TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Neurociência Para Arquitetura Como Construir Projetos Pode influenciar Comportamentos e Desempenho

Por:   •  8/7/2023  •  Pesquisas Acadêmicas  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 2

Estudante: Cícero Francisco Fontoura da Silva

Turma: AU-2017

Neurociência para Arquitetura: Como construir projetos pode influenciar comportamentos e desempenho

PAIVA, Andréa de. Neurociência para Arquitetura: Como o Design de Edifícios Pode Influenciar Comportamentos e Desempenho. 2018. Dissertação (Mestrado) - Curso de Arquitetura, Fundação Getulio Vargas, Fgv, Instituto de Desenvolvimento Educacional, São Paulo, 2018.

 “A neuroarquitetura é um campo da medicina que se dedica ao estudo da neurociência aplicada ao ambiente construído ou não. Ao longo dos anos, esse campo tem sido cada vez mais explorado e aplicado em diversas áreas do conhecimento, incluindo a arquitetura, consiste no estudo do sistema nervoso humano no que diz respeito a relação do cérebro com o ambiente físico. ” (PAIVA, 2018).

“O entendimento de que o espaço pode impactar no comportamento dos seres humanos não é algo novo, a prova de que esse tema já vem sendo estudado está na equação criada pelo psicólogo Kurt Lewin em que descreve o processo de mudança de comportamento. Esse modelo é representado como uma visualização de matemática simples: B = f(P, E), onde "B" representa o comportamento, "P" representa a pessoa (ou indivíduo) e "E" representa o ambiente. A sugestão sugere que o comportamento é uma função da pessoa e do ambiente em que ela se encontra. Lewin enfatizou que a mudança de comportamento ocorre através da alteração tanto da pessoa quanto do ambiente (PAIVA, 2018).

“Para a neurociência o processo de informações de forma consciente se mostra muito inferior ou processo inconsciente, desta forma a capacidade de processar informações e estímulos oriundos do ambiente em que o ser humano está inserido o afetará num nível subconsciente sem que o mesmo se dê conta do que está ocorrendo. ” (PAIVA, 2018).

“Para compreendermos como absorvemos os estímulos externos dos ambientes é necessário entender como nosso cérebro funciona, podemos dizer que o mesmo está dividido em dois sistemas sendo o sistema I mais rápido, automático, intuitivo, enquanto o sistema II se mostra mais lento, cognitivo, analítico e reflexivo. Sendo assim o sistema I se mostra diretamente impactado pelo espaço com a capacidade de perceber muito mais o ambiente e com menos gasto de energia em relação ao sistema II que se priva em analisar apenas o que for mais relevante com um processo mais lógico e racional. ” (PAIVA, 2018)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (52.2 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com