -, e sanitários atendendo as normas de acessibilidade.

No setor de serviço o projeto contará com sala de funcionários – área para descanso -, copa – destinada a refeição -, sala de reparos e manutenção – para consertos gerais -, almoxarifado – armazenamento de materiais de uso interno -, sala de segurança – vigilância do edifício -, DML – deposito de matérias de limpeza -, casa de máquinas – controle de infraestrutura do edifício -, depósito de lixo – descarte de lixos em geral –, depósito – armazenamento de materiais de apoio -, docas – carga e descarga de mercadorias -, e por fim sanitários masculino, feminino e para pessoas com necessidades especiais de ambos os sexos.

Nos blocos de acervo os ambientes serão:  setor de recepção, empréstimo e informações, acervo geral – obras para consulta e empréstimo -, acervo de obras raras, acervo infantil, acervo para obras locais, acervo de obras em braile, acervo multimídia, reserva técnica – armazenamento e cuidados especiais para preservação do acervo -.

Os demais ambientes do edifício serão: área de exposição, auditório e foyer, espaço infantil com fraldário, gibiteca digital, espaço para contos infantis e para idosos, salas de oficinas dividido entre adultos, crianças e idosos, salas de estudo em grupo e individual, salas de informática, salas multiuso, espaço do ócio, lanchonete, sanitários (atendendo as normas de acessibilidade), e arquibancada para leitura que também funcionará como anfiteatro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (105.1 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com