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Movimento Moderno Mundo x Modernismo no Brasil

Por:   •  18/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.296 Palavras (6 Páginas)  •  597 Visualizações

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RESUMO

Movimento Moderno Mundo x Modernismo no Brasil

Contexto

  • No movimento moderno é formulado um novo estatuto para a arquitetura: a ordem moderna, que unifica a arte, a funcionalidade e a técnica, tornando-se um clássico de si mesmo. Entretanto, quando a ordem moderna é criada, uma nova subjetividade já se encontra em construção e vai estar explícita depois da Segunda Guerra.  
  • Acontecimento da Semana da Arte Moderna de São Paulo e a Exposição do Centenário da Independência, no Rio de Janeiro, ambos em 1922.

Fundamentos do Modernismo

  • Novos requisitos programáticos, expressividade classe média e uma grande demanda por escritórios, lojas, escolas, bibliotecas, estações rodoviárias, túneis, pontes, aeroportos.
  • O avanço da tecnologia de construção, uso de novos materiais como o ferro, o concreto e o cristal.
  • Subordinar o projeto arquitetônico a requisitos funcionais e econômicos.
  • A arquitetura moderna é o primeiro estilo unificador desde o classicismo.
  • Movimento vigoroso para criar seus próprios modelos e estabelecer os fundamentos de uma nova tradição.

Escola de Bauhaus

A escola de Bauhaus foi importante para o movimento moderno tanto para o design quanto para a arquitetura. Foi fundado por Walter Gropius.

Características do Modernismo

  • Utilização de formas simples e geométricas.
  • Desprovida de ornamentação.
  • Valorização do emprego de materiais em sua essência como o concreto aparente, em detrimento do reboco e da pintura.

 Materiais

  • Ferro, vidro, cimento, alumínios e materiais plásticos.
  • Traves muito longas que deixavam livres grandes paredes e até toda a fachada, mediante o recuo dos pilares de apoio;
  • Pilotis.
  • Janelas de canto.
  • Placas projetadas para o exterior.
  • Escadas suspensas.

Transformação da Arquitetura

  • O aumento e também a melhor distribuição de renda fez surgir uma nova classe média que dominou a cultura e o pensamento da sociedade. Essa nova classe social, demandando por melhores condições de vida e querendo morar em cidades ao invés do campo, financiou grande parte do desenvolvimento urbano e da arquitetura.
  • O barateamento de antigos materiais tais como o ferro e o aço (agora produzidos de modo mais eficiente) fez com que surgisse o conceito do concreto armado (a inserção de uma estrutura ou armadura de metal por dentro do concreto), o concreto armado permitiu a construção de prédios mais altos, mais baratos e também a criação de curvas mais ousadas.

Arquitetos mais influentes no mundo e uma das suas obras

  • Frank Lloyd Wright: Casa da Cascata – EUA (1939)
  • Ludwig Mies van der Rohe: Casa Farnsworth – EUA (1951)
  • Alvar Aalto: Sanatório de Paimio – Finlândia (1933)
  • Le Corbusier: Villa de Savoye – França (1928)

Influência de Le Corbusier

  • Definição da casa como "une machine à habiter" (máquina de morar).
  • Uso de telhados ajardinados para o espaço de lazer.
  • As janelas em fitas/ Janelas Horizontais para maior aproveitamento da luz natural.
  • A construção separada do solo ao qual fica ligada através dos pilotis.
  • Plantas livres de estrutura, ou seja, existiam poucas paredes internas. Assim, o espaço ficaria mais dinâmico.
  •  Fachada livre de estrutura, pois as fachadas deveriam ser simples e funcionais, sem qualquer tipo de decoração.

Influência de Le Corbusier no Brasil

  • Chamado para “consultoria” para a elaboração dos projetos do Ministério da Educação e Saúde e da Cidade Universitária (grupo que reunia, entre outros, Lúcio Costa, Oscar Niemeyer e Jorge Moreira, além do próprio Reidy.
  • Enormes avanços no aperfeiçoamento dos seus princípios, como pilotis em pé direto duplo.
  • Traça os princípios do urbanismo moderno, que serão utilizados com genialidade por Lúcio Costa em sua singela proposta vencedora no concurso para o Plano Piloto de Brasília.

Modernismo no Brasil

  • A arquitetura moderna chegou ao Brasil descrita e não projetada.
  • A primeira casa modernista projetada por Gregori Warchachik em 1927, na rua Santa Cruz, em São Paulo.  
  • Platibanda ocultando o telhado.
  • Tijolos auxiliavam a concepção estrutural, diferente dos pilares de concreto compondo uma estrutura autônoma.
  • Telhados simétricos ou estariam expostos ao sol.

Edifício do Ministério da Educação e Saúde

Um dos dogmas da história moderna no Brasil envolve um de seus ícones: o prédio do MEC, como é popularmente conhecido.

Modernismo em Brasília

  • Lúcio Costa se tornou o principal mentor da arquitetura moderna brasileira.
  • Criação de Brasília a partir do Concurso do Plano Diretor de 1957.
  • Oscar Niemeyer revoluciona a construção de Brasília (1956-1960).

Modernismo em São Paulo

  • Em São Paulo a arquitetura moderna se desenvolveu através das obras de Vitor Dubugras, cujos primeiros exemplos foram a Residência Névio Barbosa de 1914, em São Paulo.
  • Técnicas construtivas tradicionais de modo a adequá-las as condições locais, o uso de beirais avantajados e telha canal no qual revelava a sua admiração pela obra de Frank Lloyd Wright.
  • Outros dois arquitetos contribuíram para definir o caráter do modernismo em São Paulo: Rino Levi e Gregori Warchavchik.

Modernismo em Curitiba

  • Destaca-se na vanguarda da arquitetura moderna, com o projeto do Teatro Guaíra, do Engenheiro Rubens Meister.
  • Frederico Kirchgassner projetou e construiu sua residência na rua 13 de maio, que constitui como um exemplar isolado de uma experiência influenciada pela arquitetura alemã.  
  • João Vilanova Artigas, formado pela Escola Politécnica de São Paulo, responsável pelos projetos de algumas residências como José Merhy (1941), Joel Artigas (1944) e Álvaro Sá (1945) e do Hospital São Lucas.

Modernismo em Salvador

  • As décadas de 1950 e 1960 foram dominadas pela atuação de Diógenes Rebouços.
  • As obras que Rebouços fez revelavam uma arquitetura carioca e se por um lado foram marcadas por um certo ecletismo.
  • As melhores obras de Rebouços foram: Hotel da Bahia em 1947, com a coautoria de Paulo Antunes Ribeiro, o Centro Educacional Carneiro Ribeiro (escola-parque e escola-classe) em parceria com o carioca Hélio Duarte entre 1947 e 1956.
  • Um dos mais peculiares edifícios desse período, foi o edifício Comendador Pereira, projetado pelo Escritório Ramos de Azevedo, no início dos anos 1950, que revelava uma transição entre a arquitetura decô e o repertório modernista, aliando curvas e retas a fachadas inteiras entre brise solei.

Modernismo em Recife

  • A arquitetura moderna desenvolveu-se através de dois arquitetos "estrangeiros": o carioca Acácio Gil Borsoi, conhecido pelo espirito inovador e humanista, e o português Delfim Fernandes Amorim, os quais contribuíram para renovar a arquitetura da cidade. A arquitetura de Bolsoi procedeu a uma revisão da tradição moderna e racionalista.
  • Caracterizaram-se pela adoção do concreto em telhado plano e posteriormente pelas composições mais complexas, que aliava telhados planos e inclinados.

Modernismo em Fortaleza

  • Desenvolveu-se a partir da segunda metade dos anos 1950, com o retorno dos arquitetos cearenses José Liberal de Castro, que se formou em 1955 pela Faculdade Nacional de Arquitetura da Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro, onde foi aluno do historiador Paulo Santos.
  • Castro ajudou a criar o IAB, Departamento do Ceará e começou a trabalhar no Departamento de Obras e Projetos da recém-criada Universidade Federal do Ceará.
  • Sua atividade como arquiteto autônomo inclui projetos residências, edifícios comerciais e a reformulação do antigo campus com os projetos de Anexo da Reitoria e do Cetrede, ambos em 1967.

Modernismo em Porto Alegre

  • Importante no desenvolvimento da arquitetura moderna a informação vanguardista da arquitetura de Montevidéu, pela atuação dos arquitetos Villamajó, Surraco e Scasso, e da própria Faculdade de Arquitetura de Montevidéu onde se formou Demétrio Ribeiro.
  • Com influências carioca e uruguaia podem ser citados respectivamente os trabalhos de Carlos Maximiliano Fayet, que venceu o concurso para o projeto do edifício do Palácio da Justiça em Porto Alegre; e de Demétrio Ribeiro que elaborou o projeto da Escola Estadual Júlio de Castro, em Porto Alegre.

Modernismo em Belo Horizonte

  • A arquitetura moderna iniciou-se com projetos de Oscar Niemeyer fez um novo bairro da Pampulha, em 1940.
  • Na Pampulha dois conceitos (a ideia da caixa elevada e formas e marquises orgânicas) se misturaram de forma harmoniosa anunciando a ousadia estrutural e o formalismo que passaram a dominar a obra do arquiteto, a partir da construção de Brasília.

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