TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Materiais

Por:   •  13/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  634 Palavras (3 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 3

3. RESUMO DA VISITA

3.2 OBRA 1

Obra Nº 16051: Construção Centro Comunitário da Paróquia Nossa Senhora do Resgate

Endereço: Rua Silveira Martins

Data de expedição: 20/01/2012

Validade: 4 anos

Nº Processo: 37938

Grupo de Uso: IN-4

Responsável Legal: Pulo Guimarães

Responsável Técnico: José Luis Junqueira

A construção está a cargo da construtora VITA CONSTRUÇOES , sob responsabilidade legal do engenheiro Paulo Guimarães e responsável técnico José Luis Junqueira.

O edifício será dividido em 4 pavimentos, no qual 2 serão para o subsolo que abrigará a garagem, no térreo salão de festa e 1º andar salas.

A obra tem como data de expedição dia 20/01/2012 e iniciadas setembro/2014, com prazo de execução previsto de 48 meses, até o presente momento já constam 7 meses de atividades. O número total de funcionários trabalhando na obra chega a 20 operários.

Antes de se iniciar efetivamente as construções foi feito a análise topográfica do terreno, através da sondagem convencional. A sondagem é um processo muito usado para conhecer o subsolo fornecendo subsídios indispensáveis para escolher o tipo de fundação a ser utilizada, este teste é muito importante para Construção Civil.

O conhecimento do tipo de solo é importante para se conhecer o comportamento esperado ao receber as cargas. A sondagem prossegue até a profundidade especificada pelo projetista ou então até que a percussão atinja material duro como, por exemplo, rocha, matacões, seixos ou cascalhos de diâmetro grande.

Durante a perfuração é feito um ensaio de cravação do amostrador no fundo do furo, para medir a resistência do solo e coletar amostras . Esses dados são utilizados depois para traçar as plantas topográficas dos terrenos. No resultado da sondagem não foi encontrado lençol freático e foi usada o tipo SPTC.

Após a análise do solo/subsolo, inicia-se a obra.

Pode-se observar que os funcionários não usavam todos os equipamentos de seguranças, usando apenas capacete e sinto de segurança. Também não possui também placa sinalizando locais de risco de acidentes.

No canteiro da obra possui apenas administração e vestiário, por ser uma obra comunitário e com baixo custo, sendo usada a igreja como local de apoio.

Iniciando a visita a obra, podemos notar o uso de contenções não convencionais, que apesar disso não estão irregulares, ela foi feita com soldagem dupla de estacas que foram cravadas e depois revestidas de concreto.

Pra a estrutura da construção foram usadas formas de madeira, que foram preenchidas com concreto usinado.

A laje usada foi nervurada com uso de cubetas plásticas, dando mais leveza e baixo custo a execução.

3.3 OBRA 2

Obra Nº 17002

Endereço:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (46.5 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com