TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MBA EM ARQUITETURA E PROJETOS DE CLOUD COMPUTING

Por:   •  3/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.871 Palavras (8 Páginas)  •  703 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM ARQUITETURA E PROJETOS DE CLOUD COMPUTING

Trabalho de Sistema de Apoio a Decisão

Randeson Ferreira Saldanha

Trabalho da disciplina de SAD,

                                                 Tutor: Prof. Marcelo Vasques de Oliveira

São Paulo – SP

2017

Disciplina de Sistemas de Apoio a Decisão:

Trabalho de Implantação de um sistema SAD

Com o crescimento de mercado e a alta competitividade entre as empresas, cada vez se faz mais necessario a otimização das ideias no gerenciamento para que se tome as melhores ações, afim de manter os processos de uma empresa o mais livre de erros possíveis, o que está relacionado diretamente com a lucratividade e crescimento dessa empresa, os gestores necessitam de informações mais precisas e diretas sobre tudo que cerca as atividades dessas empresas, de forma que se possa orientar os tomadores de decisões a identificar os melhores caminhos, ideias ou processos que deverão ser tomados em cada necessidade apresentada, sendo esta necessidade de nível operacional, tática ou estratégica. Notamos que ao passo da evolução de mercado e a crescente demanda da necessidade em tomar decisões com maior qualidade e cada vez menor espaço de tempo, percebemos a carência de sistemas que apoiem e direcionem estes gestores, uma vez que o papel fundamental dos sistemas de apoio a decisão, é analisar os milhares de dados e variáveis de forma que se tenha ao fim dessa analise uma posição sobre determinada questão.

A empresa em estudo é a RS Construtora LTDA, fundada em 1991, na cidade de Salvador, estado da Bahia. A empresa foi fundada inicialmente com o propósito de atingir apenas a construção civil e prestava serviços de planejamento e execução de obras residenciais e prédios de pequeno porte. Com o passar do tempo a empresa obteve um crescimento considerável e evolução sua área de atuação para serviços de construção predial e construção de estradas de rodagens.

As obras de construção civil voltadas às construções particulares, passavam pelo seguinte processo: O cliente entrava em contato com o setor comercial da empresa e solicitava uma reunião com a construtora, essa reunião era feito por um arquiteto e um engenheiro da empresa, e com isso, era definido e alinhado a ideia geral do cliente sobre esta construção, era desenhado um esboço da visão do projeto, segundo pretendia o cliente associado a visão do arquiteto. Com esse projeto em mãos a equipe de engenharia e arquitetura reuniam-se internamente e avaliavam a área que era pretendido a obra e a viabilidade da construção do imóvel conforme ideia inicial, a partir daí eram feitas as adaptações necessárias, envolvido o setor de planejamento de construção, para que fosse analisado os custos desse projeto, o tempo gasto para execução e todos os equipamentos e matérias que seriam utilizados para realização. Feito isso todo o projeto era passado para o cliente final onde seria aprovado ou não o início desse projeto.  Caso se tratasse de alguma obra destinada a atender empresas de aspecto público ou         consorciadas, o processo era realizado de forma diferente, pois nestes casos todo o processo de realização era feito por intermédio de licitações, onde se dava da seguinte maneira:  O setor jurídico da construtora encaminhava a licitação para o setor de planejamento, para que fosse feito o orçamento e os cálculos de gastos e lucratividade da obra, onde seria analisado se o retorno financeiro seria compensatório, e caso fosse, o orçamento do projeto seria encaminhado para licitação e concorrer com as outras empresas também envolvidas na disputa do projeto. Sendo a ganhadora da licitação a RS Construtora LTDA, iniciaria o planeamento da obra, contendo todos os equipamentos e matérias necessários e a quantidade de mão de obra necessária para execução de tal projeto.    

No início da obra, o setor de produção, responsável por executar diretamente o projeto, repassa para o setor de compras as necessidades dos materiais e mão de obra necessária, já os equipamentos e maquinas são coordenados pela manutenção da construtora. Com o intervalo de 15 dias para obras de pequeno porte e 30 dias para grandes obras, é passado para o cliente uma visão com a média da porcentagem do serviço que foi executado até o momento e de acordo com o contrato pré-estabelecido é realizado por parte dos clientes os pagamentos dos serviços realizados até o momento.

Nos Últimos 12 anos a Construtora, cresceu consideravelmente passando de 50 funcionários para 150 contratados diretos (crescimento de 200%), e um crescimento na rentabilidade expandindo seu lucro anual de 6 para 10,8 milhões ano (crescimento de 80%), porem junto ao crescimento veio também a dificuldade de gerenciamento de todo esse crescimento. Em 2008 os diretores e gerentes da construtora resolveram adotar uma nova forma para auxiliar na gestão da empresa, pois até então, a gestão de caráter operacional não estava suprindo de forma suficiente as necessidades da construtora. Com isso foi decidido implantar uma forma mais moderna de gestão. Determinado pela diretoria que essa forma de gerenciamento deveria fornecer relatórios e dados dos processos dos orçamentos realizados, relacionando os lucros desse projeto, relatórios de controle financeiro de entrada e saída de capital, que possibilitasse o envio de orçamento o mais fiel possível analisando os custos que esse projeto e por fim auxiliasse na redução de tempo do envio de orçamentos.

A consultoria contratada no ato da implantação do SAD, iniciou o processo analisando os métodos da empresa e definindo as prioridades em que o sistema deveria atingir, sem deixar de trazer os resultados solicitados pelo cliente com a ideia em ter o maior nível de informação possível sobre os processos. Os dois principais procedimentos objetivado na primeira etapa do proposto foram:

  • Despesa por período – Relacionando o total de gastos de cada obra com o total de lucro que cada uma trouxe para a empresa;    
  • Despesas reais / Despesas previstas – Relacionando o total de despesas obtidas ao final da obra com a ideia de despesas previstas no orçamento antes do início efetivo da obra.    

Partindo para implantação do software, foi estabelecido parâmetros técnicos para implantação do SAD e a forma que este sistema faria a leitura e integração das informações. Esta etapa do processo foi desenvolvida por uma empresa terceira, contratada pela consultoria, onde os analistas de sistema encarregaram-se de cuidar da integração entre a base de dados e a leitura do sistema. Foi realizado a implantação de um sistema de banco de dados orientado a organização, de forma que os dados fossem armazenados visando a otimização das informações, tornando mais simplificado a leitura do software que se encarregaria em ler esses dados e apresentar os relatórios para a tomada de decisão. Após definido a construção da forma de integração entre o software e o banco, a equipe de desenvolvimento determinou a forma de interface com o usuário e as principais funções que deveriam estar disponíveis na área de interação do software, o que é fundamental para que o sistema tenha uma aceitação positiva por parte do usuário, onde foi definido os modelos de apresentações, os tipos de relatórios, gráficos que seriam gerados e os atalhos mais funcionais do software.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (145.7 Kb)   docx (48.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com