TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Materiais Sustentáveis.

Por:   •  25/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  327 Palavras (2 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução.

Esse trabalho visa identificar como a área de Design de Interiores tem grande participação na sustentabilidade do mundo em geral.

O que é sustentabilidade?

É um conceito sistemático, relacionado com a continuidade dos aspectos naturais, culturais e ambientais da sociedade, ou seja, algo socialmente justo, ambientalmente correto e economicamente viável.

Alguns princípios:

  • Escolhas de materiais de baixo impacto ambiental.
  • Eficiência energética.
  • Qualidade e durabilidade.
  • Reutilização e reaproveitamento.

  1. Concreto Reciclado.

O concreto é quebrado em pedaços de 75 a 120 cm, livres de contaminantes (lixos, madeira, vidros e etc.), depois disso, é triturado em um equipamento “com várias facas” e resulta em uma em uma mistura parecida com areia mais grossa, por fim, é misturado com o concreto virgem.

[pic 1][pic 2]

A contribuição para o meio ambiente é grande, pois deixa de extrair recursos naturais, dessa forma, reduzindo o impacto ambiental. O preço do mesmo chega a ser 30% mais barato, além disso, é mais resistente que o concreto tradicional.

  1. Água Reciclada.

A água requer tratamento para a remoção de contaminantes, passando por processos químicos, mecânicos e biológicos.

[pic 3]

No mundo atual, em que a falta de água é evidente, a reciclagem/reuso da mesma, seria a melhor solução já criada. É um processo complicado, mas quando é feito corretamente, se torna promissor. Poderia ser utilizada para irrigações paisagísticas em parques, cemitérios e etc., refrigeração, combate ao fogo, descarga de vasos sanitários, construções, ou até mesmo para consumo humano.

  1. Madeira de Demolição

Madeira de demolição, como o nome já diz, vem da demolição de construções. Após ser higienizada e receber tratamento adequado, toma a forma desejada. Geralmente as madeiras reaproveitadas são: peroba rosa, ipê, carvalho e etc.

[pic 4]

A primeira vantagem de usar madeira de demolição em projetos é o grande apelo ecológico que temos hoje em dia, a reutilização de um material que não serviria para nada, além de ocupar espaço e gerar entulhos, muda totalmente quando é utilizado em construções, móveis e na decoração das casas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (332.9 Kb)   docx (288.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com