TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Materiais Pétreo Natural

Por:   •  10/4/2017  •  Artigo  •  3.460 Palavras (14 Páginas)  •  1.862 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO DE TECNOLOGIAS E CIENCIAS

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E TECNOLOGIAS

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

        

MATERIAIS PÉTREO NATURAIS

LUANDA – TALATONA

2017

[pic 5][pic 6]

[pic 7]

INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO DE TECNOLOGIAS E CIENCIAS

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E TECNOLOGIAS

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

MATERIAIS PÉTREO NATURAIS

Pedra Natural e Árido Natural

Trabalho de investigação como requisito parcial para obtenção da aprovação na Disciplina de Introdução a Engenharia Civil do Curso de Engenharia Civil pelo Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISPTEC).

Docente: Akihito Boa Esperança

LUANDA – TALATONA

2017

ÍNDICE DE ILUSTRAÇÕES

Ilustração 1 - Corte transversal da Terra        9

Ilustração 2 - Diversos tipos de rochas magmáticas        10

Ilustração 3 - Formação das rochas sedimentares        11

Ilustração 4 - Resultado da metamorfização das rochas        12

RESUMO

Na última década registou-se um aumento do investimento nas construções de novas infraestruturas com o objectivo de dotar novas aplicações adaptadas às necessidades sociais, maximizando o capital humano.

Resumidamente é importante conhecer os principais materiais de construção utilizados para as diversas edificações, bem como suas principais características e propriedades, factores que interferem na escolha do material mais adequado a cada caso. Não se faz uma obra, por menor que seja, sem utilizar algum tipo de material de construção, portanto, parte da qualidade de uma obra depende da qualidade dos materiais nela empregada. Daí a importância de nossa disciplina para o conhecimento e escolha correta dos materiais.

Os materiais de construção são definidos como todo e qualquer material utilizado na construção de uma edificação, desde a locação e infraestrutura da obra até a fase de acabamento, passando desde um simples prego até os mais conhecidos materiais, como o cimento.

INTRODUÇÃO

Neste trabalho, você vai entender a importância do conhecimento acerca dos materiais pétreo naturais. Este apostila ocupa-se dos materiais de construção empregados no sector da construção civil, concentrando-se no comportamento dos materiais quanto ao uso, entra em detalhes dos aspectos teóricos e práticos uteis para o projecto e a realização de novas estruturas e para a recuperação de construções existentes. O texto é dividido inteligentemente em três partes: A primeira parte trata de um teor introdutório sobre os materiais pétreos naturais e de seguida sobre a sua classificação. A segunda parte retracta claramente sobre a pedra natural e o árido natural os níveis conceituais, principais propriedades e suas aplicações. E a última parte aborda com relação as técnicas de tratamento que envolve a manutenção, preservação e a consolidação das mesmas.

CAPITULO I - MATERIAIS PÉTREOS NATURAIS

  1. CLASSIFICAÇÃO DOS MATERIAIS PÉTREOS

Os materiais pétreos utilizados nas construções classificam-se em: naturais e artificiais. Os materiais pétreos naturais são os que extraem-se directamente da natureza, para emprega-los no solo é necessário dar-lhes uma forma adequada. Os materiais pétreos artificiais se preparam com produtos diversos.

  1. MATERIAIS PÉTREOS NATURAIS

Em consequência, a expressão «material pétreo natural» indica mármores, pedras, granitos, assim como qualquer outra “rocha” empregue em arquitectura.

Os materiais pétreos naturais se espalham na natureza formando massas consideradas, denominadas rochas, nas quais estão formadas por associação de minerais. Se podem classificar atendendo a distintos pontos de vista, pode ser de acordo a sua composição mineralógica, composição química, estrutura e lugar de origem.

Os materiais pétreos naturais também podem ser classificados de acordo com o tamanho e aplicação, podendo ser: áridos naturais e pedras naturais de grandes tamanhos, etc.  

  1. PEDRAS NATURAIS

São pedras formadas a milhares de anos e são extraídas da natureza (encontrados na natureza) por processos de mineração, prontos para serem utilizados. Em alguns casos precisam de tratamentos simplificados como uma lavagem ou uma redução de tamanho para serem utilizados. O método de extracção requer cuidados especiais, de um modo geral extrai-se de depósitos em grandes blocos que posteriormente são cortados em tamanhos pretendidos. De acordo ao tipo de superfície que pretende - se alcançar em uma ou varias de suas formas que recebem tratamento. A escolha do tipo de pedra a usar baseia-se muito nos factores estéticos ou aspectos técnicos. Um dado que pode contribuir para esta constatação resulta destes materiais poderem ser aplicados praticamente sem alteração do seu estado natural.

As primeiras habitações em pedra natural construídas pelo Homem foram as grutas destinadas à permanência por períodos prolongados. Desde as construções megalíticas até às construções actuais, a pedra tem sido o material mais usado e o de maior duração.

  1. PROPRIEDADES DAS PEDRAS NATURAIS

As propriedades das pedras naturais vêm a depender principalmente da sua composição mineralógica, sua origem, tipo de depósito e história geológica.

Geralmente as propriedades que requer-se nas pedras naturais são as seguintes:

  1. Ser homogénea e compacta.
  2. Livres de fissuras.
  3. Ter aderência às argamassas.
  4. Não devem sofrer alterações pelas acções de um agente atmosférico.
  5. Ser resistente ao fogo.

De acordo à utilidade que se dá a pedra natural pedir-se-á as melhores características quanto a uma propriedade ou a outra, inclusive em alguns casos pedem-se propriedades adicionais, como por exemplo, as que utilizam ornamentos finos que são belas ao polir ou depois de convertidas a este processo. Os ensaios mais utilizados para conhecer as características e propriedades mais importantes das pedras naturais de acordo ao uso que se da no âmbito da construção são os seguintes: exame petrográfico, peso específico, porosidade, absorção de água, permeabilidade, dureza, resistência ao calor, ao frio, a compressão, a flexão, a atracção, à constante ao desgaste, ao choque, as aderências as argamassas e resistência aos agentes atmosféricos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)   pdf (429.5 Kb)   docx (796.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com