TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matematica

Por:   •  21/4/2015  •  Dissertação  •  640 Palavras (3 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Segundo o dicionário Aurélio, a palavra sustentabilidade significa um modelo de sistema que tem condições para se mantiver ou conservar, ou seja, um modo de progredir sem comprometer as gerações futuras e o ambiente natural.

Diante do cenário atual e da preocupação com o desequilíbrio da natureza, causado pela ação do homem, os frequentes debates buscam ações que promovam equilíbrio entre o meio ambiente e a sociedade.

Nesse sentido, este trabalho acadêmico tem por objetivo promover uma reflexão sobre o que cada ser humano pode e deve fazer em virtude de uma sociedade sustentável, igualitária, solidária e justa, promovendo qualidade de vida e bem estar para o presente e futuro.

AGENDA 21: AÇÕES AMBIENTAIS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

O desenvolvimento desordenado, sem planejamento da sociedade, o consumo do desperdício, a crescente degradação e poluição causam impactos negativos ao ambiente e vem trazendo graves consequências ao próprio homem, ao mundo.

A Política de Responsabilidade Social e Sustentabilidade visa atingir metas em prol de uma sociedade sustentável, em diferentes bases geográficas. Para ALMEIDA (2009) que visa atender as necessidades do presente, sem comprometer as necessidades das gerações futuras.

 Tendo consciência da ação do homem em relação à natureza, é preciso compreender que a mudança que queremos ver no mundo começa em si mesmo. Por isso, organizar um plano de ação é cooperar para a solução de problemas socioambientais. Nessa perspectiva, embora alguns itens já façam parte da minha vida, as seguintes ações e medidas são ou serão tomadas por mim:

  1. Ser mais ativa no meu bairro, nas reuniões de moradores, contribuindo e criando ações que promovam consciência ambiental;
  2. Diminuir o consumo de água da minha residência, reaproveitando água da máquina, diminuindo tempo no banho e praticando ações que condizem com tal objetivo e, em longo prazo, instalar uma cisterna de água para captação da água da chuva;
  3. Separar o lixo de acordo com os latões, contribuindo com a coleta seletiva e diminuir a produção do mesmo, reaproveitando e reciclando o que for possível;
  4. Identificar os locais que são possíveis fazer o descarte de pilhas, baterias e outros materiais correspondentes e divulgar, bem como fazer os descartes corretamente;
  5. Adquirir hábitos e se organizar para gerar menos resíduos e impactos negativos ao ambiente;
  6. Economizar energia elétrica, bem como outros recursos;
  7. Promover, enquanto educadora, ações sustentáveis na escola, com e para os alunos, estendo aos lares e comunidade;
  8. Organizar e produzir uma horta orgânica na escola em que trabalho;
  9. Organizar um mutirão para recolher as propagandas eleitorais, em virtude de ser ano de votação;
  10.  Pesquisar, observar e buscar consumir produtos de empresas com programas de sustentabilidade.

Se cada um de nós der o primeiro passo, compreendendo o papel do ambiente, da economia, da política e da sociedade, por meio de pequenas ações podemos construir uma comunidade mais sustentável e ecoeficiente, viveremos em uma sociedade mais justa, saudável, bonita, ecológica e com qualidade de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (81.4 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com