TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mobilidade e Infraestrutura - Intermodalidade

Por:   •  5/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  648 Palavras (3 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 3

        Mobilidade e Infraestrutura - Intermodalidade        

A configuração do viário no perímetro analisado tem como principais vias arteriais a Av. Profº. Luís Ignácio Anhaia Melo, Av. Salim Farah Maluf e Av. Paes de Barros, essas são as vias que carregam o fluxo, as vias coletoras as quais recebem os fluxos das vias artérias são a Rua do Orfanato, Rua do Oratório e Av. Vila Ema, essas são as vias que distribuem o fluxo para as vias locais (analisadas nessa escala) as quais são a Rua Ibitirama, Rua Cavour, Rua Francísco Pólipo.

O sistema sobre trilhos acontece através da estação de metrô Vila Prudente- Linha 3- verde, localizada na Av. Profº. Luís Ignácio Anhaia Melo. A linha verde esta interligada a Linha 1- azul (metrô), Linha 4- AMARELA (Via Quatro), a Linha 10- turquesa (CPTM) e a Linha 15- prata (Monotrilho).

O sistema de ônibus é composto por onze linhas que transitam na Vila Prudente, os percursos do ônibus se concentram nas vias de maiores fluxos e médio fluxo como a Av Profº Ignácio de Anhaia Mello, Rua do Orfanato e Rua Ibitirama. As vias que concentram os maiores fluxos, estão totalmente relacionas através do uso misto, com presença de comércios, edifícios públicos e serviços. As ciclovias localizam-se em vários trechos do perímetro, o que mais se destaca é o trecho da Av. Professor Luís Ignácio de Anhaia Mello.

Em relação ao crescimento próximo ao transporte público:

É possível observar, que nos eixos de estruturação próximos ao metrô Vila Prudente e do monotrilho, está presente o uso misto ao decorrer da Av. Professor Luís Ignácio de Anhaia Mello, a qual vem passando por transformações, os lotes de caráter ociosos, passaram a ter uso, como foi o caso da implantação da Universidade Nove de Julho em quadra vizinha a estação de metrô Vila Prudente. A rua Cavour paralela a Av. Professor Luís Ignácio de Anhaia Mello começa a apresentar alguns usos que estão caracterizando a via como possível futura centralidade, deixando o caráter de rua local.

Instrumentos/ Diretrizes

FUNDURB- Fundo de Desenvolvimento Urbano

O FUNDURB é responsável por administrar o fundo junto a 5 representantes do poder público e cinco representantes da sociedade civil através dos conselhos de política urbana o qual, um deles é a mobilidade urbana.
O plano diretor, possibilita a participação da sociedade nas discussões públicas e democráticas, para decidir o controle e a gestão do recursos de Fundo de Desenvolvimento Urbano.
É muito importante a participação social junto ao poder público para os processos de planejamento e gestão urbana. As conferencias acontecem a cada 3 anos e a partir daí, são feitas avaliações e propostas. Junto ao Conselho Municipal de Política Urbana (CMPU), a Câmara Técnica de Legislação Urbanística (CTLU) e a Comissão de Produção a Paisagem Urbana (CPPU), os quais apoiam de forma técnica e lançam diretrizes; outra maneira seriam os Conselhos Participativos Municipais que fazem discussões a fim de propor aspectos locais das subprefeituras.
O CMPU tem alguns representantes que articulam alguns temas regionais e setoriais. Entre os temas, o que nos interessa é o transporte e a mobilidade.
A principal fonte do FUNDURB, são os recursos da Outorga Onerosa, onde no mínimo 30% é destinado para a implantação do sistema de mobilidade (transporte público, coletivo, cicloviário e circulação de pedestres).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (88.9 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com