TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial justificativo

Por:   •  8/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.789 Palavras (12 Páginas)  •  2.001 Visualizações

Página 1 de 12

APRESENTAÇÃO

O potencial do comercio brasileiro como um todo começa finalmente a merecer a atenção das autoridades e empresários, que atualmente buscam viabilizar oportunidades que até então estavam a esperar por soluções mercadológicas interativas. Podemos citar como exemplo as feiras e mercados coletivos, que além de abastecer a cidade servem como referencial gastronômico da região.

O empreendimento Feira do Produtor, localizado na Zona norte/leste, na capital do Amazonas (Manaus), engloba um “mix” de atividades programáticas voltadas a satisfazer uma demanda variada para os visitantes que buscam ambientes para a compra de hortifruit (principalmente os regionais), frios, estivas e culinárias típicas.

As Zonas Norte e Leste da cidade de Manaus tem se destacado e expandido como a macrorregião comercial indutora de grandes investimentos por parte do governo e iniciativa privada, principalmente nas áreas infraestrutura viária, abastecimento d’água e energia elétrica, possibilitando a formação de parcerias com o setor privado, destacando-se oportunidades de investimento muito significativas para os micros empresários.

  1. LOCALIZAÇÃO

[pic 1][pic 2]

   

        Fonte: Google Maps. (imagem 1)                             Fonte: Google Maps. (imagem 2)

A Feira do Produtor localizada na região Norte/Leste, na interseção de dois corredores viários urbanos, limita-se ao Corredor Autaz Mirim e o Corredor Leste-Oeste, na esquina da Avenida Camapuã, Zona Norte/Leste de Manaus, no bairro Cidade Nova.  Podemos assegurar que este projeto é resultado de um alto grau de amadurecimento em seu planejamento arquitetônico, paisagístico, ambiental e mercadológico.

Todo o empreendimento se desenvolve numa área aproximada de 2.742,25 m², tendo a seu favor uma localização privilegiada em relação à cidade de Manaus, servida por meios de transportes coletivos diretos, vindos de todas as zonas da cidade, de fácil acesso, localizada de esquina com duas das maiores vias artérias de Manaus.

A acessibilidade, pela proximidade do terminal de Ônibus (T4) e pela boa qualidade das vias de acesso terrestre, formam um dos requisitos básicos para a implantação e viabilização do empreendimento. Situado na Costa do Sol Poente ele se enquadra perfeitamente nas premissas estratégicas do desenvolvimento do empreendimento, pois o mesmo tem sua fachada voltada para o sol nascente.

  1. CONCEITOS NORTEADORES DA OCUPAÇÃO

Os principais elementos que nortearam a concepção do projeto foram as características topográficas e morfológicas do terreno. A topografia e os aspectos naturais foram de fato fundamentais para a concepção arquitetônica das edificações, que procurou valorizar e realçar estes aspectos como um elemento diferenciador de qualidade. Outro conceito sempre presente como premissa básica foi o princípio da hospitalidade, ou seja, todo o empreendimento terá como objetivo final oferecer aos seus usuários um ambiente harmônico e integrado com seu entorno.

  1. ASPECTOS GERAIS DO ZONEAMENTO

O zoneamento proposto para a Feira do Produtor tem como objetivo espacializar a propriedade através de critérios pré-definidos de uso e ocupação do solo a respeito das atividades a serem desenvolvidas em todo o empreendimento. Assim sendo, podemos afirmar que o empreendimento é ancorado pela sua atividade principal, a comercialização de hortifruit (produtos típicos), que, por sua vez dará sustentabilidade a diversas outras atividades de pequeno comércio e de culinária típica. Esse mix de atividades conferirá o caráter de hospitalidade que o empreendimento busca atingir em sua plenitude, para o sucesso do mesmo e satisfação de seus usuários.

  1. ZONEAMENTO E ATIVIDADES PROPOSTAS

O zoneamento da Feira do Produtor foi elaborado considerando de extrema importância os aspectos de natureza econômica, ambiental, arquitetônica, urbanística e de engenharia. Neste sentido, o planejamento objetivou atingir as seguintes metas:

  1. Criar um complexo formado por boxes, lojas, restaurantes e lanchonetes de qualidade orientando para as práticas de hospitalidade, culinária e comercio.
  2. Tirar partido da proximidade do empreendimento em relação a outros destinos importantes: ao hospital Pronto Socorro Platão Araújo, Centro de Educação Integrada Elisa Bessa, Terminal de Ônibus (T4), grandes redes de lojas.
  3. Planejar um empreendimento com total respeito à natureza e aos aspectos relacionados à cultura local;
  4. Planejar a implantação do empreendimento respeitando a topografia do terreno, valorizando seus aspectos visuais e morfológicos, evitando ao máximo, cortes e aterros desnecessários;
  5. Projetar visando o equilíbrio entre as áreas livres e edificadas, objetivando a harmonia do conjunto num respeito permanente ao meio ambiente natural.

QUADRO DE ÁREAS DA FEIRA (ATUAL)

LOCAL

UNIDADE

QUANTIDADE

TAMANHO

FEIRA DO PRODUTOR

FEIRA (TERRENO)

01

2.742,25 m²

BOXES (HORTIFRUIT)

60

3,0 x 3,10 m

LOJA 1

10

4,00 x 3,20 m

LOJA 2

10

4,10 x 4,20 m

LANCHONETE 1

10

3,0 x 2,0 m

LANCHONETE 2

01

3,20 x 9,10m

RESTAURANTE 1

10

5,35 x 2,0 m

RESTAURANTE 2

08

2,50x 7,80 m

BOXES DE PEIXE

04

6,50 x 5,80 m

BOXES DE CARNE

06

4,50 x 5,80 m

BANHEIROS

02

4,0 x 7,0 m

GALPÃO DA BANANA

01

18,0 x 17,0 m

ADMINISTRAÇÃO

02

5, 0 x 7,80 m

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)   pdf (367 Kb)   docx (199.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com