TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Problemas Com Infraestrutura Emperram Crescimento Economico

Casos: Problemas Com Infraestrutura Emperram Crescimento Economico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/8/2013  •  9.826 Palavras (40 Páginas)  •  624 Visualizações

Página 1 de 40

Problemas logísticos na exportação brasileira da soja em grão

Heráclito Lopes Jaguaribe Pontes 1, hjaguaribe@ufc.br Breno Barros Telles do Carmo 2, brenotelles@det.ufc.br Arthur José Vieira Porto 2, ajvporto@sc.usp.br

1 Universidade Federal do Ceará (UFC), Departamento de Engenharia Mecânica e de Produção, Fortaleza, CE, Brasil 2 Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestrando em Engenharia de Transportes, Fortaleza, CE, Brasil 3 Universidade de São Paulo (USP), Departamento de Engenharia Mecânica, São Carlos, SP, Brasil

*Recebido: Maio, 2008 / Aceito: Agosto, 2009

RESUMO

Com o processo de globalização, as nações mundiais estão tendo um aumento do comércio internacional. O Brasil tem, cada vez mais, utilizado o agronegócio como uma estratégia de inserção na economia mundial. As exportações de produtos agrícolas brasileiros vêm desempenhando um importante papel no fornecimento de divisas e aumento da renda doméstica, mas um problema visível da agroindústria para exportação está relacionado à logística. No mercado mundial, o Brasil apresenta vantagens comparativas na produção de produtos agrícolas em relação aos outros produtores mundiais, mas perde em custos logísticos. A importância deste trabalho está em caracterizar os problemas logísticos da exportação brasileira de uma das mais importantes commodities nacional, a soja em grão. A soja é o produto agrícola que mais gera volume de exportação para o Brasil, exigindo bastante da estrutura logística do país. Para realização deste trabalho utilizou-se de uma ampla pesquisa bibliográfica, onde se realizou um levantamento detalhado dos principais problemas, causas, custos e soluções para o escoamento da soja em grão brasileira para exportação. A partir do desenvolvimento deste trabalho percebeu-se que os desafios da logística da soja são muitos e que a resolução dos mesmos aumentará a competitividade internacional brasileira, aumentando a confiabilidade nos tempos de entrega e reduzindo os custos das ineficiências no processo de exportação.

Palavras-chave: Logística. Exportação. Soja.

1. INTRODUÇÃO

Com o processo de globalização, as nações mundiais estão tendo um aumento do comércio internacional. O Brasil tem, cada vez mais, utilizado o agronegócio como uma estratégia de inserção na economia mundial. As exportações de produtos agrícolas brasileiros vêm desempenhando um importante papel no fornecimento de divisas e aumento

Pontes, Do Carmo & Porto - Problemas logísticos na exportação brasileira da soja em grão

SISTEMAS & GESTÃO, v.4, n.2, p.155-181, maio a agosto de 2009 156

da renda doméstica, resultando por sua vez em maior competitividade do país devido ao enfrentamento da concorrência internacional.

As exportações de produtos agrícolas brasileiros vêm tendo grandes aumentos nos últimos anos, mas com a estabilização da economia do país e a eliminação do processo inflacionário, os agentes econômicos recuperaram a noção de preços relativos, trazendo à tona ineficiências da infra-estrutura que reduzem a competitividade dos produtos agrícolas brasileiros.

No Brasil, um gargalo visível de produtos agrícolas para exportação está relacionado à logística. Sabe-se que o transporte precário da matéria-prima entre as fontes primárias de produção para a exportação, representa enorme prejuízo para o país. A melhoria das rodovias e do modal ferroviário e o melhor aproveitamento do transporte hidroviário são essenciais e prementes, além do aperfeiçoamento da produtividade dos portos e armazéns. O Brasil perde a competitividade quando o produto agrícola sai pela porteira das propriedades rurais com preços baixos e chega ao destino com custos altíssimos por causa dos problemas logísticos (OMETTO, 2006).

A soja (soja em grão) constitui-se numa das mais importantes commodities nacionais. A soja é o produto agrícola que mais gera volume (em toneladas) de exportação para o Brasil, exigindo bastante da estrutura logística do país. Segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais – ABIOVE (2007), o Brasil é responsável por cerca de 28% da produção mundial de soja. O país é o segundo maior produtor e exportador mundial de soja.

No mercado mundial o Brasil apresenta vantagens comparativas na produção de soja em relação aos outros produtores mundiais, mas perde em custos logísticos. Assim é necessário melhorias na infra-estrutura logística, visando redução de custos e de tempo. Algumas das maiores empresas exportadoras da soja brasileira indicam que suas principais restrições para aumento do volume exportado estão relacionadas aos custos e às incertezas inerentes ao processo de escoamento da produção da soja (MEREGE e ASSUMPÇÃO, 2002).

Dada à importância da soja como principal produto agrícola exportado pelo Brasil e pelo crescimento de suas exportações nos últimos anos, observou-se a necessidade de realização de um trabalho para a análise dos principais problemas logísticos encontrados em seu escoamento para o mercado externo.

O objetivo principal deste trabalho é caracterizar e discutir os principais problemas logísticos da exportação brasileira de soja em grão. Para isso, foi realizada uma pesquisa teórica, com características descritiva e explicativa, abordando as questões por meio da discussão dos seguintes aspectos:

• Operações logísticas de exportação da soja em grão Brasileira;

• Principais problemas, suas causas e custos;

• Soluções existentes.

2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

2.1 LOGÍSTICA E O MERCADO INTERNACIONAL

Segundo Fleury (2005), um dos principais efeitos do processo de globalização que vem afetando a grande maioria das nações é o aumento do comércio internacional, que nos últimos vinte anos vem crescendo a uma taxa superior ao do PIB mundial. Entre 1995 e 2003, a taxa média de crescimento do comércio internacional foi o dobro da taxa de crescimento do PIB mundial, ou seja, enquanto o PIB cresceu a uma taxa de 2,7% ao ano, o comércio cresceu a uma taxa de 5,4%.

Pontes, Do Carmo & Porto - Problemas logísticos na exportação brasileira da soja em grão

SISTEMAS & GESTÃO, v.4, n.2, p.155-181, maio a agosto de 2009 157

Coutinho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com