TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

METODOLOGIA DA PESQUISA

Por:   •  7/5/2017  •  Resenha  •  1.110 Palavras (5 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE RIO PRETO – UNIRP

RESENHA

METODOLOGIA DA PESQUISA

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

2017

1. CREDENCIAIS DO AUTOR

JOANA CARLA SOARES GONÇALVES

Professora Associada da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), mestrado em Environment And Energy (London) – Architectural Association Graduate School (1997) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professora doutora da Universidade de São Paulo Faculdade de Arquitetura. Desde agosto de 2009 é professora orientadora do programa de pos-graduacao Sustainable Environmental Design, da instituicao inglesa Architectural Association School of Architecture, Graduate School. Em 2011 foi professora visitante no programa de pos-graduacao Graduate School of Design (GSD) da Universidade de Harvard. Desde 2015 tem o título de Professor Visitante da Faculty of Architecture and the Built Environment da University of Westminster. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Adequação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura bioclimatica, conforto ambiental e eficiência energética.

DENISE HELENA SILVA DUARTE

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Mato Grosso (1992), graduação em Música – Habilitação em Piano – Conservatório Brasileiro de Música – Centro Universitário (1991), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo/EESCUSP (1995) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo/FAUUSP (2000). É professora em RDIDP da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo desde abril de 1999, orientadora no Programa de Pós-Graduação da FAUUSP desde novembro de 2003 e Bolsista de Produtividade 2 do CNPq. Foi editora da Pós – Revista do Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP de janeiro de 2005 a junho de 2008. Foi vice-chefe do Departamento de Tecnologia da Arquitetura em duas gestões, de abril de 2012 a abril de 2014, e de dezembro de 2004 a dezembro de 2006. É coordenadora do LABAUT (Laboratório de Conforto Ambiental e Eficiência Energética) da FAUUSP e líder do Grupo de Pesquisa LABAUT no CNPq. É pesquisadora do Núcleo de Apoio à Pesquisa (NAP) em Mudanças Climáticas INCLINE – Interdisciplinary Climate Investigation Center, dentro do projeto Biometeorologia humana: análise dos efeitos de variáveis ambientais (meteorológicas, conforto térmico e poluição atmosférica) e das mudanças climáticas na população geriátrica da cidade de São Paulo, que envolve IAG/USP, POLI/USP, FM/USP e FAU/USP. É revisora dos periódicos Enegy Policy, The International Journal of Low Carbon Technologies, Urban Climate, Smart and Sustainable Built Environment, Portafolio, Ambiente Construído, Oculum Ensaios, Paisagem e Ambiente, Paranoá, Parc e Pós. É assesssora ad-hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo desde 2002, do CNPq desde 2010. É Plea Associate desde 2005 – Passive and Low Energy Architecture e membro do Plea Directorate na gestão 2011/2017. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em adequação ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: conforto ambiental, eficiência energética, sustentabilidade ambiental e microclimas urbanos.

2. RESUMO DA OBRA

INTRODUÇÃO

A arquitetura sustentável é a continuidade da Bioclimática, fazendo assim a integração do edifício com o meio ambiente tornando parte de um conjunto maior. Dentro do contexto ambiental ela relaciona projeto, ambiente e tecnologia.

Portanto, a partir de 1970 a arquitetura sustentável busca por sistemas prediais mais eficientes por causa do impacto da industrialização dos materiais. Com isso, para gerar menor impacto ambiental, estão sendo explorados recursos para construção como materiais, água, energia e entre outros.

PONTOS DE PARTIDA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO ARQUITETÔNICO

PROJETO ARQUITETONICO E QUALIDADE AMBIENTAL

Para o desenvolvimento de um projeto deve-se estudar a orientação solar e os ventos, as formas arquitetônicas, o zoneamento, condicionantes ambientais, materiais da estrutura, fachada, cobertura, entre outros.

A questão da sustentabilidade da arquitetura começa na leitura e no contexto onde a edificação será inserida, e vem do problema ou do programa de necessidade para o projeto.

A síntese entre conceito, conforto ambiental, técnicas construtivas, entre outros gera o produto final da arquitetura para sustentabilidade ambiental.

CLIMATIZAÇÃO,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (53.8 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com